2/8/2020 a 9/8/2020 16.º FEST | Novos Realizadores, Novo Cinema

O FEST | Novos Realizadores, Novo Cinema está de regresso para a sua 16.ª edição a ter lugar de 2 a 9 de agosto em Espinho, Porto e Lisboa.

cardapio.pt @ 29-7-2020 15:28:29

Durante uma semana, mais de 230 filmes ocuparão a cidade de Espinho, polo central de uma edição que, pela primeira vez, se estende a Porto e Lisboa. Em Espinho, as sessões decorrem no Auditório da Junta de Freguesia e no cinema drive-in instalado no parque de estacionamento da Nave Desportiva. As extensões simultâneas às duas maiores cidades do país farão circular as longas em competição pelo Cinema Trindade e Cinema Ideal e as curtas pela Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto. 

A fechar a programação do certame, anuncia-se Games People Play, o mais recente trabalho da finlandesa Jenni Toivoniemi. Em estreia nacional, o filme acompanha as histórias e dinâmicas de um grupo de amigos fechados numa casa no campo, durante uma festa de aniversário. A exibição do filme marca o regresso de Toivoniemi ao FEST com a sua primeira longa-metragem, depois de o evento ter exibido a sua multi-galardoada curta-metragem  The committee.


Num ano em que a organização optou, por razões de segurança e preservação da qualidade, não agendar a vertente profissional do programa, o FEST centra força na sua proposta cinematográfica, numa selecção de filmes que tem como grande prioridade a mostra de novos e emergentes realizadores e novos cinemas. Prova disso as já anunciadas selecção de longas a competição e o foco no cinema Letão, e as agora reveladas sessões Fast Forward onde o evento continua a olhar os mais recentes trabalhos de cineastas que passaram pelas suas edições passadas. Grande destaque para o polaco Jakub Radej, vencedor do Lince de Prata em 2017, a regressar com Ricochets. Também de relevo as novas obras de Zgjim Terziqi, Dimitris Argyriou, Yotam Ben-David, Milda Baginskaitė e Tarek Roehlinger.

Numa continuidade do trabalho iniciado no ano passado, o FEST volta a trazer a Espinho algumas das obras nacionais que mais têm chamado a atenção dentro e fora de portas. Mistérios Negros de Pedro Lino, Cenas de uma vida amorosa de Miguel Afonso e Häuschen - a Herança de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins estão na lista de escolhas para a secção Portuguese Outlook. 

A programação completa para o evento, assim como os horários das sessões e preço de bilhetes pode ser consultada em detalhe em www.fest.pt

cardapio.pt @ 29-7-2020 15:28:29


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema