16/4/2026 a 3/5/2026
SILA: peça de marionetas sobre alterações climáticas no Ártico e cultura Inuit estreia em Portugal
Casa de Teatro de Sintra recebe espetáculo de 16 de abril a 3 de maio
A partir de 16 de abril, a Casa de Teatro de Sintra acolhe a estreia nacional de SILA, encenada por Nuno Correia Pinto, a partir do texto da dramaturga Chantal Bilodeau, cuja obra se debruça sobre a relação entre a arte e a crise climática. Combinando marionetas, atores, máscaras e multimédia, a criação do Fio d’Azeite - Grupo de Marionetas do Chão de Oliva aborda o impacto das alterações climáticas no Ártico, em particular na cultura indígena Inuit.
cardapio.pt @ 9-4-2026 11:59:07
A peça está integrada no ciclo temático “Ecogeografias”, a que o Chão de Oliva se está a dedicar em 2026 e no qual a associação cultural se propõe a um estudo da terra enquanto espaço físico, político e simbólico, onde a arte e a natureza se cruzam e se interrogam mutuamente.
Com tradução de Sónia Pinho, SILA conta com a interpretação de Inês Zaradzay, Miguel Moisés, Nuno Correia Pinto e Susana João. As marionetas estão a cargo do artista plástico Jorge Cerqueira e a música original é da autoria de Carlos Bastos. O desenho de luz e vídeo mapping está a cargo de Ton Bonassa, com videografia de Marlene Barreto e animação vídeo de Rui Cardoso.
“A encenação de SILA, um texto marcado pela sua sensibilidade e pela reflexão que suscita, é fundamental num momento em que o impacto das alterações climáticas se intensifica, particularmente nas comunidades indígenas do Ártico. Com este espetáculo, e com o ciclo Ecogeografias, procuramos criar uma ligação entre essas realidades e o público, promovendo o debate sobre um tema cada vez mais urgente na atualidade” afirma Nuno Correia Pinto, encenador da peça SILA.
A peça estará em cena até 3 de maio, com apresentações de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra. É também possível reservar atempadamente através do telefone (21 923 37 19). Os bilhetes têm um custo de 8€ (valor normal) e de 6€ com desconto, para grupos de mais de 5 pessoas; menores de 25 anos; maiores de 65 anos; profissionais e estudantes de Artes Performativas.
SILA é uma criação apoiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Sintra.


cardapio.pt @ 9-4-2026 11:59:07
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro