5/9/2019 a 26/9/2019 Lisboa na Rua apresenta Sou do Fado 2019

O Sou do Fado regressa em 2019 para levar a canção de Lisboa a alguns dos mais bonitos jardins da cidade. 

cardapio.pt @ 20-8-2019 15:50:35

Nas quintas-feiras de setembro, quatro fadistas vão apresentar os seus mais recentes trabalhos em concertos gratuitos ao ar livre, sempre às 21h30.

Maria Ana Bobone é o primeiro nome do cartaz desta edição do Sou do Fado, com concerto marcado para o dia 5 de setembro no Jardim do Torel. A cantora vai apresentar o seu "Fado & Piano", um trabalho inovador em que se acompanha ao piano e assina algumas das músicas, letras e arranjos, dando uma cor diferente e muito própria aos fados que interpreta. Recuperando uma tradição esquecida (nos finais do sec. XIX o fado era acompanhado ao piano, dando lugar mais tarde, à guitarra portuguesa, viola de fado e baixo acústico) este trabalho serve cuidadosamente a canção portuguesa (o fado e a música tradicional), dando-lhe uma atmosfera suave e uma sensação de espaço e harmonia singulares.

No dia 12 de setembro é a vez de Duarte subir ao palco do Jardim Vasco da Gama para apresentar o novo álbum "Só a Cantar". Psicólogo de profissão, Duarte tem como amante o Fado, uma paixão antiga na vida. A formação musical permite-lhe viver a sua arte de diferentes formas, sendo autor, compositor e intérprete (na voz e na guitarra), caso raro entre os fadistas. Mas talvez seja esse o segredo para tanta alma nas palavras, na voz, na música.

O Sou do Fado prossegue a 19 de setembro com a atuação de Helder Moutinho no Jardim Quinta das Conchas. "Escrito no Destino” é o mais recente disco de Helder Motinho, fadista  que teve o fado como destino, mas que também tem escrito, tantas vezes, qual o destino que quer no (seu) fado. No seu espetáculo, canta o amor e a saudade, o passado e o futuro, a vida e as viagens – musicais, poéticas, metafóricas, temporais, geográficas… As histórias de que tem sido feito, (re)feito e (des)feito o seu destino de cantar ao Fado.

Por último, Cristina Branco encerra a programação do Sou do Fado 2019 no dia 26 de setembro com um concerto no Parque Recreativo Moinhos de Santana. A fadista vai apresentar "Branco", o seu mais recente trabalho que, ao lado do premiado "Menina", confirma a criação de um «novo normal» na música de Cristina Branco. O arrojo na escolha de compositores e letristas inesperados, assim como uma visão estética que traçou um caminho muito próprio em termos de imagem, fazem de Cristina Branco uma das mais importantes personalidades da música portuguesa dos últimos tempos.

O Sou do Fado integra a programação do Lisboa na Rua'19, programa que, durante um mês, apresenta várias propostas culturais gratuitas em vários locais da cidade.

cardapio.pt @ 20-8-2019 15:50:35