Avis: Município inaugurou a Biblioteca Municipal “José Saramago”

O Município de Avis inaugurou, no passado dia 21 de novembro, a nova Biblioteca Municipal, que recebeuo nome de José Saramago em homenagem ao ilustre escritor que, em 1998, se tornou o primeiro autor delíngua portuguesa a receber o Prémio Nobel da Literatura.

cardapio.pt @ 26-11-2015 11:44:06

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Inauguração da Biblioteca Municipal José Saramago em Avis

Inauguração da Biblioteca Municipal José Saramago em Avis

A cerimónia, com lugar no Auditório, contou com a presença do Senhor Diretor-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), Dr. José Manuel Cortês, em representação da Senhora Ministra da Cultura, da Dr.ª Pilar Del Rio, Presidente da Fundação José Saramago, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva, que, em conjunto, integraram a mesa de honra da cerimónia, e de um alargado número de convidados que aceitaram tomar parte nesta sessão solene.

No uso da palavra, o Senhor Presidente da Câmara referiu que “esta nova valência procura dar uma resposta adequada às necessidades atuais da população do Concelho, reforçando o trabalho desenvolvido no âmbito da promoção do livro e da leitura, bem como de acesso às novas tecnologias multimédia junto das diversas camadas da população, contribuindo assim para o enriquecimento cultural de todos os munícipes”.

A receção prosseguiu com uma visita destinada a dar a conhecer o espaço físico e os serviços disponibilizados pela Biblioteca que, cumprindo a sua missão de Biblioteca de Leitura Pública, desenvolve a sua atuação no sentido de facilitar o acesso à documentação e informação existentes nos mais variados suportes, através de um conjunto de serviços que promove, disponibiliza e coloca em prática de forma a dar resposta às solicitações dos utilizadores que a ela se dirijam.

A cerimónia contou também com a inauguração das Exposições: “A maior Flor do Mundo” e “José Saramago 90 Anos”, produzida pela Fundação José Saramago e que a Biblioteca expõe até ao próximo dia 5 de Fevereiro de 2016, composta por um conjunto de retratos do escritor da autoria de nove ilustradores, aos quais se juntam textos e dados biográficos do escritor.

Ainda a leitura de excertos de obras de Jorge Luís Borges, Antero de Quental, José Saramago e Marcel Proust, por Luís Afonso e André Barradas, e danças, interpretadas por Dália Rasquete e André Barradas.

cardapio.pt @ 26-11-2015 11:44:06


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp