27/3/2019 a 27/3/2019 Dia Mundial do Teatro no Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João, no Porto, celebra o Dia Mundial do Teatro com um conjunto de iniciativas como a estreia de uma produção própria e visitas guiadas ao Teatro Nacional São João e Mosteiro de São Bento da Vitória

cardapio.pt @ 25-3-2019 16:19:52

Teatro Nacional São João | ©TUNA

Teatro Nacional São João | ©TUNA

Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro assinala-se a 27 de março e é dedicado a celebrar todos os artistas e técnicos envolvidos na criação teatral. Como vem sendo habitual, o Teatro Nacional São João – que integra, ainda, o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória – assinala esta data com várias iniciativas, incluindo a estreia de O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, produção própria com encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos. Além disso, a celebração contempla visitas guiadas gratuitas para permitir que todos os portugueses e estrangeiros possam apreciar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição.

Uma tragédia grega para falar da Europa “dividida”

Martin Crimp, um dos nomes maiores da dramaturgia contemporânea, apropriou-se da tragédia grega As Fenícias, de Eurípides, para pensar sobre os conflitos da atualidade. Em O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, utiliza-se a guerra de Tebas para refletir sobre a decadência da humanidade e a barbárie da Europa “dividida” que está sob ameaça. O espetáculo, que se estreia no Dia Mundial do Teatro, às 21h00, está em cena até 14 de abril do TNSJ e tem encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos, que retomam a parceria após O Fim das Possibilidades (2015), de Jean-Pierre Sarrazac.

Visitas guiadas gratuitas

No dia em que se celebram as artes performativas, é ainda possível participar, de forma gratuita, na visita guiada ao Teatro Nacional São João (12h30) e ficar, desta forma, a conhecer os bastidores, lendas e mitos do universo teatral. O atual edifício do TNSJ foi projetado por José Marques da Silva – um dos arquitetos mais sonantes do início do século passado – há quase 100 anos, sendo que a reabilitação da fachada em 2014 deu uma nova vida ao espaço que é hoje um dos pontos de atração turística da cidade do Porto.

Já o Mosteiro de São Bento da Vitória está de portas abertas às 10h30 e às 12h30, mas, devido às obras de consolidação dos tetos, a “viagem” por este edifício considerado Monumento Nacional é feita apenas na Igreja de São Bento da Vitória, onde se destaca o magnífico órgão de tubos em talha. As visitas contemplam tradução em inglês, francês e espanhol e dispõem também de videoguia em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes podem ser levantados 30 minutos antes do início das visitas no próprio dia. Não se efetuam reservas e o número de lugares disponíveis é até à lotação máxima da iniciativa.

cardapio.pt @ 25-3-2019 16:19:52