14/12/2019 a 14/12/2019 Michal Turtle encerra o ciclo Musicadoria no Café Concerto do CCVF - Guimarães

O ciclo Musicadoria termina a 14 de dezembro, às 23h00, pelas mãos da Capivara Azul – Associação Cultural que traz pela primeira vez a Portugal Michal Turtle, músico britânico radicado na Suíça, que, nos últimos anos, começou finalmente a ser reconhecido como o homem à frente do seu tempo, fruto da reedição pela editora holandesa Music From Memory de Music From The Living Room (1983) e de outros registos feitos em meados dos anos 1980 e que hoje soam estranhamente contemporâneos. 

cardapio.pt @ 6-12-2019 17:31:19

 Michal Turtle, percussionista e pianista de formação clássica, para além de compositor e produtor, apresenta um estranho, mas encantador mundo sonoro a cada edição. No Café Concerto do CCVF, estaremos preparados para nos deixarmos surpreender pela sua atuação com guitarra e componentes eletrónicas. 

O seu álbum de 1983, Music From The Living Room (totalmente ignorado no momento do lançamento), é agora considerado uma obra de pensamento profundamente avançado, desafiando até a sua categorização. Este trabalho, gravado naquela época na sala de estar da sua casa de família no sul de Londres e recentemente redescoberto pela editora discográfica Music From Memory, de Amsterdão, motivou o lançamento do duplo álbum Phantoms of Dreamland em 2016, que resultou num sucesso instantâneo, conquistando uma pontuação de 7,9 em 10 pela internacionalmente conceituada Pitchfork e tendo sido eleito pela FACT Magazine como melhor reedição do mês aquando da sua apresentação. Mais recentemente, em abril de 2018, Michal lançou o seu segundo álbum, Return To Jeka, novamente pela Music From Memory. 

Depois de ter mapeado a música independente que se faz a partir de Guimarães com Som de GMR – abrindo a programação do Café Concerto apenas com bandas locais durante 2017 –, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) olhou para o outro lado do “movimento” da música alternativa da cidade e deu carta-branca a três promotoras vimaranenses com trabalho de programação regular para escolher o som que passa pelo Café Concerto. Em fevereiro, a Revolve faz-se representar com um duplo concerto de Jibóia e Dada Garbeck. Março recebeu os Keep Razors Sharp – escolha do espaço cultural Banhos Velhos – dando continuidade a este ciclo, que se prolongou, em abril, com Marem Ladson, uma sugestão da Capivara Azul – Associação Cultural. O último trimestre deste ano foi brindado com Dälek – provindos de New Jersey (EUA) à boleia da Revolve –, a banda barcelense Black Bombaim com João Pais Filipe (Banhos Velhos) e é agora tempo para fechar esta prolongada expedição com Michal Turtle, marcando a sua estreia em Portugal. 

Os bilhetes para este concerto do ciclo Musicadoria podem ser adquiridos pelo valor de 5 euros ou 3,5 euros com desconto nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Casa da Memória de Guimarães (CDMG) e Loja Oficina (LO), bem como online em www.ccvf.pt.


Informações

Data: 14 de dezembro de 2019

Local: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Horário: 23h00

Bilhetes: 5 euros

cardapio.pt @ 6-12-2019 17:31:19


Clique aqui para ver mais sobre: Música