9/10/2014 a 12/10/2014 Marmelada Branca Rainha da 7ª Edição do Projecto Endògenos

Repasto dá o arranque do Festival da Marmelada Branca de Odivelas

A 7ª edição do Projecto Endògenos vai ter lugar no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, dia 9 de Outubro, quinta-feira, a partir das 18h30 onde a Marmelada branca de Odivelas será rainha no menu especialmente desenhado pelo Chefe Victor Claro.

Pressinform @ 7-10-2014 13:07:00

O jantar é o “tiro de partida” do Festival da Marmelada branca de Odivelas marcado para o dia seguinte e fim-de-semana 10, 11 e 12 Outubro.

O produto eleito é a Marmelada branca de Odivelas (um doce pedaço de história), tal como o local, o Mosteiro de São Dinis e de São Bernardo, construído a mando de D. Dinis para abrigar religiosos da Ordem de Cister. Será neste espaço nobre, em particular na Cozinha Velha e na Sala dos Tectos Bonitos, que se vai degustar este maravilhoso manjar branco, que inclui seis pratos criados por chefe Vitor Claro com harmonização vínica incluída com os seus próprios vinhos que produz na região de Portalegre.

Vitor Claro abriu há dez anos exactos no lisboeta bairro alto o seu primeiro restaurante. O Pica no Chão tinha uma cozinha com um metro quadrado, literalmente. Foram três anos de muita aprendizagem. Seguiram-se Cascais, Porto, Londres, Alentejo, Cascais novamente e em 2012 abre o Claro!. Recentemente abre o Claro! no Mercado da Ribeira Time Out com um conceito que continua a atrair e a mostrar a todos os visitantes quão maravilhoso e leve pode ser um pão, como bestseller, o bijou de bochechas de porco, que arrecada todos os dias novos fãs ávidos.

O evento promove e valoriza a Marmelada branca de Odivelas, mas também elege outros produtos do concelho, a serem integrados no menu. A saber, Marmelo, Maça, Licor de Marmelo, Marmelo em calda, Marmelada branca de Odivelas com vinho do porto e gengibre (em frasco), Chutney (de beringela ou de vegetais vários), Cornichon (de pepino pequeno com vinagre); Geleia de marmelo (derivado da MbO), geleia ou compota de laranja, melão, kiwi, manga, alperce, maracujá, abacaxi e tomate verde, e Pão.

A maioria destes produtos são provenientes da Escola Profissional Agrícola Dom Dinis, situada na Paiã, concelho de Odivelas.

Seis produtores. Seis Pratos

O menu do jantar degustação de seis pratos será baptizado com a identificação em cada prato de cada produtor qualificado da Marmelada branca de Odivelas (só existem seis produtores = seis pratos) Cada prato será criado e preparado com a marmelada branca de cada um agradando a todos os produtores e valorizando o seu trabalho.

Os produtores de Marmelada Branca são: El Rei Dom Dinis, Espiga Dourada, Faruque, Viriato, Ide-Vêlas e Carolina Pinto

Programa oficial da 7ª edição do Endògenos:

• 18h30 Visita ao Mosteiro de São Dinis e de São Bernardo
• 19h00 Welcome drink com apresentação de gin exclusivo com Marmelada branca de Odivelas
• 19h30 Jantar degustação by Chefe Vitor Claro
• Música ao Piano acompanha toda a experiência.

O serviço de mesa/sala será assegurado por os alunos da turma do curso técnico de mesa/bar do CEFSA-Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar, localizado na Pontinha, concelho de Odivelas.

Esta 7ª edição do Endógenos em parceria com o Município de Odivelas é a primeira acção de um plano de promoção e valorização gastronómica da Marmelada branca de Odivelas e outros produtos do concelho para estimular e dinamizar a economia local, os seus produtores, valorizar os seus produtos e estimular a oferta gastronómica e turística.

O Projecto Endògenos interpreta experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares Portugueses, provenientes da terra e mar, e suas regiões de origem.

Lançado em finais de 2013, o Endògenos teve a sua 1ª edição em Janeiro do corrente, com uma degustação toda ela dedicada ao Ouriço-do-mar que teve lugar no restaurante 100 Vícios, seguindo-se no dia 13 de Março, no restaurante Aviz, um jantar temático dedicado ao Capão, num menu degustação da autoria do Chef Cláudio Pontes. A 5 de Abril, esteve em Peniche, no Hotel Pinhalmar, com um menu dedicado às Algas, sob a responsabilidade do Chef Bruno Gaspar, da Escola Hotelaria de Colares.

Carapau Seco foi o mote da edição seguinte, a 3 de Maio, na Nazaré, com pratos construídos pela Chef Ana Pereira, da Taverna “Do 8 ó 80”. O Chefe Cordeiro, a 28 de Maio, “mandou todos à fava” no seu restaurante de Lisboa. Por fim, a 17 de Julho, o restaurante Flores do Bairro acolheu o menu do Chef Vasco Lello dedicado à sardinha.

A iniciativa Endògenos cabe à dupla Nuno Nobre, empreendedor e consultor criativo de negócios na Nuno Nobre + Associados Ltd, e António Alexandre, chefe executivo do Lisboa Marriott Hotel.

Pressinform @ 7-10-2014 13:07:00


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia