"Conto Contigo – Contos de Mulheres" estreia em Vila Real
Atual, intimista e necessário. Assim é o novo espetáculo da Peripécia Teatro, que se insere no projeto Lua Cheia – Arte na Aldeia. "Conto Contigo – Contos de Mulheres", nasceu da vontade de dar mais atenção à visão narrativa das escritoras do norte de Portugal – muitas vezes ignoradas e esquecidas – que apresentam histórias contadas com talento e originalidade. Com estreia marcada para esta quarta-feira, 8 de março – dia de Lua Cheia e, coincidentemente, o Dia Internacional da Mulher –, às 21h00, o espetáculo terá novas apresentações nos dias seguintes (9 e 10 de março), no mesmo horário.
cardapio.pt @ 6-3-2023 17:12:12
Júlia Ribeiro foi a autora transmontana escolhida para apresentar contos que, até então, só se encontravam em livro. “A Guerra” e “Ricocó” são as histórias que se irão estrear na Sala Peripécia – a casa da Peripécia Teatro –, no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, em Vila Real. Estes contos levantam a discussão de dois temas da atualidade: a guerra e a violência contra as mulheres.
Interpretado por Patrícia Ferreira e com música ao vivo de Rui Fernandes, Conto Contigo – Contos de Mulheres tem como encenador Luís Blat e é uma coprodução da Peripécia Teatro, Espaço Miguel Torga e do Município de Sabrosa. O espetáculo, que está na fronteira da narração com a representação teatral, irá manter uma relação de proximidade entre a atriz e o espectador, sendo que este é um dos aspetos que a companhia tem sempre em conta, mantendo presente, também, o objetivo de dinamizar a cultura para a comunidade rural, de forma a criar rotinas de proximidade entre a população e fazer chegar a arte a todos. Os bilhetes já se encontram à venda e têm o valor de cinco euros.
Com estreia marcada para esta quarta-feira, 8 de março – dia de Lua Cheia e, coincidentemente, o Dia Internacional da Mulher –, às 21h00, o espetáculo terá novas apresentações nos dias seguintes (9 e 10 de março), no mesmo horário. A sessão de 9 de março do Conto Contigo – Contos de Mulheres será pioneira – no universo de criações da Peripécia Teatro – no que toca à inclusão de pessoas surdas e com deficiência visual, visto que irá ter tradução para Língua Gestual Portuguesa e adaptações para que o público invisual consiga desfrutar totalmente do espetáculo. Já no dia 10 de março, os espectadores poderão contar com serviço de babysitting, resultado de uma parceria entre a companhia, a Associação Brincar e a Associação Cultural e Recreativa Camilo Castelo Branco. O babysitting terá o custo de 10 euros por criança (mais cinco euros por irmão) e ocorrerá na Associação Cultural e Recreativa Camilo Castelo Branco.
Arte na Aldeia em todas as noites de Lua Cheia
O Lua Cheia – Arte na Aldeia, iniciativa promovida pela Peripécia Teatro, desde 2014, e que nos anos anteriores aconteceu no formato de festival, irá apresentar todos os meses, em todas as noites de Lua Cheia, espetáculos. Serão, no total, 17 apresentações, de 11 espetáculos diferentes, ao longo do ano, que prometem, como habitualmente, “colocar a arte em diálogo com o território e as pessoas que lhe estão mais próximas”.
Como novidade, a Peripécia Teatro não irá acolher uma, mas sim duas residências artísticas, a decorrer no verão. Delfim Ruas, ilustrador e artista visual, será o primeiro a estrear-se na Sala Peripécia, a 2 de julho. Já José Cruzio, artista visual, irá pisar o palco da Peripécia Teatro a 1 de agosto. No fim da residência de cada artista, serão inauguradas e expostas as obras que resultarem das mesmas, num local a definir, pelo próprio artista.
Destaque-se, ainda, que este será o primeiro ano em que a Peripécia Teatro adota medidas mais inclusivas no que toca à acessibilidade dos espetáculos. Em todos os momentos que fizerem sentido haverá a tradução de récitas para Língua Gestual Portuguesa e a adaptação dos espetáculos para pessoas com deficiência visual. A partir do protocolo realizado com a delegação de Vila Real da ACAPO serão, também, fornecidos todos os materiais necessários para fazer chegar o suporte adequado a invisuais. Brevemente, estarão disponíveis, também, todas as condições necessárias para que as pessoas de mobilidade reduzida assistam aos espetáculos.
Informações
Datas: 8 a 10 de março
Local: Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, Vila Real
Horário: 21h00
cardapio.pt @ 6-3-2023 17:12:12
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro