31/10/2019 a 17/11/2019 Inestética estreia ópera "As Flores do Mal", a partir de Charles Baudelaire, em Vila Franca de Xira

A Inestética companhia teatral estreia no próximo dia 31 de outubro, no Palácio do Sobralinho, em Vila Franca de Xira, a nova ópera "As Flores do Mal”, a partir de poemas de Charles Baudelaire, com música de Luís Soldado, libreto e encenação de Alexandre Lyra Leite, interpretação do barítono Rui Baeta e das sopranos Inês Simões e Célia Teixeira, acompanhados por um ensemble de violoncelo, viola d’arco, flauta e contrabaixo. A ópera estará em cena até 17 de novembro.

cardapio.pt @ 21-10-2019 17:24:16

© Alexandre Lyra Leite

© Alexandre Lyra Leite

Os poemas “condenados” e banidos do livro “As Flores do Mal” foram o ponto de partida para a criação do libreto e composição musical desta ópera, que exalta a transgressão poética de Charles Baudelaire nas múltiplas e contraditórias emoções do masculino e do feminino.

Considerada um dos expoentes máximos da poesia moderna e simbolista, esta obra do poeta francês, publicada em 1857 e recolhida poucos dias após o seu lançamento por atentado à moral, aborda as temáticas intemporais do amor e do erotismo, desejo, vício, solidão e decadência, com uma  inquietante sensualidade. Seis poemas foram suprimidos para que o livro de Baudelaire pudesse voltar a ser editado.

A nova aposta da Inestética no domínio da criação de ópera contemporânea surge na sequência do êxito alcançado com as produções anteriores, nomeadamente “O Corvo” (2015), a partir de Edgar Allan Poe, e “Tabacaria” (2017), a partir de Fernando Pessoa, editadas em CD e apresentadas em várias salas do país.


Ficha Artística

Música - Luís Soldado
Poemas - Charles Baudelaire
Tradução - Rita Leite
Libreto e Encenação - Alexandre Lyra Leite
Direcção Musical - Rui Pinheiro
Figurinos - Rita Álvares Pereira
Barítono - Rui Baeta
Soprano - Inês Simões
Soprano - Célia Teixeira 
Flauta - Daniela Pinheiro
Viola d’arco - Magda Pinto
Violoncelo - Sofia Azevedo
Contrabaixo - Samuel Pedro

Produção - Inestética companhia teatral 
Estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira


Informações

Datas: 31 de outubro a 17 de novembro de 2019

Local: Palácio do Sobralinho, Vila Franca de Xira,

Horário: Quinta a Sábado 21:30 | Domingo 18:00

Bilhete: 10 euros (desconto 50% para jovens com menos de 25 anos)

Informações e Reservas: 966379172 / www.inestetica.com

cardapio.pt @ 21-10-2019 17:24:16


Clique aqui para ver mais sobre: Música