14/2/2020 a 14/2/2020 Seminário "Art Under Political Order" na Universidade Católica do Porto

A Universidade Católica Portuguesa, no Porto, recebe no próximo dia 14 de fevereiro o seminário "Art Under Political Order".

cardapio.pt @ 6-2-2020 18:11:15

Vários projetos artísticos têm vindo a centrar a sua relevância social e política, reivindicando o envolvimento entre arte e sociedade como centro da obra artística. Mas poderá o compromisso entre a arte e a sua eficácia política comprometer a dimensão estética? E num mundo de extremos políticos, estará a arte a tornar-se uma mera ferramenta do ativismo político? Centrada nestas questões e para debater o “artivismo”, a Escola das Artes da Católica no Porto recebe, a 14 de fevereiro, a partir das 15h00, o seminário Art Under Political Order, um encontro que cruza os olhares de diferentes especialistas e que visa debater as (dis)tensões entre arte e política. A entrada é livre.

Com a participação do artista Francisco Vidal, dos curadores Alexandra Balona e Luiz Camillo Osorio, do investigador Pedro Duarte de Andrade e da crítica de arte Sabeth Buchmann, o seminário propõe, ainda, uma reflexão sobre a necessidade de mudança das práticas artísticas etnográficas, documentais e políticas para uma conciliação com a estética. Destaque-se que o seminário é organizado pela Escola das Artes da Católica no Porto através do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes), em parceria com a Academia de Belas Artes de Viena e com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mais informações disponíveis aqui.

Questões de Curadoria: quais os principais desafios?

Ainda no sequência da reflexão dos principais desafios que a arte enfrenta nos dias que correm, a Escola das Artes da Católica no Porto promove a formação “Questões de Curadoria”, uma ação que conta com a participação do especialista Luiz Camillo Osorio e que visa analisar quais os desafios e limites da curadoria artística. A formação decorre a 10, 11 e 13 de fevereiro, no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa e debruça-se sobre as três principais etapas de uma exposição: estética, crítica e montagem. Mais informações disponíveis aqui.


Informações

Data: 14 de fevereiro de 2020

Local:  Escola das Artes da Católica no Porto

Horário: 15h00

Entrada livre

cardapio.pt @ 6-2-2020 18:11:15


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições