18/1/2020 a 18/1/2020 8.ª edição dos Encontros para Além da História em Guimarães

Os Encontros para Além da História estão de volta ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) a partir do dia 18 de janeiro. A 8.ª edição da iniciativa gira em torno da admirável obra do filósofo José Gil, ‘Caos e Ritmo’, para pensar os sortilégios e as tensões da criação num mundo ameaçado pelo fantasma da extinção. 

cardapio.pt @ 15-1-2020 17:58:11

Andrei Tarkovsky "Stalker" (1979)

Andrei Tarkovsky "Stalker" (1979)

Tendo como plano de base o livro 'Caos e Ritmo', de José Gil, estes Encontros fazem-se com as palavras, objetos, gestos e imagens de António Poppe, Alexandra Lucas Coelho, Catarina Santiago Costa, Eglantina Monteiro, Francisco Janes, Hugo Canoilas, Luís Quintais, SKREI, Tomás Cunha Ferreira & Domenico Lancellotti. A entrada é livre, apenas limitada à capacidade da Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. 

Estes Encontros de caráter anual criados no seio do programa concetual e curatorial do CIAJG – como forma de expandir e mapear as forças, a potência, assim como os limites, as transgressões e as fragilidades da ação do Centro – têm vindo a desconstruir os protocolos e os formatos de instâncias como a conferência ou a exposição, expandindo as possibilidades performativas, poéticas, musicais e políticas do encontro enquanto momento único de partilha, de escuta e de reflexão. Desde 2017 que o programa dos Encontros Para Além da História vem assumindo um formato que se configura como um desenho cénico realizado no ar — curadorias-coreografias no limiar entre a cultura material e imaterial, entre o corpo, a palavra e a obra enquanto objeto –, decorrendo na Black Box do CIAJG com a duração aproximada de quatro horas, com intervalo.  

Depois de abordar os universos criativos de Herberto Helder (2017) e Georges Bataille (2018) e de propor uma reflexão sobre a fratura em que se constituiu o museu no contexto do projeto colonialista europeu (2019) – tendo como horizonte e metáfora o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro –, os Encontros para Além da História visitam a extraordinária obra do filósofo José Gil, ‘Caos e Ritmo’, para pensar os sortilégios e as tensões da criação num mundo ameaçado pelo fantasma da extinção. Ar, sopro, palavra, em flutuação constante neste Caos e Ritmo que invade o CIAJG nesta 8ª edição que antecipa também a entrada em cena, no próximo mês de março, da exposição Caos e Ritmo, mostra que serve de mote para uma reflexão encantada e desencantada, poética e política, sobre o lugar do homem e, em particular, da criação artística, desenhando um círculo que enuncia um regresso a 'Para Além da História', exposição que fundou o Centro Internacional das Artes José de Guimarães em 2012.  

De lembrar ainda que as exposições ‘Plant Revolution!’, ’Geometria Sónica’ e ‘Júlio Fernandes da Silva’ permanecerão patentes até 16 de fevereiro no CIAJG. Recorda-se ainda que neste espaço é possível realizar visitas orientadas e oficinas criativas ao longo de todo o ano, sujeitas a marcação através de telefone 253424700 ou e-mail mediacaocultural@aoficina.pt. O CIAJG encontra-se aberto de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita. 


Informações

Data: 18 de janeiro de 2020

Local: Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

Horário: 15h00

Entrada livre, limitada à lotação da sala

cardapio.pt @ 15-1-2020 17:58:11


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições