David Fincher é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo.

David Fincher é o “Realizador do Mês” do Canal Cinemundo. A partir das 22:00, os domingos de 8 a 22 de Dezembro serão reservados para desvendar alguns dos mistérios mais marcantes assinados pelo cineasta norte-americano. 

cardapio.pt @ 5-12-2019 09:18:00

7 Pecados Mortais (1995)

7 Pecados Mortais (1995)

Há que abrir a mente para entrar neste especial repleto de quebra-cabeças onde o espectador terá oportunidade de deixar a neura de lado para assistir ao inexplicável. A Cinemundo exibirá um conjunto de três dos enigmas mais icónicos de um verdadeiro mestre do cinema: 7 Pecados Mortais, Clube de Combate e ainda O Estranho Caso de Benjamin Button.

Como qualquer nome inscrito na história da realização em cinema, Fincher é exímio no que toca à forma. É transversal a qualquer um dos seus filmes a preocupação por moldar o tempo, comportamentos de personagens, a luz ou esses argumentos que têm o poder de deixar até o espectador mais perspicaz de queixo caído. Porém, estas preocupações estarão sempre ao serviço de um conteúdo: o cineasta norte-americano convida o espectador a assistir a determinados eventos, a encontrar uma mensagem e decidir como é que se quer posicionar em relação a ela. Um filme de Fincher não acaba no último minuto, termina numa análise que contempla os mais pequenos pormenores.

A rubrica deste mês abre com o emblemático filme dos anos 90, que acendeu a disputa entre as “majors” pelo realizador norte-americano. O filme 7 Pecados Mortais (1995) conta com muitas virtudes, desde logo com um elenco de luxo que reúne Brad Pitt (numa representação marcante, que o terá levado a afirmar que é o mais próximo que esteve de um filme perfeito), Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey e Morgan Freeman. Num clima verdadeiramente angustiante, com um tom opressivo do início ao fim, criado por um jogo de luz enigmático, a dupla de detetives William Somerset e David Mills terá que perseguir um misterioso assassino em série que usa os sete pecados mortais como mote para os seus crimes. Muito curioso é o facto de nunca ser referido o nome da cidade onde a ação decorre. O espectador está perante qualquer cidade moderna: apática, indiferente à perda de valores.


Clube de Combate (1999)

Clube de Combate (1999)

No contexto da rubrica, o Canal Cinemundo exibe um outro filme intemporal. Sim, trata-se do emblemático Clube de Combate (1999) que celebra este ano o seu 20.º aniversário. Numa estética que remete para a Pop Art, David Fincher apresenta uma adaptação ao cinema da obra literária de Chuck Palahniuk: um homem que sofre de insónias crónicas, desesperado por fugir à sua vida monótona, conhece Tyler Durden, um carismático vendedor de sabonetes com uma filosofia distorcida. Juntos vão frequentar um Clube de Combate secreto, que se vai desenvolver de forma completamente inesperada. A existência do clube parece resultar de um enorme vazio existencial: “Fomos educados pela televisão para acreditarmos que um dia seríamos milionários e deuses dos filmes e estrelas de rock. Mas não vai acontecer.”, diz-nos ironicamente Brad Pitt a dada altura do filme. Quando a vida é vivida de maneira tão superficial só há uma escapatória possível, só há uma coisa que pode mover as pessoas: uma correria constante contra a monotonia.


O Estranho Caso de Benjamin Button (2008)

O Estranho Caso de Benjamin Button (2008)

O especial “Realizador do Mês” termina com o filme O Estranho Caso de Benjamin Button, o drama que valeu a David Fincher uma nomeação para o Óscar de Melhor Realizador. Benjamin Button tem uma história muito peculiar: este homem nasce com um corpo com 80 anos e, ao longo do tempo, vai regredindo na idade. O filme gira em torno da história de vida desta estranha personagem protagonizada por Brad Pitt, tendo como grande foco o romance com Cate Blanchett. Dadas as circunstâncias, a relação entre os dois tem os dias contados e não poderá durar. É muito forte o que espectador sente ao ser confrontado com a transitoriedade da vida. No final, resta-lhe ficar a pensar sobre o que é que pode ou não sobreviver à passagem do tempo.


cardapio.pt @ 5-12-2019 09:18:00


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema