Gisela João nomeada para Globo de Ouro na categoria "Melhor intérprete"

A nomeação para o Globo de Ouro na categoria "Melhor Intérprete" é o reconhecimento do fulgor que caracteriza o percurso de Gisela João, que já foi distinguida com este mesmo prémio em 2014, na XIX Gala dos Globos de Ouro.

cardapio.pt @ 25-7-2019 15:45:44

Gisela João é uma das principais figuras da cultura nacional contemporânea. A sua voz grave e poderosa, a forma como se entrega às palavras e como permite que dominem a sua prestação, bem como a sua atitude mais rebelde que foge aos cânones de Alfama, são a prova de que o talento impera aqui e também além fronteiras, onde de resto actua regularmente. 

Os dois discos já editados - "Gisela João" (2013) e "Nua" (2016) - são marcos na história do Fado. Gisela dá voz às palavras de poetas da actualidade, visita temas clássicos e tradicionais, surpreende-nos mostrando que, vinda de onde vier - e vem de muitos sítios -, a música que passa pela sua voz é fado. É esse o seu fado.

Em 2019 surpreendeu com duas incursões pela electrónica, reinventando e inovando na tradição.

Com Stereossauro, Gisela João uniu a sua autenticidade e a densidade do fado à irreverência da electrónica e ao groove do hip hop. Uma combinação transcendente e perfeita, "Vento" é um fado luminoso que faz parte do disco do produtor "Bairro da Ponte". Um tema que ganhou um videoclipe que traduz a paixão de Gisela João por novos mundos, novos horizontes, novas ideias. Musicais e líricas. 

Gisela João viu o seu "Fado Para Esta Noite" ganhar nova vida, numa remistura assinada por Xinobi. Depois de ter sido tema de abertura para o disco "Nua", a inconfundível voz de Gisela João junta-se a um místico instrumental. O resultado é um tema intenso em que o fado ganha uma nova abordagem sem, no entanto, perder o sentimento ou as suas raízes. (link)

2019 está a ser um ano muito frutífero para Gisela João. Uma intensa digressão nacional e internacional tem levado a canção mais portuguesa pelo mundo, alcançando públicos que se deixam tocar pela força da fadista.

cardapio.pt @ 25-7-2019 15:45:44