Canal Odisseia associa-se à Cimeira do Clima com a estreia de "Make the World Greta Again"

O canal Odisseia estreia no próximo dia 12 de dezembro ‘Make the World Greta Again’, um documentário centrado na figura de Greta Thunberg, a jovem ativista sueca conhecida mundialmente pela sua luta contra as alterações climáticas. Como complemento desta estreia, a app gratuita Odisseia VR estreia a nova secção ‘Especial Conferência do Clima 2019’ com clips exclusivos em 360º que mostram os efeitos das alterações climáticas.  

cardapio.pt @ 4-12-2019 15:50:07

Produzido pela VICE, ‘Make the World Greta Again’ segue Greta e o movimento que surgiu graças à sua luta, Friday’s for Future. Este movimento juvenil global procura pressionar os governos para que tomem as medidas necessárias para salvar o nosso planeta. A adolescente de 16 anos envolveu-se nesta causa em agosto de 2018, quando começou a faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar sozinha em frente ao Parlamento da Suécia como forma de reivindicação. Este gesto singular deu origem a uma luta que se tornou audível em fóruns internacionais tão notáveis como a ONU, onde Thunberg apresentou um comovente discurso no mês de setembro na Conferência sobre a Ação Climática.

O documentário acompanha ainda Greta durante os preparativos para o que se tornou no maior protesto da História, uma manifestação à escala mundial na qual participaram 1.6 milhões de estudantes de mais de 125 países. Embora cada país tenha seguido o seu próprio caminho, muitos destes grupos de estudantes têm em comum o serem dirigidos por mulheres jovens.

Ao longo do documentário, os espectadores podem acompanhar os trabalhos de coordenação destas ativistas nos seus respetivos países e o tratamento que recebiam por parte de políticos condescendentes que pareciam mais preocupados com o seu absentismo escolar do que com a crise climática.  

cardapio.pt @ 4-12-2019 15:50:07


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema