25/10/2024 a 26/10/2024 "TOCAS", concerto-performance pela Companhia Caótica, estreia no CCB

Em cena nos dias 25 e 26 de outubro

A Companhia Caótica estreia a sua nova criação, TOCAS, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O espetáculo integra a programação da 14.ª edição do Festival Big Bang, nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, e convida o público para uma experiência poética e sensorial, sem o uso de palavras. Em TOCAS, dois músicos-performers, António-Pedro e Alban Hall, ocupam o espaço cénico junto ao público, dissolvendo a fronteira entre palco e plateia. O espaço transforma-se numa toca partilhada, onde a música, o movimento e a cenografia trabalham em diálogo para criar uma atmosfera de proximidade e partilha.

cardapio.pt @ 9-10-2024 14:42:53

Da música à reflexão sobre o lar e o afeto

O espetáculo nasceu do desejo de António-Pedro, compositor de muitas bandas-sonoras para teatro, dança e cinema, de criar um espetáculo a partir da música, invertendo o caminho habitual de se trabalhar a banda-sonora a partir de uma narrativa. O que começou como uma investigação musical foi depois atravessado pelas vivências pessoais de António-Pedro e Caroline Bergeron, cofundadores da Caótica, como a perda da casa que arrendavam em Lisboa, o que despertou reflexões sobre o que significa ter ou não uma casa, num contexto mais amplo da grave crise de habitação que afeta o país.

Uma experiência sem palavras para fazer sentir

Sem uma narrativa verbal, TOCAS entrelaça múltiplos imaginários evocados pela ideia de toca – uma casa, o toque do afeto, o tocar de um instrumento, o ser tocado por alguém ou alguma situação – e propõe uma experiência artística que convoca o sensorial e a imaginação. “Criar um espetáculo sem palavras é provocar o sensível e o simbólico, abrir espaço para a liberdade de fruição. 

Queremos expandir a compreensão daquilo que se vê para além do racional, com um espetáculo que é mais sobre fazer sentir do que fazer perceber”, conta a encenadora e codiretora artística Caroline Bergeron.

Dirigida a todos os maiores de 3 anos, a criação terá sessões para escolas na sexta-feira 25 de outubro (10h e 12h), e apresentações para famílias e demais pessoas interessadas, no sábado 26 de outubro (11h e 13h30).

Ficha artística e técnica

Direção artística: António-Pedro e Caroline Bergeron Música, cocriação e interpretação: António-Pedro e Alban Hall Encenação: Caroline Bergeron

Cenografia: Sara Franqueira Desenho de Luz: Melânia Ramos Orientação vocal: Manon Marques Direção de produção: João Moreira Comunicação: Julia Medina Difusão: Linda Campos Residências: CRL - Central Elétrica e OSSO Colectivo

Agradecimentos: Andrea de Paula, Graça Passos e Moz Carrapa Coprodução: CCB / Fábrica das Artes

A Caótica conta com o apoio da República Portuguesa-Cultura/DGArtes Direcção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Lisboa.

cardapio.pt @ 9-10-2024 14:42:53


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro