1/2/2020 a 9/2/2020 Workshop de iniciação às técnicas de Ikat no Museu do Oriente

Tinturaria, tecelagem e urdidura de teias são alguns dos conceitos que o Museu do Oriente partilha no workshop de iniciação ao Ikat, técnica ancestral indonésia, que se realiza em quatro sessões, nos primeiros fins-de-semana de Fevereiro.

cardapio.pt @ 20-1-2020 17:52:00

Nos dias 1, 2, 8 e 9, os participantes vão aprender técnicas de tinturaria e tecelagem, começando por urdir teias nas quais vão realizar reservas para isolar a entrada da cor, criando os efeitos característicos do Ikat. Depois de tingir e montar as teias nos teares, vão aprender a tecer e surpreender-se com os efeitos resultantes desta técnica. No final do workshop, cada participante levará para casa uma pequena peça com o resultado do seu trabalho.

Palavra indonésia que significa ‘atar’, o Ikat consiste em tecidos que envolvem o tingimento dos fios da teia, e por vezes também da trama, para formar os desenhos. São produzidos em muitos países, mas é na Indonésia que atingem maior expressão.

Durante milhares de anos, o Ikat, uma das técnicas decorativas mais comuns existente também nos tais futus timorenses, foi um elemento central da cultura austronésia, funcionando como um meio de comunicação e linguagem, transmitindo valores e normas, sentido de pertença, diferenciando classes sociais, testemunhando fenómenos de interculturalidade, de significados, associações, carga simbólica e mitos de origem, materializados nos padrões decorativos, nas cores usadas e na ordem da sua aplicação. Grande parte destes panos, tecidos pelas mulheres de uma linhagem, era guardado, sendo considerado património dessa linhagem e necessário para as trocas rituais em cerimónias de aliança, casamento, nascimento e morte.

Para complementarem os conhecimentos adquiridos, os participantes podem aproveitar para visitar a exposição “Timor: Totems e Traços”, patente até 15 de Março, que reúne um conjunto representativo desta arte têxtil, num testemunho raro das tradições e diversidade regional de Timor.


Informações

Datas: 1, 2, 8 e 9 de fevereiro de 2020

Local: Museu do Oriente, Lisboa

Horário: 10.00-13.00 e 14.30-18.00

Preço: 200 €

Participantes: mín. e máx. 6

cardapio.pt @ 20-1-2020 17:52:00


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições