18/9/2018 a 18/9/2018 "Leituras no Mosteiro" regressam ao Porto com autores “fora da caixa”

A nova temporada do Teatro Nacional São João traz o regresso da iniciativa "Leituras do Mosteiro", que desde 2010 reúne amantes de teatro e literatura no Mosteiro de São Bento da Vitória.  A primeira peça a ser abordada é "A Tempestade que Aí Vem", de Forced Entertainment, no dia 18 de setembro, às 21h00.

cardapio.pt @ 14-9-2018 12:56:49

©TUNA

©TUNA

O texto da companhia britânica, estreado em maio de 2012, envolve-nos num território fragmentário e movediço, surpreendente, avesso a qualquer tipo de normatividade narrativa. Fala-nos de múltiplas histórias, utilizando um método considerado pela companhia, simultaneamente, de “inventivo e absurdo”. Conjuga amor e morte, sexo e lavagem de roupa, naufrágios e neve. Anedotas pessoais interlaçam-se com filmes imaginários e romances recordados pela metade deparam-se com contos de fadas distorcidos.

Até dezembro, o Centro de Documentação do Teatro Nacional São João promove mais três sessões das Leituras no Mosteiro. No dia 16 de outubro, é possível ler e ouvir Cinema, de Annie Baker, um texto que nos mostra que o teatro é aquilo que acontece depois do filme, a queda vertiginosa na realidade: as luzes, as pipocas despejadas no chão, as personagens que limpam os despojos do dia. Já no dia 20 de novembro será abordado E como não apodreceu…: Branca de Neve e outros textos, de Angélica Liddell, que aborda a beleza no horror, transformando a dor num estímulo vital de sobrevivência. A última sessão do ano decorre no dia 18 de dezembro e é dedicada à dramaturgia portuguesa contemporânea.


Informações

Data: 18 de setembro de 2018

Local: Mosteiro de São Bento da Vitória, Porto

Horário: 21h00

Preço: Entrada livre

cardapio.pt @ 14-9-2018 12:56:49