24/6/2015 a 29/7/2015
Grandes artistas plásticos expõem no Espaço Arte da Europa-América
O Espaço Arte da Livraria Europa-América na Avenida Marquês de Tomar em Lisboa, inaugura uma nova exposição com uma vernissage informal no dia 24 de junho, entre as 18h00 e as 21h00.
Primeira Imagem @ 17-6-2015 16:49:19
Nesta exposição, patente até 29 de julho, o Espaço Arte da Europa América reúne obras de cinco artistas portugueses contemporâneos. Os pintores Alfredo Luz, Gustavo Fernandes, e Henrique Gabriel juntam-se ao escultor João Limpinho, e ao fotógrafo José de Almeida criando uma exposição única, pela mescla de técnicas e abordagens estéticas apresentadas.
Nascido em 1951 em Riomeão o premiado pintor surrealista Alfredo Luz cria obras que transportam o espetador para o que designam como ‘realismo mágico’. O seu trabalho está representado em inúmeras coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.
Gustavo Fernandes, artista multifacetado e hiperrealista, é considerado por muitos como a revelação contemporânea. A sua obra, que integra diversas coleções particulares, públicas e institucionais, destaca-se pela presença de objetos, paisagens, pessoas e pormenores, que conferem um real toque hiper-realista.
Com um percurso iniciado nas artes gráficas, Henrique Gabriel dedica-se em exclusivo às artes plásticas no início da década de 2000. O seu trabalho artístico é fortemente influenciado pela sua faceta de peregrino, sendo as referências à mística do Caminho de Santiago uma constante nas suas obras. Réplicas de alguns dos seus trabalhos gráficos foram utilizadas nas capas de publicações, como ensaios sobre Agostinho da Silva ou na revista Nova Águia.
Nome incontornável na escultura portuguesa, João Limpinho é reconhecido pelos seus trabalhos em ferro, tendo várias obras em espaços públicos em localidades como Alpiarça, Sintra, Amadora ou Setúbal. O artista está também representado nas coleções de diversas empresas, instituições e muitos particulares.
Premiado pelo seu trabalho fotográfico José de Almeida considera-se um amante de fotografia. Natural de Lisboa, este artista plástico multidisciplinar é formado em artes gráficas e design, mas encontrou na fotografia, a área em que se desenvolveu a sua vocação.
Ao reunir esta panóplia de autores, o Espaço Arte pretende ”proporcionar aos seus visitantes uma imersão no trabalho de artistas portugueses contemporâneos. A possibilidade de reunir as obras destes artistas, de diversas disciplinas, é uma oportunidade para mostrar que a arte contemporânea nacional está de saúde e recomenda-se!”, refere Henrique Gabriel, Coordenador do Espaço Arte.
A inauguração da exposição contará com uma performance musical de Vítor Rua. Este músico, guitarrista e compositor, integrou em 1976 o grupo King Fisher's Band, primeiro como teclista e posteriormente como bandolinista, percussionista e cantor. Em 1980 é um dos fundadores do Grupo Novo Rock (GNR) com quem gravou os dois primeiros singles e o LP "Independança", para depois em 1982 conhecer Jorge Lima Barreto com quem forma o grupo Telectu.
A Galeria Espaço Arte convida à descoberta destes artistas, começando pela “vernissage informal” de inauguração da exposição, no dia 24 de junho a partir das 18h00 na Avenida Marquês de Tomar 1B, em Lisboa, e onde estarão à prova alguns vinhos e patês.
Primeira Imagem @ 17-6-2015 16:49:19
Clique aqui para ver mais sobre: Exposições