Prometeu em cena no Cine Teatro S. Pedro

“Prometeu” é um espetáculo de sombras e multimédia para maiores de 6 anos que irá estar em cena no Cine Teatro de S. Pedro em Abrantes, no próximo dia 08 de Março, a partir das 10h00.

cardapio.pt @ 26-2-2014 17:00:57

A peça, vencedora do prémio de melhor espetáculo para a infância na edição de 2012 da Feria de Teatro de Castilla y Léon (Espanha), é baseada na trágica história da mitologia Grega, em que o seu protagonista sofre uma sequência de tragédias depois de roubar aos deuses o fogo para o dar aos homens. O teatro, a música e a expressão audiovisual ‘fundem-se em cena, criando uma única linguagem performativa’. Segundo a mitologia grega, depois de Zeus ter criado os seres vivos, coube a Prometeu e seu irmão Epimeteu a tarefa de atribuir a cada animal variados dons e aptidões naturais; alguns receberam asas, outros patas velozes, garras afiadas, carapaças de proteção, etc. Quando chegou a vez do homem, que deveria ser superior a todos os animais, Epimeteu esgotara já todos os recursos. Recorre então a seu irmão Prometeu, que rouba o fogo dos deuses, assegurando desta feita a superioridade dos homens sobre os outros animais. Como punição a Prometeu, Zeus ordena a Hefestos que o acorrente para sempre ao cume do Monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia devorava o seu fígado que se regenerava sempre. Os homens também castigam Zeus, criando a mortal Pandora e enviando-a como noiva a Epimeteu. Juntamente com Pandora manda uma caixa fechada contendo um segredo que nunca deveria ser desvendado. Movida por uma imensa curiosidade, Pandora abre a caixa, libertando para todo o sempre os males da humanidade. O herói Heracles liberta enfim Prometeu do seu sofrimento. Zeus, o nume supremo, acaba por aceitar a irreverência dos Titãs, permitindo que vivam junto dos mortais.

“Prometeu” tem encenação e interpretação de Marcelo LaFontana, dramaturgia de José Coutinhas e música original de José Alberto Gomes. A sua produção é de Lafontana Produções Artísticas e a organização é da Câmara Municipal de Abrantes e Artemrede. Os bilhetes estão à venda no Posto de Turismo (telefone 241 362 555) pelo valor de 1€ (um euro).

cardapio.pt @ 26-2-2014 17:00:57