28/9/2018 a 13/10/2018 "Otelo" - Teatro Nacional São João estreia primeira produção própria da temporada

Considerada uma das tragédias de William Shakespeare com as deixas mais bonitas, "Otelo, o Mouro de Veneza (1604)" estreia-se agora no Teatro Nacional São João, no Porto, numa encenação de Nuno Carinhas, e pode ser vista de 28 de setembro a 13 de outubro de 2018.

cardapio.pt @ 26-9-2018 12:15:18

Otelo ©João Tuna

Otelo ©João Tuna

"Otelo, o Mouro de Veneza (1604)" é uma obra que, pelos temas que retrata, continua tão relevante como aquando da sua publicação. O conhecimento aprofundado de William Shakespeare sobre as paixões da alma humana e aquilo que a move explicam, em grande parte, o fascínio que a peça continua a representar. Em Veneza, encontramos o general mouro Otelo que se casa, em segredo, com Desdémona, filha do senador da cidade. O “estrangeiro” desperta as más intenções de Iago que sente inveja do facto de Otelo ter nomeado o florentino Cássio para seu tenente, em detrimento dele, que supostamente estava muito mais qualificado para o cargo. A partir daí, Iago conspira contra Otelo fazendo-o acreditar que Desdémona trai o marido com Cássio, despoletando um final trágico para várias personagens.

Um dos factos mais interessantes de Otelo é o facto de Iago não ter um papel ativo na ação, colocando outros a “fazer por si”. Ainda que a história seja posta em movimento graças a este veneziano, tudo aquilo que ele faz é sugerir, mostrando o verdadeiro poder da linguagem. E, ainda mais extraordinário, é que aquele que é considerado um dos maiores vilões da literatura vê as vítimas – incluindo ele mesmo – como uma questão secundária. As razões são construídas à posteriori para justificarem o inexplicável.

O espetáculo pode ser visto na quarta-feira e sábado às 19h00, na quinta e sexta-feira às 21h00 e no domingo às 16h00. Para além da encenação, Nuno Carinhas assina os figurinos e a cenografia e conta com João Cardoso, Maria João Pinho e Dinarte Branco nos papéis principais. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros, sendo que existe uma assinatura especial para quem queira assistir a esta peça e a Uma Noite no Futuro – outra produção própria do Teatro Nacional São João a estrear em dezembro – no valor de 12,50 euros.


Otelo ©João Tuna

Otelo ©João Tuna

Em paralelo com a apresentação da peça vão decorrer várias atividades para todos os públicos. No dia 29 de setembro, às 19h00, decorre a iniciativa Carta-Branca, uma oficina/serviço de babysitting para crianças a partir dos quatro anos, cuja inscrição tem um valor de 2,50 euros. Já a 5 de outubro, está prevista uma conversa pós-espetáculo com o elenco. No dia 7 de outubro, às 16h00, a sessão conta com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição para o público surdo e invisual. Todas as récitas têm ainda legendagem em inglês para os visitantes estrangeiros.

Entre outubro e dezembro – ou seja, dez sábados, durante a manhã e tarde – a instituição propõe uma Oficina de Teatro que explora os vários temas de Otelo numa experiência multidisciplinar. Os participantes são orientados por vários artistas – Nuno Carinhas, Daniel Jonas, Joana Providência, Nuno M Cardoso, Magna Ferreira e Sara Carinhas – que os convidam a explorar as dimensões da criação e a criar, coletivamente, um exercício teatral para ser apresentado publicamente. O valor da atividade é de 70 euros, ou de 35 euros para estudantes, sendo que inclui o bilhete do espetáculo do dia 13 de outubro.


Otelo ©João Tuna

Otelo ©João Tuna

O Teatro Nacional São João vai ainda aproveitar a encenação de Nuno Carinhas para lançar o livro Otelo, integrado na coleção TNSJ/Húmus. O momento acontece no dia 6 de outubro, às 16h00, no Salão Nobre do TNSJ e também conta com o lançamento da reedição das tragédias de Lulu – Espírito da Terra e A Caixa de Pandora – e Ivone, Princesa de Borgonha. A sessão conta com a presença dos tradutores – Daniel Jonas, Aires Graça e Luísa Costa Gomes, respetivamente – e de Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ. A entrada é livre.

cardapio.pt @ 26-9-2018 12:15:18