Concurso de fotografia "A Secreta Vida das Palavras" inspira escritores e músicos em processo colaborativo

Festival MAP - Mostra de Artes da Palavra

A Secreta Vida das Palavras é um concurso de fotografia aberto a todos os amantes de fotografia, amadores ou profissionais, que promove a intersecção artística entre imagem (fotografia), palavra e música. Uma imagem que inspira um texto ou poema e que, juntos, inspiram uma música. Até dia 31 de março vão ser escolhidas 50 fotografias que retratem a ideia de Comunidade, no seu mais amplo significado

cardapio.pt @ 26-2-2021 15:04:53

Com estas 50 fotografias será feita uma exposição em Oeiras, em local ainda a designar, e posteriormente serão selecionadas 10 por um júri especializado. As fotografias finalistas servirão de inspiração a 5 escritores/poetas: Afonso Reis Cabral, João Tordo, José Luís Peixoto, Maria do Rosário Pedreira e Raquel Nobre Guerra.

Na fase seguinte, as fotos e os textos resultantes desta interação serão enviadas a 5 compositores, para criarem canções: Benjamim, Catarina Munhá, JP Simões, Lavoisier e Tó Trips.

Deste processo iniciado com uma fotografia que poderá ser de qualquer um de nós vai resultar um espetáculo ao vivo em que serão apresentadas as fotos, os textos e as canções, da Vida Secreta das Palavras.

As inscrições podem ser realizadas até dia 15 de março, bastando preencher o formulário e enviar as fotografias por wetransfer ou similar para secretavida@gmail.com . Consulte o regulamento e formulário de inscrição aqui.

O concurso de fotografia "A Secreta Vida das Palavras" realiza-se no âmbito do novo festival MAP - Mostra de Artes da Palavra. O MAP é um festival apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras e insere-se num conjunto de iniciativas integradas na candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura 2027 e que têm como objetivo posicionar simbolicamente Oeiras enquanto Capital da Poesia e das Culturas da Língua Portuguesa.

O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal que explora a Palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz de todo o evento.

Com iniciativas a ter início em Março de 2021, o MAP acontece no concelho de Oeiras e culminará num período mais intenso entre 9 e 13 de Junho de 2021.

O MAP apresenta um conceito de programação que integra diversas atividades culturais que cruzam a literatura com diferentes disciplinas artísticas, oferecendo um conjunto vasto de iniciativas onde a criatividade, a Palavra e a ligação com o público são os elementos principais.

  • A Secreta Vida das Palavras – Concurso internacional de fotografia que resulta num espetáculo multimédia (fotografia, poesia e música).
  • Poder da Palavra - Concurso de eloquência, debate e argumentação
  • Poetry Bus - Autocarro com um pequeno set para show cases itinerantes de poesia
  • PoeTree, Árvore dos Mil Poemas – Instalação artística
  • Café dos Poetas - Sessões de poesia performativa em espaços públicos.
  • Receitas Literárias – Série de vídeos com receitas de culinária inspiradas em poemas e obras de vultos da literatura em língua portuguesa.
  • A Poesia Está na Rua – Espetáculos de Música e Poesia (Cantautores, Performance poética e spoken word)
  • Coisas Que Há́ Que Não Há - Vídeos de carácter pedagógico para crianças do primeiro ciclo com exercícios práticos de trabalhos manuais, textos e músicas em torno da poesia escrita, dita ou cantada.
  • Atelier de Poetry Slam – Workshop para desenvolver aptidões para performance de Poetry Slam e que culmina com um torneio
  • Manifestos - Espetáculo concebido pelo grupo Primeiros Sintomas com a participação da população de Oeiras e que relaciona voz, movimento, teatro e poesia.
  • Cine Poesia - Ciclo de documentários sobre poetas e escritores de língua portuguesa.
  • Conferência, Debates, Workshops e Conversas 

cardapio.pt @ 26-2-2021 15:04:53


Clique aqui para ver mais sobre: Música