18/5/2021 a 18/5/2021
Centro Internacional das Artes José de Guimarães assinala Dia Internacional dos Museus
O próximo dia 18 de maio – assinalado internacionalmente como o Dia dos Museus – vai ser comemorado com entradas gratuitas nas recém-inauguradas exposições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) ao longo de todo o dia (10h00-17h00), visitas orientadas às mesmas pelas 10h00, 11h00 e 14h30 e a oficina de artes plásticas “Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte” às 16h00, atividades com participação igualmente gratuita.
cardapio.pt @ 13-5-2021 16:45:23
Numa altura em que o CIAJG dá a conhecer o seu novo programa artístico, “Nas margens da ficção”, para além das atividades referidas acima, será ainda realizada a segunda sessão do “Laboratório Vivo” em parceria com a Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Minho (14h00) e disponibilizada a conversa online “Fricções: Reescrever o museu”, com Maria Vlachou e Gisela Casimiro, a partir das 19h00 na página facebook.com/CIAJG.Guimaraes.
Para o ano de 2021, o ICOM – Conselho Internacional de Museus elegeu o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” como mote deste Dia Internacional dos Museus, convidando os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, a imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que estão por vir.
E para o próximo dia 18 de maio, terça-feira, o CIAJG convida todos a entrar e a interpretar e imaginar antigas e novas realidades. Entre as 10h00 e as 17h00, as suas oito novas exposições e diálogos com as coleções de José de Guimarães – que marcam o arranque do programa artístico “Nas margens da ficção” – podem ser visitadas livremente e têm entrada gratuita, desafiando o público a percorrer as tradições dos povos de Cabinda no “Alfabeto Africano” de José de Guimarães; a transmissão e a emancipação nas “maternidades” africanas e no trabalho de Yasmin Thayná, Maria Amélia Coutinho e Carla Cruz; o cinema de Sarah Maldoror em curto-circuito com a Sala das Máscaras; “Cosmic Tones”, de Francisca Carvalho; néons de letras e a desconstrução do signo, por José de Guimarães; as verdades e as ficções do “pasado”, com Rodrigo Hernández; um teatro de personagens insólitos, de Fernão Cruz; a máquina do mito, com Horácio Frutuoso, José de Guimarães, Kiluanji Kia Henda, Manoel de Oliveira e Anna Francheschini; e um colosso dentro do museu, com doze artistas de várias nacionalidades.
Estas mesmas exposições poderão ser igualmente visitadas com orientação de Mariana Oliveira e Teresa Arêde em três horários distintos, 10h00, 11h00 e 14h30, num percurso de 90 minutos com participação igualmente gratuita.
Neste dia, o serviço de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina promove também uma oficina de artes plásticas pelas 16h00 dirigida a maiores de 6 anos de idade. “Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte” desafia e interroga os mais novos perante a possibilidade de encontrar objetos mágicos dentro de um museu, e descobrir que objetos são esses e o que têm de tão especial, revelando o que podemos aprender com eles se conseguirmos acreditar no poder da magia, da criatividade e da imaginação. Uma oficina que desafia a olhar para algumas obras da coleção do CIAJG com uma atenção muito particular, sendo capaz de nos transportar através do desenho e da palavra para o campo da magia, da sorte e do acaso. Esta atividade, orientada por Luísa Abreu, tem uma lotação limitada e uma duração aproximada de 90 minutos
Durante a tarde, a partir das 14h00, o CIAJG acolhe os alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Minho para levar a cabo o “Laboratório Vivo #2” com Ángel Calvo Ulloa e o coletivo N.E.G. [Nova Escultura Galega], numa sessão dedicada à exposição “Complexo Colosso”.
A partir das 19h00, na página facebook.com/CIAJG.Guimaraes será disponibilizada a primeira conversa “Fricções” sob o tema “Reescrever o museu” onde será debatido o tema da linguagem no museu, com a participação de Maria Vlachou (Diretora Executiva da associação Acesso Cultura e consultora em Gestão e Comunicação Cultural) e Gisela Casimiro (escritora e artista). Nesta conversa, moderada por Marta Mestre (curadora geral do CIAJG), o CIAJG pretende refletir sobre o lugar do museu e a sua relevância no presente, colocando-o em escrutínio e olhando-o através de ângulos urgentes ou improváveis, como forma de reescrever a sua gramática e usos.
Ainda antes da celebração do Dia Internacional dos Museus, este sábado (15 maio), às 17h00, o CIAJG convida o público a participar numa conversa em torno da exposição “Complexo Colosso” em que o curador Ángel Calvo Ulloa, o arqueólogo Gonçalo Cruz, o coletivo N.E.G. [Nova Escultura Galega] e o artista Salgado Almeida “escavam” sentidos especulativos, históricos e ficcionais em torno de um achado que une os territórios da Galiza e do Norte de Portugal – o Colosso de Pedralva, uma escultura granítica, agigantada, de difícil catalogação quanto à sua origem e datação, e que atualmente está localizada numa das entradas de Guimarães.
No dia seguinte, 16 de maio, às 11h00, os Domingos nos Museus regressam ao CIAJG com a oficina de artes plásticas “Viagem ao Oriente”, orientada por Catarina Braga. Partindo da coleção de José de Guimarães promove-se uma viagem no tempo e até à China Antiga para trabalhar como um artista e pelo caminho aprender algumas histórias de uma das civilizações mais antigas do mundo. Uma oficina destinada a maiores de 6 anos de idade, tendo o valor de 2 euros e inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt.
cardapio.pt @ 13-5-2021 16:45:23
Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura