1/12/2019 a 21/12/2019 "O Dia Mais Curto 2019" leva curtas-metragens a 28 localidades

Pelo sétimo ano consecutivo, Portugal celebra "O Dia Mais Curto" do ano com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país durante o mês de dezembro.

cardapio.pt @ 2-12-2019 12:46:41

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o dia mais curto do ano anuncia a chegada do Inverno no hemisfério norte do globo terrestre. Se marca um momento, o Solstício de Inverno, em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, pretende-se que este seja também um momento em que estamos mais perto do cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia tem alcançado uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. 

A Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção - cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros - em 28 localidades: Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Pico), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu.

Neste ciclo de cinema, que decorre desde o início de dezembro, culminando no dia 21 do mesmo mês, as curtas-metragens serão exibidas em diferentes locais de projeção, dos mais tradicionais aos mais inesperados, desafiando a criatividade dos programadores. Para além das sessões em sala, "O Dia Mais Curto" vai ser assinalado nos transportes públicos com exibições no Metro do Porto, nos aviões de longo curso da Tap Air Portugal (TAP), em espaços culturais como o Museu Nacional Dos Coches, num estabelecimento prisional e num centro educativo. À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP2, Canal 180 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na plataforma Filmin. O Dia Mais Curto será também celebrado por alunos de diferentes graus de ensino e em instituições de solidariedade social.

A Agência da Curta Metragem dispõe de cinco programas de curtas-metragens, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes portugueses ou internacionais, de diferentes géneros, aos quais se juntam programações próprias das entidades que se associaram à iniciativa - “Curtas do Mundo”, “Novas Curtas Portuguesas”, “20 Anos da Agência”, “Amiguinhos” e “Curtinhas para Todos”. Paralelamente a estes cinco programas, existirá também espaço para a programação mais particularizada, como é o caso dos “Programas Especiais”, cujas sessões são elaboradas pela equipa de programação da Agência e dedicadas a uma temática específica ou realizador, segundo os critérios da entidade exibidora. Pretende-se que O Dia Mais Curto seja também um evento particular que suscite a organização de exibições especiais de cinema.

A programação completa da 7.ª edição d’O Dia Mais Curto pode ser consultada em www.odiamaiscurto.curtas.pt. Os bilhetes, à venda nos locais das sessões, variam entre a entrada gratuita e os 5,00 euros.


Informações

Datas: 1 a 21 de dezembro de 2019

Locais: Vários (Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Pico), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu"

Bilhetes: Até 5 euros

Mais informaçõeshttp://www.odiamaiscurto.curtas.pt

cardapio.pt @ 2-12-2019 12:46:41


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema