28/11/2024 a 2/12/2024 As Ressuscitadas: peça que retrata cumplicidade entre mulheres
Estreia no dia 28 de novembro e estará em cena até dia 8 de dezembro
As Ressuscitadas, a mais recente peça da Companhia de Teatro de Sintra - Chão de Oliva, com encenação de Susana C. Gaspar, Paula Pedregal e Nuno Correia Pinto, estreia já na próxima quinta-feira, 28 de novembro, na Casa de Teatro de Sintra. O texto é de Miguel Falcão, vencedor do Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas 2022, promovido pelo município de Sintra com a colaboração do Chão de Oliva. A peça, enquadrada no ciclo “Geografia da Resistência”, a que o Chão de Oliva se tem dedicado neste ano de 2024, tem como foco a resiliência e superação de duas mulheres que saem das sombras e da violência de que são vítimas. Os momentos de maior intensidade do espetáculo são contrastados com momentos mais leves, onde a cumplicidade das mulheres é destacada.
cardapio.pt @ 26-11-2024 15:46:43
“Este espetáculo aborda um tema ainda muito presente na nossa sociedade contemporânea: a violência de género e a misoginia numa cultura muito patriarcal” refere a direção artística do Chão de Oliva. “No entanto, com esta peça também levamos a palco a força da cumplicidade e entreajuda entre mulheres, acompanhadas de referências estéticas do expressionismo e de autores como Samuel Beckett, num exercício de desconstrução de estereótipos”, acrescenta.
Esta é a primeira vez que os três codiretores artísticos do Chão de Oliva - Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar - se unem na criação de um espetáculo enquanto encenadores e atores. Luís Santos, artista plástico e cenógrafo, e Pedro Branco, músico e compositor, estão responsáveis pelos ambientes físicos e sonoros do espetáculo. O desenho de luz é de Rui Seabra e a direção de atores de Susana Arrais.
A peça estreia dia 28 de novembro e estará em cena até 8 de dezembro, com apresentações de quinta a sábado, às 21h30, e aos domingos às 16h.
Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou na página da bilheteira do Chão de Oliva, e têm um custo de 7,50€. Os descontos disponíveis podem ser consultados na bilheteira online.
O Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas é promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em parceria com o Chão de Oliva. O texto vencedor, para além do prémio monetário, é levado a cena por uma das companhias residentes do Chão de Oliva, estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Sintra.
cardapio.pt @ 26-11-2024 15:46:43
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro