13/3/2015 a 13/3/2015
Centro Cultural Vila Flor acolhe um espetáculo “Cheio” de tudo o que cabe na imaginação
Na próxima sexta-feira, dia 13 de março, às 22h00, o Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe o espetáculo “Cheio” que mistura várias linguagens num mesmo lugar. O teatro-circo e a dança contemporânea encontram-se aqui para dar ao público um espetáculo cheio de tudo.
A Oficina @ 10-3-2015 11:09:32
“Cheio” é uma criação artística de Filipa Francisco e Thorsten Gruetjen que cruza as linguagens do teatro-circo e da dança contemporânea. É um espetáculo que parte da improvisação das técnicas utlizadas nas performances do teatro-circo (o malabarismo, a manipulação de objetos ou a interação com o público), desenhando novos movimentos coreográficos, na procura de um diálogo profícuo entre as linguagens do teatro-circo e da dança-teatro.
O espetáculo desenvolve uma narrativa à volta da construção de um clown, tendo como referências e inspiração, para a elaboração deste personagem, figuras do cinema e da performance como Charlot, Monsieur Hulot (Jacques Tati), o palhaço Grock ou os saltimbancos de Fellini. É uma criação partilhada pela coreógrafa Filipa Francisco e por Thorsten Gruetjen, cabendo a este último o papel de intérprete que, num solo, procura encontrar o seu clown: quando o seu corpo descobre os movimentos e os gestos dá-se a grande transformação. Este será um espetáculo que se suporta na evolução dos movimentos físicos e coreográficos do intérprete, na utilização de materiais e objetos de manipulação do quotidiano (sacos de papel, bolas e cana de pesca) e numa relação próxima com os espetadores.
Um intérprete que se transforma em clown. Um carrinho parceiro e cúmplice que guarda alguns objetos que se transmutam e ganham identidade própria. Objetos que são manipulados e utilizados de forma absolutamente inesperada. Podem tubos transformar-se em parceiro de um pas de deux? Pode um saco de papel ter peso suficiente para ser o fio condutor de um espetáculo? Em “Cheio” tudo pode acontecer e o público é convocado pelo intérprete a descobrir e explorar o seu processo de trabalho artístico.
Workshop desvenda os segredos da peça “Cheio”
No dia anterior à apresentação do espetáculo, 12 de março, às 21h30, na Sala de Ensaios do Centro Cultural Vila Flor realiza-se um workshop no âmbito do espetáculo “Cheio” onde serão abordadas as técnicas desenvolvidas e trabalhadas no contexto do processo criativo desta peça. As inscrições no workshop podem ser efetuadas no Centro Cultural Vila Flor ou no site www.ccvf.pt através do formulário de inscrição disponível online.
A Oficina @ 10-3-2015 11:09:32
Clique aqui para ver mais sobre: Centro Cultural Vila Flor - Notícias / Eventos