Pintora portuguesa Elizabeth Casqueiro selecionada para Bienal de Londres

Elizabeth Casqueiro, pintora portuguesa radicada nos Estados Unidos, foi selecionada para participar na 5º edição da Bienal de Londres de pintura, escultura e fotografia, que entre 1 e 4 de julho reúne na capital britânica 454 trabalhos de artistas de todo o mundo, tendo sido escolhido, entre milhares de obras, um quadro seu de 173x72cm inspirado na actual pandemia de Covid-19.

cardapio.pt @ 22-6-2021 12:25:01

Elizabeth Casqueiro

Elizabeth Casqueiro

“O quadro alude à sensação de andar em círculos quando a Covid primeiro apareceu - as notícias eram repetitivas e confusas - e não sabíamos em que direção íamos com a pandemia.  No entanto, existia fé na capacidade solucionadora da nossa sociedade industrializada, em conjunto com os poderes curativos da natureza”, revela a pintora que completou os estudos básico e secundário na zona de Lisboa.

Contra a opinião dos pais – que preferiam vê-la seguir um curso de Economia – acabou por se inscrever em Belas Artes, em Lisboa, mas a revolução de abril 1974 acabaria por encerrar temporariamente a universidade portuguesa, obrigando-a a prosseguir os estudos nos Estados Unidos, acabando por se formar em arquitectura.

Apesar de nunca ter deixado de pintar e desenhar, com algumas incursões na escultura, foi fazendo a vida profissional como arquitecta corporativa em diversas instituições, nomeadamente o Banco Mundial e IFC, passando a dedicar-se à sua ‘paixão’ a tempo inteiro e de forma profissional nos últimos sete anos.


©Elizabeth Casqueiro

©Elizabeth Casqueiro

As atuais restrições de circulação devido à Covid impedem-na de estar fisicamente presente na capital britânica, mas “este ano tenho trabalhos em duas exposições em Londres: na Bienal e numa organização chamada Amalgama, que representa mulheres artistas da América Latina, Espanha e Portugal.  Em Outubro faço uma exposição individual em Portugal, na galeria da Quinta dos Caniços.  Este mês tenho um quadro numa galeria em Nova Iorque, e vários outros numa galeria na zona de Washington DC.  Neste momento sou semi-finalista para o altamente conceituado prémio Trawick Art Prize”, sublinha.

Reconhece no seu trabalho algumas influências dos seus pintores favoritos, como Chagal, Matisse e Picasso, e entre outras características destacam-se a opção por cores claras e suaves, por vezes articuladas com formas geométricas, que atribui à sua formação base de arquitectura.

London Art Biennale é uma exposição internacional, curada pela Galeria Gagliardi conjuntamente com a International Confederation of Art Critics e o Museu de Arte Chianciano. A Biennale abre a sua 5a edição no dia 1 de Julho de 2021 no Chelsea Town Hall, em Londres, com obras de 454 artistas plásticos de todo o mundo, escolhidos entre vários milhares que submeteram trabalhos. A exposição permanecerá aberta ao público até ao final do dia 4 de Julho.  

cardapio.pt @ 22-6-2021 12:25:01


Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura