Atividades paralelas da Drawing Room Lisboa

Visitas a ateliers, lançamentos e conversas

Arranca esta quarta-feira, dia 27 de outubro, a 4.ª edição da Drawing Room Lisboa, feira de arte contemporânea especializada em desenho, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

cardapio.pt @ 26-10-2021 11:20:40

Num ano em que a feira conta com a presença de 26 galerias nacionais e internacionais, representando mais de 90 artistas de todo o mundo, está também programado um programa com várias atividades paralelas.

No dia da abertura da feira, dia 27 de outubro, vai realizar-se uma conversa intitulada "Pensar o desenho nas páginas de uma revista", entre Pedro Valdez Cardoso, Mariana Gomes, Luís Silveirinha e Mónica Alvarez Careaga, diretora da Drawing Room, promovida pela Umbigo. Nesse mesmo dia, às 19h, e lançado o novo número da revista Contemporânea, com a presença do editor convidado Sérgio Fazenda.

Na manhã de quinta, dia 28 de outubro, há um programa de visitas aos ateliers de alguns artistas finalistas ao Prémio FLAD, nomeadamente Sara Bichão, AnaMary Bilbao e Musa Paradisíaca. Já à tarde é apresentada a publicação "Familia Editions", que inclui uma conversa online entre a artista Rosana Paulino e a editora Maria Lago. Às 18h30 vão ser anunciados os vencedores dos Prémios Fundação Millenium bcp e Prémio Viarco, no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Na sexta, dia 29, Bjoern Hegardt, editor da revista de desenho alemã FUKT, vai estar à conversa com Jan-Philipp Fruehsorge, comissário do Foco Berlim, que este ano traz à feira três galerias alemãs. Segue-se uma conversa com a artista Claire de Saint Thomas e às 19h é apresentado o livro "Um estranho aqui cheguei" de Pedro Calapez e Alexandre Conefrey, na sequência da exposição patente no Pavilhão Branco.


No sábado de manhã há mais visitas aos ateliers dos artistas Adriana Molder, Pedro Tropa, ambos finalistas ao Prémio FLAD, e Rui Horta Pereira. À tarde é apresentada a edição fac-símile do livro "Before I Get Sick" de Sara Bichão e às 18h é anunciado o vencedor da 1ª edição do Prémio Desenho FLAD.

Posteriormente, às 19h, realiza-se a apresentação da revista Electra que inclui uma conversa com José Manuel dos Santos e António Guerreiro da Fundação EDP.

No último dia da feira, dia 31 de outubro, às 15h vai ser apresentada "velvetnirvana" sobre exposição homónima, que esteve patente no Pavilhão Branco em 2020 com curadoria de Miguel von Hafe Pérez e, por fim, às 17h é apresentado "Eternally Collapsing Objects", uma edição com vinil de João Ferro Martins.

Também a coleção da Fundação Altice regressa à Drawing Room Lisboa, com a presença destacada de uma obra, de desenho expandido incorporada no seu acervo: “Electrical 0,2000” da autoria de Eva Sousa Mota, e que pode ser vista na Biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Notícia relacionada:

Drawing Room Lisboa regressa à Sociedade Nacional de Belas Artes para a sua 4ª edição

cardapio.pt @ 26-10-2021 11:20:40


Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura