14/11/2019 a 1/12/2019 Teatro: "Vidas Íntimas" de Jorge Silva Melo no Teatro Nacional São João

Após a estreia no Teatro Municipal de Vila Real e de ter subido ao palco do Teatro Municipal da Guarda, Vidas Íntimas chega agora ao Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto. Com uma temporada que decorre entre 14 de novembro e 1 de dezembro, a peça recupera o texto de Noël Coward – um dos autores mais representados no mundo anglo-saxónico durante os anos 1920/30 – e, como o encenador Jorge Silva Melo descreve: “uma das mais cruéis análises das relações matrimoniais”.

cardapio.pt @ 13-11-2019 17:50:34

"Vidas Íntimas" Foto©Jorge Gonçalves

"Vidas Íntimas" Foto©Jorge Gonçalves

No registo de tragicomédia, a obra foi escrita em apenas três dias pelo dramaturgo britânico, ora valorizado ora menosprezado, e transformou-se no seu mais duradouro sucesso de crítica e bilheteira – o exemplo mais eloquente da sua arte. Vidas Íntimas transporta-nos para a vida privada e para as tonalidades e contrastes que lhe são associados: o brilho e a opacidade da linguagem, as alegrias e os malefícios do casamento e do divórcio, os casais que não são felizes juntos nem separados ou as luzes que se apagam quando acaba o champanhe.

O universo de Coward, e este texto em específico, é “epicamente leve” mas não ligeiro e a sua frivolidade tem o poder de nos inquietar – um desassossego que, segundo Philip Hoare, se traduz num “divertimento sombrio” que nos faz rir tanto que nos esquecemos de chorar. “Apesar de todo o brilhantismo cómico, Coward pode ter sido um dos maiores trágicos da sua época”, acrescenta o biógrafo.


"Vidas Íntimas" Foto©Jorge Gonçalves

"Vidas Íntimas" Foto©Jorge Gonçalves

O elenco do espetáculo conta com Isabel Muñoz Cardoso, Rita Durão, Rúben Gomes, Tiago Matias e Vânia Rodrigues. A peça vai estar em cena às quartas-feiras e ao sábado às 19h00; às quintas e sextas-feiras, às 21h00; e ao domingo, às 16h00. No dia 15 de novembro (sexta-feira) haverá uma conversa pós-espetáculo e a sessão de 17 de novembro (domingo) inclui tradução em Língua Gestual Portuguesa. O valor dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.


Informações

Datas: 14 de novembro a 1 de dezembro de 2019

Local: Teatro Nacional São João, Porto

Horários: Quartas-feiras e ao sábado às 19h00 | Quintas e sextas-feiras, às 21h00 | Domingo, às 16h00

Bilhetes: 7,50 a 16 euros.

cardapio.pt @ 13-11-2019 17:50:34


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro