4.º Drawing Room Lisboa abre convocatória a galerias para o Programa Geral

A organização da Drawing Room Lisboa (DR) anuncia datas da edição de 2021, para a renovação da versão de feira presencial onde serão apresentadas e comercializadas obras das galerias e artistas nacionais e internacionais, e uma versão on-line onde se juntam e apresentam propostas variadas de desenho. Seguindo todas as normas da DGS, a feira terá lugar de 27 a 31 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

cardapio.pt @ 30-6-2021 17:36:53

Depois da edição única de 2020, em Lisboa, com firmada presença de galerias, artistas, visitantes, vendas de obras e programação paralela, num claro sinal de esperança para todos os intervenientes do setor, a edição de 2021 da Drawing Room Lisboa posiciona-se como sinalizadora de um contributo para a criação de oportunidades para a realização da classe artística do desenho e do espaço que o desenho pode ocupar no sector da arte contemporânea. O apoio recebido por instituições, museus e centros de arte, galerias, colecionadores e outros profissionais torna-se nesta edição ainda mais visível, com a apresentação de novidades, como a parceria do Prémio FLAD Desenho 2021.
 
A confiança demonstrada pelos atores do setor, a par do retorno da atividade das feiras internacionais, e a melhoria expectável dos planos de vacinação no contexto pandémico, permitem recuperar no seu programa presencial o caráter mais internacional, acolhendo de novo as melhores galerias europeias e latino-americanas, assim como um foco especial sobre o contexto artístico da cidade de Berlim, comissariado por Jan-Phillip Fruehsorge.
 
As candidaturas para Galerias ao Programa Geral da Drawing Room Lisboa, encontram-se abertas até 15 de julho.
 
A Drawing Room 2021 dará espaço e voz aos artistas finalistas do Prémio FLAD Desenho 2021, sendo o vencedor anunciado durante a feira, numa iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. A programação paralela manterá este ano a iniciativa Desenhos na Cidade, parceria iniciada com as Belas-Artes e a Ar.Co para mostra de obras de finalistas de Desenho destas instituições, na rede de mupis da cidade de Lisboa.
 
Através de uma plataforma própria, associada ao site da feira, os colecionadores de arte contemporânea vão poder explorar a seleção de obras que cada galeria participante preparou para este projeto digital. Também a programação paralela decorrerá em formato misto, com atividades presenciais e visitas a ateliers de artistas, a par de formatos digitais e live, mantendo um programa ativo diário para todos os interessados via on-line.
 
De salientar que no atual contexto, a quarta edição da Drawing Room Lisboa  decorrerá seguindo todas as diretrizes emitidas pela DGS que contempla, entre outras normas, as limitações de permanência do número de pessoas no espaço do Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes, a reconfiguração do número previsto de galerias , a instalação de pontos de higienização e obrigatoriedade de utilização de máscara, guia de instruções para o correto e seguro manuseamento de obras, sinalética que determina fluxos de entrada e saída da feira, bem como a utilização de bilhética por horários pré-definidos, garantindo a segurança e conforto de todos os visitantes e colecionadores.

cardapio.pt @ 30-6-2021 17:36:53


Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura