Novidades livros: "Os cinco pilares da PIDE" de Irene Flunser Pimentel

No seu novo trabalho, a investigadora Irene Flunser Pimentel dá aqui uma perspectiva inovadora e essencial para compreender a História Contemporânea de Portugal.

cardapio.pt @ 25-1-2019 13:48:27

A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), depois apelidada de Direcção-Geral de Segurança (DGS), foi responsável pela repressão de todas as formas de oposição ao Estado Novo. Vigiou, prendeu, torturou, censurou. Espalhava o medo entre os portugueses e actuava sobre aqueles que ousavam falar, criticar e agir contra o regime ditatorial. ~

Perceber quem eram estes pilares, a sua ascendência, as suas convicções, a forma como entraram para a PIDE, como subiram na carreira, como reagiram perante determinadas situações, bem como viveram o pós-25 de Abril, é também perceber a história da PIDE/DGS, pois uma instituição é sobretudo o que os seus responsáveis fazem dela.

O novo livro "Os cinco pilares da PIDE" vai ser apresentado no El Corte Inglés, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6, no próximo dia 12 de fevereiro, às 18h30, com a presença da autora.


Sobre a autora

Irene Flunser Pimentel é doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Elaborou diversos estudos sobre o Estado Novo, o período da Segunda Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de Salazar e Caetano. É investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL) e tem uma vasta obra editada no campo da História Contemporânea. Em 2007, recebeu o Prémio Pessoa, atribuído pelo Expresso e pela Unysis.


Ficha do livro

Título: Os Cinco Pilares da Pide

Autor: Irene Flunser Pimentel

Ano de edição: janeiro de 2019

Nº de páginas: 504

Editora: A Esfera dos Livros

ISBN: 9789896268633

PVP: 25,00€

Sinopse: A prestigiada historiadora Irene Flunser Pimentel apresenta-nos um retrato rigoroso de cinco das principais figuras que marcaram a PIDE/DGS pelas suas actividades, atitudes e tomadas de decisão: Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco.

cardapio.pt @ 25-1-2019 13:48:27