16/4/2022 a 16/4/2022
"Pelas Aldeias de Beja - Visitas guiadas pelo património" dá a conhecer a aldeia de Quintos
A iniciativa “Pelas Aldeias de Beja - Visitas guiadas pelo património” regressa no próximo dia 16, sábado, pelas 10:00, numa visita guiada na aldeia de Quintos.
cardapio.pt @ 11-4-2022 11:18:52
Depois do último passeio pela Cabeça Gorda é no sentido do Guadiana que continuamos a caminhar. Quintos é o destino e deste podemos prometer que nada ali será infernal, como conta a lenda, antes estaremos, certamente, mais próximos do paraíso. Assim pelo menos terá sido outrora, com as suas elogiadas flores a florir na Primavera e a iluminada paisagem que o rio enquadrava. Mas a paisagem transforma-se a cada dia e Quintos mudou muito ao longo do tempo, não apenas nos últimos anos. Por ali passaram povos e comunidades de diferentes vivências e é provavelmente a aldeia de Beja com mais vestígios arqueológicos representativos de diferentes épocas. Neste passeio de três horas guiados por José Pereira faremos o retrato desses vários tempos da aldeia e do seu território. Haverá tempo para contar a história de algum do seu casario e para uma caminhada até ao Monte dos Pizões, tudo isto entre histórias sobre o grande rio do sul e muitas curiosidades.
Segundo reza a tradição, no século XVI, no reinado de D. Manuel, foi criada a Casa do Infantado, posteriormente tornada numa das maiores instituições senhoriais do país e à qual Quintos terá ficado a dever seu nome, porque pagava àquela Casa o chamado quinto. Porém, há quem afirme que a origem etimológica de Quintos tem uma génese mais geográfica. Situada, em tempos antigos, no limite do território português, sendo alvo constante de ataques inimigos, a vida em Quintos tornava-se um autêntico inferno, levando a expressão de mandar alguém para “os quintos dos infernos” como parte do vernáculo popular.
Hoje, o inferno deu lugar à quietude e à beleza. E para celebrar a beleza da aldeia, ao mesmo tempo que dá a conhecer a sua riquíssima história, organiza-se uma visita guiada à aldeia.
As inscrições para o passeio poderão ser feitas por via eletrónica.
Pelas Aldeias de Beja é uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja que todos os meses convida à descoberta das nossas aldeias através de propostas de deambulação pelo edificado e lugares de memória.
Informações
Data: 16 de abril de 2022
Local: Quintos
Horário: 10H00
Inscrições: turismo@cm-beja.pt / 284311913
Mais informações aqui
cardapio.pt @ 11-4-2022 11:18:52
Clique aqui para ver mais sobre: Destinos