15/3/2025 a 15/3/2025
Osso Exótico de Francisco Tropa apresentam performance única em Serralves
No dia 15 de março nas Galerias e Auditório do Museu
O Museu de Serralves vai receber um concerto imperdível do coletivo português Osso Exótico, um dos projetos mais antigos e consistentes da cena musical experimental em Portugal. Criado em 1989, este grupo tem-se destacado pela sua abordagem inovadora e pela dissolução das fronteiras entre géneros musicais, tendo conquistado reconhecimento tanto a nível nacional como internacional. O concerto está marcado para dia 15 de março, às 18 horas, nas Galerias e Auditório do Museu.
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:07
A formação atual dos Osso Exótico conta com André e David Maranha, Patrícia Machás, Francisco Tropa e Manuel Mota. A sua música, caracterizada pela exploração de sons sustentados no tempo e por uma evolução gradual das composições, aproxima-se cada vez mais de uma dimensão teatral. O coletivo faz uso de instrumentos e objetos acústicos, bem como de ações minimalistas que se desenvolvem num tempo cíclico, proporcionando ao público uma experiência imersiva e singular.
Este concerto especial insere-se no contexto da exposição ⒶMO-TE, de Francisco Tropa, membro do coletivo, que está patente no Museu de Serralves, e incluirá a apresentação de duas peças inéditas:
Powwow, que terá lugar nas Galerias do Museu e explorará uma das obras como instrumento sonoro;
Kalliope, uma nova composição a ser apresentada no Auditório de Serralves.
A performance promete transportar os espectadores para um universo sonoro único, onde o som e o espaço se interligam de forma orgânica e inovadora.
OSSO EXÓTICO
Criado em 1989, os Osso Exótico são um coletivo português sediado em Lisboa, Portugal, sendo um dos projetos mais antigos e consistentes da cena musical experimental portuguesa. São também amplamente reconhecidos internacionalmente, tendo publicado o seu trabalho em editoras europeias, americanas e japonesas. A sua formação atual é composta pelos irmãos André e David Maranha, Patrícia Machás, Francisco Tropa e Manuel Mota.
A música dos Osso Exótico dissolve categorias e fronteiras entre géneros, tendo um foco em sons sustentados no tempo e evoluído, ao longo dos anos, para algo mais próximo do teatro. O timbre de instrumentos e objectos acústicos e a exploração de ações minimalistas e de mudanças lentas e graduais num tempo cíclico percorrem o fascinante mundo musical deste coletivo.
Appleton, 29 Outubro 2020, Cortesia : Appleton; Fotografia: Bruno Lopes
cardapio.pt @ 12-3-2025 18:54:07
Clique aqui para ver mais sobre: Música