3/10/2024 a 9/10/2024 Documentário da Peripécia Teatro chega ao cinema

De 3 a 9 de Outubro

O documentário Operário Amador, produzido pela Peripécia Teatro – companhia com sede em Vila Real –, tem a sua estreia nacional marcada para o dia 3 de outubro, depois de ter sido concluído em 2021. Fazendo parte de um ciclo criado pela Peripécia, que integra também o espetáculo A Peça (em 4 Turnos), o documentário chega, pela primeira vez, a uma sala de cinema, estreando-se em Alvalade, no Cinema City. 

cardapio.pt @ 16-9-2024 19:00:03

Até 9 de outubro, os espectadores têm a oportunidade de ficar a conhecer de perto a história dos operários que fundaram uma das companhias de teatro amador mais reconhecidas do Norte do país, Teatro Construção, “viajando” pelo terreno e pelas épocas anteriores e posteriores ao 25 de Abril, que inspiraram a sua criação.

“Saí à procura desses lugares e desses operários. À procura dos comunistas ou dos progressistas, como alguns lhes chamavam na altura”. As palavras são de Sérgio Agostinho, diretor artístico da Peripécia Teatro e narrador do documentário. O também ator partiu numa viagem ao terreno humano que viu germinar a sua paixão pelo teatro e que é fortemente “contaminado” pela memória do seu pai e de mais alguns operários têxteis que, na década de 70, fundaram a companhia Teatro Construção.

Com sede em Joane, uma vila do município de Vila Nova de Famalicão, esta companhia de teatro amador tornou-se numa referência nos anos 80, sobretudo devido ao desenvolvimento do Festival de Teatro Construção, que viria a ser um dos maiores festivais de teatro da região Norte. É precisamente com base nestas memórias e nos relatos de alguns dos membros fundadores que o documentário é construído, explorando o trabalho, muitas vezes pouco valorizado, do teatro amador, assim como a vertente mais íntima dos operários do Vale do Ave.

No dia da estreia nacional, o Cinema City vai ainda receber a presença dos criadores do documentário, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho, assim como de Ramón De Los Santos, realizador, que no final da sessão vão promover uma conversa com o público. A sessão de estreia está marcada para as 19h00 e preço do bilhete para assistir ao documentário de 7,80 euros.

A Peça (em 4 Turnos): refletir sobre o processo de criação artística

É uma “peça” dentro de uma “peça”, num exercício de colocar o teatro a refletir sobre o teatro. O espetáculo A Peça (em 4 Turnos) surge como resultado do documentário Operário Amador, assumindo-se como a segunda parte de um ciclo criado pela Peripécia Teatro. Depois de se ter estreado em 2022 e de ter passado por várias localidades do país, a produção continua em digressão, contando, até ao final do ano, com mais quatro récitas.

Ainda em setembro, a Peripécia Teatro apresenta o espetáculo no Centro Cultural de Carregal do Sal, no dia 28, às 21h30. No dia anterior, o mesmo local recebe a projeção, do documentário Operário Amador, também às 21h30. Depois, já em outubro, o espetáculo seguirá para a Benedita (Centro Cultural Gonçalves Sapinho), no dia 5, chegando à Maia (Fórum da Maia), no dia 6, e culminando, no dia 11, com duas récitas no Auditório Municipal de Saborosa, uma delas para público escolar.

cardapio.pt @ 16-9-2024 19:00:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro