Sebenta da Quarentena - Atividades artísticas para combater isolamento

Os idosos, apesar de representarem o principal grupo de risco Covid-19, especialmente, no que diz respeito ao risco de morte, também estão a ser assolados por um isolamento psicológico e social ainda maior do que normalmente já acontece. Isolamento partilhado por quase toda a população, neste momento, e que os responsáveis pela plataforma artística Mistaker Maker querem ajudar a minimizar utilizando a ferramenta com que trabalham diariamente: A ARTE.

cardapio.pt @ 2-4-2020 15:21:26

Para Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker, este é um tema especialmente próximo.
Tal como na altura em que lançou o workshop de street art para idosos - Lata 65 - também agora, juntamente com um grupo de 40 artistas, decidiu atuar, contribuindo, de forma voluntária, para a inclusão e acompanhamento dos mais idosos neste momento tão difícil.

O desafio lançado pela Mistaker Maker aos vários autores foi simples:
criar ‘algo’ capaz de despertar empatia num idoso, de arrancar um sorriso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo ou de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estão a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar de si. 

40 autores de várias áreas e backgrounds artísticos: ilustradores, artistas plásticos, calígrafos, escritores, artistas urbanos, arquitetos aceitaram o desafio e criaram a SEBENTA DA QUARENTENA | 40 ideias para aproveitar o tempo.

Desta iniciativa participam autores como ±MaisMenos±, Aheneah, AkaCorleone, André Letria, José Lourenço, Mariana a miserável, Nevesman (autor da capa), Pantónio, entre muitos outros – lista completa no fim do documento.

Esta Sebenta da Quarentena, apresenta-se assim como um compêndio de ilustrações para pintar, com histórias, mensagens, 'inícios de conversa', quebra-cabeças, palavras ilustradas, ‘novas formas de comunicação’ entre idosos e o mundo, entre avós e netos. Mensagens que nas suas mais variadas formas podem iniciar um contacto, conversação, uma aproximação, mas também ser enviadas / trocadas pelas compras ou entregas que são feitas em nas casas destes idosos por voluntários, etc.

No fundo, a Sebenta reúne conteúdos capazes de ocupar o tempo e alimentar a alma dos que enfrentam uma enorme solidão.

Pretende-se que esta Sebenta seja impressa e distribuída gratuitamente pelos idosos que têm apoio das Juntas de Freguesia a nível nacional através de voluntários, mas a Sebenta também está disponível online em sebentadaquarentena.com, um website especialmente criado para o efeito no qual é possível descarregar este conteúdo para que as pessoas (incluindo os mais idosos) que têm acesso às novas tecnologias possam também participar deste movimento de inclusão associada às artes.

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, construída integralmente através de doações da própria Mistaker Maker, dos autores e das empresas que se associaram a este projeto sendo que os organizadores da Sebenta da Quarentena esperam ver o número de instituições associadas e território coberto pela ação crescer durante as próximas semanas.

A equipa Mistaker Maker incentiva também que as pessoas partilhem nas redes sociais, caso tenham acesso a essas ferramentas, os conteúdos que forem criando utilizando a hashtag #sebentadaquarentena. Se isso não for uma possibilidade, podem sempre enviar os conteúdos à equipa Mistaker Maker através do website Sebenta ou redes sociais para que os organizadores desta iniciativa possam partilhar os resultados desta iniciativa publicamente, incentivando, também desta forma, a inclusão.


Os Autores da Sebenta

±MaisMenos±
Adamastor
Aheneah
AkaCorleone
Ana Aragão
Ana Seixas
André da Loba
André Letria
António Jorge Gonçalves
Bárbara R.
Catarina Glam
Clara Não
Cláudia Guerreiro
Francis. co
GonçaloMar
Halfstudio
Hugo Makarov
João Fazenda
João Varela
José Lourenço
Júlio Dolbeth
Laro Lagosta
Los Pepes Studio
Malibu Ninjas
Mantraste
Mariana a miserável
Mariana PTKS
Mariana Rio
Marta Monteiro
mynameisnotSEM
Nevesman
Nicolau
Nuno Sarmento
Oker
Pantónio
Samina
Tamara Alves
Tiago Galo
Vasco Costa
Walking Fearless

Parceiros/Apoios

Sara Does PR _ agência de comunicação
Viarco _ material de pintura e desenho para acompanhar a Sebenta
Graph & Co. _ gráfica área Covilhã
Publirep | Publicidade & representações, Lda. _ gráfica área Lisboa
Paço Print _ gráfica área do Porto
 
O projeto Sebenta da Quarentena continua à procura de mais empresas que se associem à iniciativa, para a Sebenta poder chegar a mais idosos. Os contactos devem ser feito via Website Sebenta da Quarentena.


Manifesto

Esta Sebenta da Quarentena não é um bloco de rascunhos (mas poderá vir a ser!).
Esta Sebenta da Quarentena não é um livro de instruções (apesar de lhe deixarmos algumas). 
Esta Sebenta da Quarentena não é uma enciclopédia, na qual encontramos todas as respostas fechadas (sendo que para isto que estamos a passar, ainda ninguém as tem!).
Esta Sebenta da Quarentena também não é um caderno de exercícios (se bem que alguns o farão exercitar bastante o corpo e a mente!). 
Esta Sebenta da Quarentena não é uma mera sebenta com ideias de como aproveitar muito bem o seu tempo, durante os próximos dias na sua casa. 
Esta Sebenta da Quarentena é sim, a forma mais simples e sentida que nós (40 autores e mais alguns) arranjámos, de lhe dizermos que nos preocupamos consigo (sim consigo!). 
Esta Sebenta da Quarentena foi o modo que arranjámos, de ao longe, espalhados um pouco por todo o País, lhe dizermos que estamos por perto, bem perto de si!

cardapio.pt @ 2-4-2020 15:21:26


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design