23/2/2023 a 26/2/2023 Villa Sessions 2023 - Vila do Conde Blues

O Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival chega em 2023 à sua sétima edição e muda-se naturalmente para uma nova casa: o Teatro Municipal de Vila do Conde!

cardapio.pt @ 2-2-2023 14:45:00

Para celebrar com o público, a organização elegeu uma programação de luxo, sempre eclética e vibrante: Baba Sissoko & Mediterranean Blues, Dom Martin, Hoodoo Doctor & The Kazoompet Machine, Gráinne Duffy, Muddy What?, Fede Aguado & Danny Del Toro e Little Hands Blues Band.

O projeto Blues at School, Masterclass, o concurso Villa Sessions Guitar Riff Contest, workshops, showcases, expositores e demonstrações, serão outros motivos de interesse para todos os públicos.

Mantendo a sua essência original, e reconhecida qualidade na programação, o cariz eclético e vibrante é o selo que define este evento. A sua evolução exigia uma nova e maior casa, por isso, em 2023 o festival passará a ocupar o belíssimo Teatro Municipal de Vila do Conde, possibilitando novas e ricas iniciativas.

Para o público que não perde uma edição do Villa Sessions, a organização lançou packs de bilhetes especiais, para que todos se sintam bem vindos e recebidos com um abraço.

- Pass Geral, com acesso a todos os concertos, a um preço especial de 38,00€.

- Para os Super Fãs do Villa Sessions, que conhecem o  festival, mas também para todos os amantes de Blues que nos visitam, criamos uma oferta que engloba o acesso a todos os concertos, uma t-shirt oficial do festival e diversos gifts desenvolvidos para este evento, para garantirmos que a experiência no no festival seja também especial: o Pack Fan Villa Sessions por apenas 50,00€!

Através da apresentação do bilhete no Spot Fan Villa Sessions, os fãs podem levantar todos os gifts.
 

Adquira já o seu lugar, ofereça à família e amigos, não vai querer deixar passar nenhuma das estrelas do Blues e toda a energia que se vai sentir por Vila do Conde, durante os 4 dias do Festival.

Organizado pela associação Dream Sessions, com o apoio principal da Câmara Municipal de Vila do Conde e outros parceiros imprescindíveis à realização do festival, o Villa Sessions – Vila do Conde Blues Festival coloca, desde 2017, Vila do Conde no circuito do Blues nacional e internacional.

Alinhamento

Quinta-feira, 23 Fev.

A abrir o Villa Sessions 2023, na sala 2 do Teatro Municipal, a partir das 21h30, Danny Del Toro, um dos músicos mais destacados da cena do Blues de Espanha, chega para apresentar o seu elaborado Laboratorio de la Armónicaa reputada  Masterclass de Harmónica, instrumento tradicional do Blues, e do qual se tornou uma referência. Com a masterclass pretende passar informações e conhecimento que apoiem o desenvolvimento da técnica da harmónica a todos os interessados, amantes e entendidos deste instrumento musical.

De seguida, Fede Aguado a lenda e líder da banda Fede Aguado y Fierablues, e um dos guitarrista mais apreciados em Espanha, junta-se a Danny Del Toro para um concerto acústico de Blues, transformado em conversa entre harmônica e guitarra, com a mestria e perfume que só Fede Aguado & Danny Del Toro conseguem apresentar.

A essência e história do Blues contada através de uma masterclass e concerto que se complementam, por 2 músicos que têm procurado o estudo e o desenvolvimento de formatos para melhor transmitir conhecimentos a novas gerações, e aos mais dedicados fãs, que têm angariado ao longo de décadas.


Sexta-feira, 24 Fev.

Com início às 21h30, os alemães Muddy What? abrem a noite. Os três jovens músicos dão um toque moderno e refrescante ao estilo tradicional, regressando depois aos sons flutuantes dos Delta Blues, com uma dinâmica envolvente e multifacetada. Os vocais murmurados de Fabian Spang, a máquina rítmica Michi Lang, abrem espaço para astro com cabelo selvagem e dedos incrivelmente rápidos: Ina Spang é uma das virtuosas da guitarra blues, com solos surpreendentes. Com a sua guitarra e mandolin, conta histórias de dimensões e criaturas imaginárias.

Gráinne Duffy, a estrela irlandesa, sobe ao palco a partir das 22h30. A liderar um quarteto de excelentes músicos, Gráinne representa o que de melhor a Irlanda tem para apresentar. Duplamente nomeada como Best Artist e Best Female Vocalist, com diversas tours de sucesso, colaborações com alguns dos melhores artistas do Blues, a jovem talentosa vocalista e guitarrista está a ganhar o seu lugar na cena do Blues e o reconhecimento e críticas dos seus 4 álbuns editados espelham que estamos perante um músico empenhado, com uma mensagem e show poderosos.

Sábado, 25 Fev.

Sábado, com início às 21h30, são os italianos Hoodoo Doctores & The Kazoompet Machine que abrem a noite. Seguindo os passos das bandas de bar dos anos 1930, o quarteto presenteia-nos com um vibrante ambiente ragtime, skiffle e boogie-woogie, sem perder a dose certa de swing. Em suma, Hoodoo Doctors sintetizam e revivem o caráter sincrético do blues, oferecendo-nos à sua maneira muito pessoal, a mais alegre resolução para todas as tristezas da vida. Portanto, tudo o que resta é deixar ir, abandonar-se gentilmente à deriva para uma catarse libertadora. O ritmo que nos faz sentir como um peixe-gato no Mississippi.

O septeto de excelentes músicos Baba Sissoko & Mediterranean Blues fecham a noite, a partir das 22h40.

Baba Sissoko, oriundo do Mali, toca ngoni, kamalengoni, guitarra, balaphon, calebasse, sildrum e… canta, com uma voz poderosa e amarga, sendo uma das vozes mais importantes da grande e antiga dinastia de griots do Mali.

Mediterrâneo Blues traz uma batida otimista como nas notas afro-americanas, (re)começadas da Jamaica, assistida por harmônicos vocais, derretendo generosos temperos de blues sobre o todo, com um fluxo encantador.

Um espetáculo único com fortes nuances de blues, em que a tradição se confronta e se funde com os ritmos da música afro-americana, com picos de Afro Beat, Funk e Psychedelia: há clímax imponentes, grooves, o saboroso funk, o esplendor enfeitiçante da pentatônica que com cinco notas pinta paisagens impressionantes da alma.


Domingo, 26 Fev.

O dia 26 de fevereiro, domingo, marca a estreia de Dom Martin em Portugal, a partir das 18h00.

Dom Martin é um multi premiado músico de sucesso nascido em Belfast, inspirado, mas não constrangido pelos Blues. Em 2019 surge com grande estrondo na cena musical internacional, com um estilo único de guitarra e voz, cativando audiências e fãs em todo o lado. Principalmente conhecido como um artista acústico solo, Dom é muito capaz de manter um grande público sozinho com suas técnicas hipnotizantes de dedilhado e vocal forte, muito no estilo da lenda irlandesa Rory Gallagher, do qual normalmente inclui uma ou duas músicas no seu set!

Nos últimos 3 anos tem sido sempre nomeado e vencedor nas seguintes categorias dos UK Blues Awards:

Acoustic Blues Act of The Year, Blues Instrumentalist of The Year e Blues Instrumentalist of The Year and Emerging Artist of The Year; e ainda Best Solo/Acoustic Act - European Blues Awards 2019 e UK Representative International Blues Challenge Memphis 2022 - Semi Finalist, tendo já sido indicado ao UK Blues Hall of Fame, reconhecendo o terceiro prêmio consecutivo de Acoustic Blues Act of The Year. 


Outras iniciativas e motivos de interesse

Blues At School, é uma iniciativa que pretende desenvolver uma parceria duradoura com os jovens músicos que se interessam por Blues e pretendem adquirir conhecimento e experiências que um evento como o Villa Sessions pode proporcionar. Na sexta-feira, 24, os alunos e professores da Escola de Artes da Vila sobem ao palco para um concerto com um alinhamento especial, mostrando toda a sua perícia e destreza dos instrumentos vocais e musicais. Com entrada livre, para assistir no exterior, a partir das 15h30.

The First Villa Sessions Guitar Riff Contest, uma iniciativa inovadora, vai dar oportunidade a todas as jovens estrelas da guitarra, dos solos brutais e dos riffs icónicos. Em palco, os candidatos terão 1 minuto para mostrar que são os reis do riff, sendo avaliados por um júri e apoiados pelo público.

A entrega dos prémios será realizada no final do concerto de Dom Martin.

Para assistir no domingo, na Sala 1, antes do concerto de Dom Martin, a partir das 18h00.

A partir das 15h00 de sábado, terão lugar os workshops, showcases, expositores diversos e demonstrações, na galeria do piso 0 do Teatro Municipal. De acesso gratuito, são motivos de interesse extra numa edição recheada de iniciativas interessantes. 

Bilhetes

Os bilhetes estão à venda no Teatro Municipal de Vila do Conde e em BOL Bilheteira Online e na rede de lojas aderentes:

Quinta-feira . 23 de fevereiro 10,00 euros

Sexta-feira . 24 de fevereiro 12,00 euros

Sábado . 25 de fevereiro 15,00 euros

Domingo . 26 de fevereiro 10,00 euros

Pack Festival (após 1 de janeiro) 38,00 euros

Pack Fan Villa Sessions (concertos + gifts) 50.00 euros


Line-up

23.02 quinta-feira

Sala 2
21h30 - Masterclass de Harmónica por Danny Del Toro

22h40 - Fede Aguado & Danny Del Toro

24.02 sexta-feira

Exterior
15h30 - Blues at School (Escola de Artes da Vila)

Sala 1
21h30 - Muddy What?
22h30 - Gráinne Duffy

25.02 sábado

Galeria Teatro Municipal
15h00 - Workshops / Showcases / Demonstrações / Exposições

Exterior
15h30 - Little Hands Blues Band

Sala 1
21h30 - Hoodoo Doctor & The Kazoompet Machine
22h40 - Baba Sissoko & Mediterranean Blues  

26.02 domingo
11h00 - Marching Band - Fanfarra Bombeiros Voluntários de Vila do Conde

Sala 1
18h00 - Villa Sessions Guitar Riff Contest

Sala 1
18h45 - Dom Martin

cardapio.pt @ 2-2-2023 14:45:00


Clique aqui para ver mais sobre: Música