Camões revisitado por 157 jovens de escolas da Área Metropolitana do Porto e de Vila Real
Celebrando 500 anos do nacimento do poeta
7.ª edição do Visitações, projeto do Centro Educativo do TNSJ, associa-se às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões com um espetáculo inspirado na vida e obra do poeta. As apresentações públicas acontecem a 3 e 4 de maio no Teatro Carlos Alberto, no Porto, e a 17 de maio no Teatro Municipal de Vila Real.
cardapio.pt @ 15-4-2025 13:59:00
Associando-se à celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a sétima edição do Visitações – o projeto-bandeira do Centro Educativo do Teatro Nacional São João – colhe inspiração na vida e obra do poeta português, em particular n’ Os Lusíadas e na lírica camoniana. Visitações: Camões reúne 120 alunos de oito escolas da Área Metropolitana do Porto e 37 alunos de quatro escolas do distrito de Vila Real.
O texto original de Marta Freitas Almendra, que também assume a coordenação artística do espetáculo, é trabalhado por oito artistas-formadores (Diana Sá, Emílio Gomes, Manuel Tur, Pedro Mendonça, Raquel Rosmaninho, Tânia Dinis, Neto Portela e Olinda Favas) com os alunos dos clubes de teatro das escolas convidadas. O intuito é construir um espetáculo que aproxime a grandeza e o mistério de Camões à vivência e anseios dos jovens participantes.
Mobilizando alunos, professores e artistas, nos últimos seis anos, o Visitações criou raízes profundas junto da comunidade escolar da Área Metropolitana do Porto. À sétima edição, o projeto não só as sedimenta na cidade-mãe, como as lança mais a Norte, a Vila Real, através de uma parceria com o PNA – Plano Nacional das Artes, envolvendo assim escolas e artistas desse distrito.
As apresentações públicas do Visitações: Camões acontecem no Teatro Carlos Alberto, no Porto, nos dias 3 e 4 de maio, sábado e domingo, com sessões duplas às 11h00 e às 15h00; e no Teatro Municipal de Vila Real no dia 17 de maio, sábado, às 16h00 (sessão única).
No TNSJ, o programa comemorativo do 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões engloba ainda o ator António Fonseca a dar voz a Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu, de 7 a 10 de maio, no Teatro Carlos Alberto. E, a culminar a celebração, a estreia de Babel, uma peça-roteiro, dirigida por Nuno Cardoso, que parte de Os Lusíadas para viajar pela comunidade e pela língua portuguesas. Estreia-se simbolicamente a 10 de junho, no TeCA, onde fica em cena até 14 de junho.
Visitações: Camões
Teatro Carlos Alberto, 2 e 4 de Maio e Teatro Municipal de Vila Real, 17 Maio
Texto e coordenação artística Marta Freitas Almendra
Desenho de som Mariana Leite Soares Desenho de luz Luís Silva Cenografia alunos da Escola Artística Soares dos Reis (Curso de Produção Artística – especialização em realização plástica do espetáculo)
Artistas Diana Sá, Emílio Gomes, Manuel Tur, Pedro Mendonça, Raquel Rosmaninho, Tânia Dinis, Neto Portela, Olinda Favas
Escolas Agrupamento de escolas Abel Salazar, Agrupamento de escolas de Gondomar, Agrupamento de escolas Rodrigues de Freitas, Escola secundária Augusto Gomes, Escola secundária da Boa Nova, escola secundária de Almeida Garrett, Escola secundária de Paredes, Escola Secundária Rocha Peixoto
cardapio.pt @ 15-4-2025 13:59:00
Clique aqui para ver mais sobre: Música