IndieJúnior Allianz 2020 - Festival de Cinema Infantil e Juvenil regressa ao Porto

O IndieJúnior Allianz - Festival de Cinema Infanto-juvenil regressa ao Porto entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020 para a sua quarta edição. São seis dias com uma programação recheada de sessões de cinema, oficinas, conversas e outros atividades destinadas a famílias e escolas.

cardapio.pt @ 22-1-2020 12:34:00

Do foco na animação canadiana com uma retrospectiva sobre o trabalho de Norman McClaren, das primeiras sessões de cinema com pais no regresso do Cinema de Colo, até às sessões especiais a bordo do carro eléctrico, são vários os desafios para descobrir e acompanhar na edição 2020 do maior festival de cinema dedicado aos mais novos a norte do país. E porque os caminhos do Indiejúnior Allianz se fazem também na discussão dos temas que marcam o crescimento, este ano há atenção particular ao ambiente, ao cuidado com os animais e à sexualidade, temas presentes não só na programação de filmes, mas também nas oficinas, debates e actividades paralelas.

"A Extraordinária Viagem de Marona"

"A Extraordinária Viagem de Marona"

Este ano, o destaque vai para a competição internacional de longas metragens, reforçada com a apresentação de três filmes que, em diferentes linguagens, trazem novas histórias e propostas visuais que possam ser uma divertida alternativa ao circuito audiovisual comercial. 

Começamos pela história de vida de Marona (A Extraordinária Viagem de Marona), uma cadela que cresceu entre os amores e desamores dos humanos em Paris.  "No fim dos seus dias de cadela, reflecte sobre aqueles que amou incondicionalmente ao longo da sua vida. Dos seus dias de cachorrinha até ao seu último suspiro, a vida de Marona é uma lição de amor". Um filme de Anca Damian para todas as idades que vai ser exibido no sábado, 1 de fevereiro, às 21h15, no Grande Auditório do Teatro Rivoli.


Jacob, Mimmi e os Cães Falantes

Jacob, Mimmi e os Cães Falantes

Também centrada no mundo animalJacob, Mimmi e os Cães Falantes acompanha a luta de dois primos pela manutenção do parque local. 

"Jacob vive na cidade e sonha em tornar-se arquitecto tal como o seu atarefado pai. Ele passa muito tempo a desenhar edifícios e a sonhar alto. Um dia, o pai tem de viajar em trabalho por mais tempo do que o costume. Por isso, Jacob tem de passar a semana inteira com a sua prima mandona, Mimmi, e com o pai dela, Eagle, um ex-pirata, no subúrbio histórico de Riga que se chama Maskachka. Assim que Jacob chega, descobrem que o parque local está prestes a ser transformado em arranha-céus pela mão de um ganancioso homem de negócios. Jacob e Mimmi decidem acabar com o projecto. Mas só o conseguem fazer com a ajuda de uma matilha de cães locais que... conseguem falar!"

O filme de Edmunds Jansons vai ser exibido no Grande Auditório do Teatro Rivoli às 18h00.

Uma Colónia

Uma Colónia

Por sua vez, Uma Colónia, retrata as subtilezas das relações sociais entre jovens, contando a história de um grupo de adolescentes e da sua procura por um sítio onde podem, simplesmente, ser eles próprios. 

"Camille passeia pelo campo enquanto fala com sapos e galinhas, navega pela vida como uma alma tranquila. Mas para a sua irmã mais velha, a introvertida Mylia, as coisas são mais complicadas. Mylia está perdida entre as incertezas da sua vida familiar, a atmosfera superficial da nova escola e as primeiras experiências em festas. É Camille que acaba por apresentar Mylia a Jimmy. O rapaz da reserva Abenaki é diferente e encoraja-a a libertar-se. Sem julgar e com uma demonstração delicada das subtilezas das relações sociais, o filme conta a história destes jovens adolescentes e da sua procura por um sítio onde podem, simplesmente, ser eles próprios."

A exibição do filme está marcada para a sexta-feira, 31 de janeiro, às 21h30, na Casa das Artes.


O Clube dos Poetas Mortos

O Clube dos Poetas Mortos

Ainda no capítulo das longas metragens, recuperação para o grande ecrã dos clássicos A Quimera do Ouro, E.T. - O Extraterrestre e O Clube dos Poetas Mortos, na secção O Meu Primeiro Filme. Na cerimónia de encerramento do festival, O Barco, de Buster Keaton será musicado ao vivo por alunos da Associação Porta-Jazz.

No programa especial de sessões dedicadas a toda a família, Arriscar é Preciso!, a sábado dia 1 de fevereiro no Rivoli, com uma sessão de curtas metragens, onde se propõe uma ida à floresta de neve, um longo dia numa praia cheia de gente e uma lição de bicicleta. No mesmo dia, pela tarde, A Nossa Família é vista sobre todos os prismas, numa sessão que de curtas metragens que olha as particularidades de diferentes seios familiares. E porque ir ao cinema é colocar Todos a bordo, no dia 2 de fevereiro, domingo, cabem todos numa sessão de cinema que conta com astronautas, animais a despedirem-se do outono ou uma mergulhadora que nos leva ao mais profundo dos mares.

Andar de Bicicleta

Andar de Bicicleta

Comprometido com o trabalho que iniciou com as escolas nas suas últimas edições, o IndieJúnior Allianz volta a integrar sessões de cinema programadas por alunos portuenses, no regresso do ciclo Eu Programo um Festival de Cinema. Também realizada em parceria com as instituições de ensino, inaugura durante o festival a exposição, Ecos de Viagem, com  trabalhos plásticos de alunos do pré-escolar e do 1ºciclo da OSMOPE, inspirados nas imagens e mensagens do programa de curtas metragens Ser Pequenino + 3 anos.

Nas actividades paralelas, o programa deste ano propõe oficinas de culinária com chocolate, construção de brinquedos, animação e desenho. Dia 30 janeiro, às 18h30, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebe um debate em torno do tema O desafio de falar sobre sexo com os mais novos, com participação de Ana Rocha, Pedro Fernandes e Filipa Bizarro e moderação a cargo de Graça Lacerda. A partir de Preliminares, de Anne van Campenhout, um documentário divertido e descomplicado sobre como é feita a educação sexual numa escola da Holanda, será lançada uma conversa com a intenção de chegar a respostas que contribuam para uma melhor relação com a educação sexual, entre pais e filhos, escola e alunos.

Os bilhetes para o IndieJúnior Allianz - Festival de Cinema Infanto-juvenil já estão disponíveis para compras através da rede da BOL (www.bol.pt). As sessões especiais de cinema no Museu do Carro Eléctrico já se encontram esgotadas. Mais informações e programa completo em indiejunior.com

Informações

Datas: 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020

Locais: Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto

Mais informaçõeshttp://www.indiejunior.com/

Siga o evento no Facebook

cardapio.pt @ 22-1-2020 12:34:00


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema