Novidades Livros (16 a 22 de Novembro de 2023)
cardapio.pt @ 14-11-2023 12:38:20
Tudo o que Ouço é Coração de Carmen Garcia
Editora: Avenida da Liberdade Editores
Sinopse: «Meus queridos netos, não vos escrevo estas palavras com a sabedoria da idade, porque tenho 34 anos neste momento em que só vos imagino. Mas se me permitem um conselho, nunca percam a esperança. o ano que aí vem pode vir a ser tão ou mais difícil do que este que agora termina. Mas a avó escolhe a esperança antes do medo. E nesta passagem de ano ninguém vai apanhar-me desprevenida. Estarei concentrada na contagem, sincronizada com um qualquer canal de televisão generalista, com as doze passas na mão à espera da chegada da meia-noite. Talvez até siga os conselhos da vossa bisavó e use roupa interior azul. E, em cada passa, colocarei um desejo. Um deles será poder um dia entregar-vos esta carta em mãos e dizer que tinha razão, que no final venceu a esperança.»
A Porta Trancada de Freida McFadden
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Nora tinha onze anos. Não fazia a mínima ideia de que, enquanto fazia os trabalhos de casa no quarto, o seu pai passava o tempo a matar mulheres na cave... Até ao dia em que a polícia lhes bateu à porta.
Décadas depois, o pai está a cumprir pena de prisão num estabelecimento de segurança máxima e Nora é uma cirurgiã de sucesso com uma existência tranquila e solitária. Ninguém sabe que o pai é um conhecido assassino em série e Nora deseja que assim continue.
Um dia, uma das pacientes de Nora é assassinada da mesma maneira única e cruel usada pelo pai para matar as suas vítimas.
Alguém conhece o passado de Nora e quer imputar-lhe a culpa deste crime. No entanto, Nora não é uma assassina como o pai. A polícia não a pode acusar. A não ser que procurem na sua cave…
Ao Paraíso de Hanya Yanagihara; Tradução: Miguel Romeira
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Ao Paraíso é um romance que atravessa três séculos, nos mostra três versões da identidade norte-americana e nos convida a viver - uma, duas, três vezes - a experiência do amor, da família, do luto e da busca pela mais esquiva promessa: a utopia.
Numa América alternativa, em 1893, Nova Iorque faz parte dos Estados Livres, onde cada um pode amar quem quiser (ou assim parece). Em vésperas de aceitar uma proposta de casamento que lhe trará proteção, o jovem e vulnerável herdeiro de uma família antiga e respeitada deixa-se seduzir por um professor de música paupérrimo. Em 1993, numa Manhattan que enfrenta o pesadelo da sida, um jovem havaiano partilha a sua vida com o companheiro rico e bastante mais velho, mas esconde-lhe uma infância traumática e o destino do pai. Em 2093, num mundo devastado pela doença e refém de regimes totalitários, a neta de um cientista famoso tenta aprender a viver sem o avô - e resolver o mistério das ausências do marido.
São estas três histórias que se unem para criar uma partitura engenhosa, em que as notas se repetem e os temas se aprofundam a cada trecho: uma casa de cidade em Washington Square Park, na Greenwich Village; a doença, a cura e o preço a pagar; a riqueza e a penúria; a força e a fraqueza; a raça; as definições de família e de nacionalidade; a perigosa superioridade moral de poderosos e revolucionários; o desejo de encontrar o Paraíso na Terra e a perceção de que pode não existir.
Em Ao Paraíso, reencontramos uma autora que narra como ninguém o nosso desesperado anseio de proteger quem amamos - companheiros, amantes, filhos, amigos ou família - e a dor que nos atinge com o fracasso.
A Bíblia Tinha Mesmo Razão? A história de Israel e o Israel de História de Francisco Martins
Editora: Temas e Debates
Sinopse: As histórias bíblicas continuam a despertar o interesse de crentes e não-crentes, e é inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado: Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é celebrado na Bíblia? E a conquista da "terra prometida": facto ou mito? Quão gloriosos foram os reinados de David e Salomão? Como e quando nasceu o monoteísmo bíblico?
Inspirado por estas e outras questões, o livro propõe um percurso através da História do Israel Antigo, dos primórdios até ao início do período romano (século I a. C.). Analisam-se os textos bíblicos (do livro do Génesis até aos livros dos Macabeus) à luz das mais relevantes descobertas arqueológicas e epigráficas, com o objetivo de reconstruir os eventos históricos e oferecer uma panorâmica do passado do povo que escreveu a Bíblia.
Honrando o trabalho desenvolvido por exegetas, historiadores e arqueólogos, o livro introduz o leitor aos mais recentes resultados da investigação científica. Discute-se o contributo destes avanços para a compreensão da relação entre a Bíblia e a História e propõe-se uma nova perspetiva sobre eventos e personagens que povoam há séculos o imaginário da cultura ocidental.
O Diário de um Banana 18 Fritar a pipoca de Jeff Kinney
Editora: Booksmile
Sinopse: Todos sabemos que o Greg nunca foi um aluno empenhado. Por isso, quando ameaçam fechar a escola, ele não está nem aí para o assunto e até fica com um ligeiro brilho no olhar.
Só que o caso muda de figura quando o Greg percebe que aquele encerramento significa ir para uma escola ainda pior. Isso, sim, é uma verdadeira tragédia!
É hora de arregaçar as mangas e arquitetar um plano para evitar o que parece inevitável. Mas será que o Greg vai conseguir arranjar a solução perfeita antes de Fritar a Pipoca?
Vermelho, Branco e Sangue Azul Edição especial de colecionador. Inclui capítulo extra. de Casey McQuiston; Tradução: Inês Guerreiro
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O que pode acontecer quando o filho da presidente dos Estados Unidos da América se apaixona pelo príncipe de Inglaterra?
Quando a sua mãe é eleita presidente dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz torna-se o novo menino bonito dos media. Lindo, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos dos pais e ter uma carreira política extraordinária, como tanto quer. Mas quando a sua família é convidada para o casamento real de Philip, príncipe de Inglaterra, Alex confronta-se com o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, o irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado - e que ele não suporta.
Mas o encontro entre Alex e Henry corre pior do que se poderia prever, e, no dia seguinte, todos os jornais do mundo têm imagens dos dois caídos em cima do bolo real, passando a ideia de uma briga entre eles. Para evitar um desastre diplomático, Alex e Henry passam um fim de semana juntos e fingem ser os melhores amigos. Só que o que parecia ser apenas mais uma obrigação, rapidamente evolui para algo que nenhum dos dois poderia imaginar - e que não tem nenhuma hipótese de dar certo. Ou tem?
Estarão Alex e Henry preparados para enfrentar o impacto que a sua relação pode ter no cenário mundial? Poderá o verdadeiro amor mudar as regras do jogo?
Domina as Redes Sociais O mundo digital ao teu alcance de Miguel Raposo
Editora: Escolar Editora
Sinopse: O importante e o mais grandioso nas redes sociais são os mecanismos que podemos desenvolver para fazer a diferença, para inspirar e ser inspirados, influenciar e ser influenciados. Essa é, talvez, a maior grandeza, a de construir um mundo à nossa imagem numa rede social e cujo conteúdo possui um propósito coletivo, seja útil a quem por ele procura. Mexer nas redes sociais é quase como uma grande jogada de xadrez. Observa, analisa, guarda o que te vai servir, seleciona o conteúdo, inspira-te no que vale a pena e adapta-o a ti. Tens de conhecer as regras para depois ser o melhor a jogar.
«O que vai ler nas próximas páginas é mais do que um livro. É o reflexo de anos de experiência e conhecimento e pode muito bem ser a chave para dominar o jogo das redes sociais. Aqui, é possível conhecer cada rede social e perceber o que faz sentido comunicar, o poder do algoritmo, a produção de conteúdo, o marketing de influência, o Metaverso e a inteligência artificial (que impressionam e assustam em simultâneo), os perigos, a privacidade (ou a falta dela) e um bocadinho do que pode ser o futuro a curto prazo. Aqui, está um bocadinho da visão do Miguel e, se a ler com atenção, estará certamente um passo à frente.»
Mariana Azevedo in Prefácio
Cristiano Ronaldo - As Histórias que Faltavam de Rui Miguel Tovar
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: O sete, o número sete.
Da infância à Arábia Saudita,
A viagem começa agora.
Cristiano Ronaldo tem 11 anos e já é obcecado pela competição. Seja a jogar futebol ou matraquilhos. Se perde, chora. Se leva na cabeça do treinador, chora. Se gozam com ele, chora. E, claro, no seu íntimo, jura vingança. Em forma de golo, como é óbvio. E consegue. Sempre. Mesmo baixinho e lingrinhas, é rápido como nenhum outro, já finta aos cinco e seis e deixa todos boquiabertos.
Foi para o Sporting por causa de uma multa de 5 mil contos, era gozado por ser franzino e falar de maneira estranha, vezes sem conta terminou o dia ao telefone com a mãe, de quem morria de saudades. Só que ser obstinado foi sempre uma característica sua: foi por isso que treinou mais do que os outros, que começou a enfardar dois pratos de sopa antes de cada refeição para ganhar corpo e, antes mesmo de ser adolescente, já vencia campeonatos.
E o resto? O resto é história. Ou melhor, histórias: muitas delas inéditas, muitas delas reveladas pela família e amigos, agora reunidas pela primeira vez em livro. Rui Miguel Tovar, um dos mais prestigiados jornalistas e comentadores desportivos portugueses, conta-nos tudo nesta biografia não autorizada de CR7, que vai desde a infância até à Arábia Saudita. Depois? Depois só ele saberá dizer.
Ronaldo, Cristiano Ronaldo.
Poesia Completa de Roberto Bolaño
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Apesar de ser autor de algumas das mais marcantes obras de ficção do nosso tempo, como Os Detetives Selvagens ou o monumental 2666, Roberto Bolaño cultivava a poesia como uma forma de arte superior: «A poesia é mais corajosa do que ninguém.» A sua obra confirma o dom de Bolaño para associar registos completamente diferentes, reunindo poemas escritos em prosa, histórias em verso e outros fragmentos que dificilmente podem ser catalogados num ou noutro campo. Para Bolaño, poesia e prosa não são duas, mas muitas coisas sempre em movimento, alterando a sua identidade e a forma como a literatura ilumina a nossa vida - e explica parte da sua própria biografia.
Aliás, muitos dos seus poemas são profundamente autobiográficos e - como a generalidade da sua ficção - estão cheios de poetas e artistas famintos, errantes, em cenas de pugilato, loucos por sexo, magoados, egocêntricos, mergulhados na noite, à beira da penúria, literatos corruptos ou canções que nunca foram escritas. É um mundo interminável, belo e terrível.
A Lua Pode Esperar de Gonçalo Cadilhe
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Viajar não é colecionar muitos destinos, entre eles uma hipotética aterragem lunar, mas sim conhecer bem aqueles que nos falam ao coração.
«Só te falta ir à Lua», dizem-lhe. «À Lua para quê?», responde. «Tudo o que me interessa está aqui, na Terra».
Transmitindo toda a excitação da descoberta e exploração de alguns dos lugares mais extraordinários do mundo, Gonçalo Cadilhe leva-nos a viajar através de uma escrita ao mesmo tempo poética e precisa, despretensiosa e emotiva.
Descendo a Patagónia, subindo a Indonésia, visitando algumas das ilhas mais remotas da Polinésia e das Caraíbas, navegando o desmesurado Amazonas ou dedicando tempo de qualidade ao quotidiano de algumas das cidades mais apelativas do imaginário ocidental, o olhar maravilhado do escritor-viajante percorre a Terra com uma certeza: a Lua pode esperar.
«Viajamos para descobrir lugares que mexem connosco, para saber que eles existem, para nos acrescentarmos a eles, para eles se tornarem parte de nós.»
A Raridade das Coisas Banais de Pedro Chagas Freitas
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: - O que queres ser quando fores grande?
- Pequeno outra vez.
É assim que começa este romance apaixonante, lindíssimo e inspirador, que vai mudar a maneira como vemos a vida.
Trata-se de uma história inesquecível, viciante e envolvente, que nos mostra que somos viciados no que amamos, e ainda bem.
Um livro que é uma lição extraordinária sobre aquilo que devia ser sempre o mais importante componente da nossa existência.
O romance mais marcante de Pedro Chagas Freitas até hoje.
As Fantásticas Lendas dos Açores de Ana Isabel D’Arruda
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: As lendas são narrativas que dão vida a histórias seculares, de origem mítica e ficcional, que se perdem no tempo e na origem social e histórica. Estas narrativas permitem que os leitores resgatem a memória da descoberta e o povoamento dos Açores, com o objetivo de manter vivos não só a riqueza e a pluralidade da cultura, mas também a construção de conhecimento histórico.
Este é um livro onde o imaginário e o fabuloso conquistam o espaço do mítico e do verdadeiro.
Permite ainda a resolução de alguns desafios e estratégias sobre a compreensão global das quinze histórias e das onze músicas a elas associadas.
Check & Mate - Xeque-Mate ao Amor de Ali Hazelwood
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Para Mallory, o xadrez acabou: foi a causa da destruição da família, há quatro anos, e agora as únicas coisas que importam são a mãe, as irmãs e o trabalho, que ela não adora mas paga as contas. Até ao dia em que aceita participar - pela última vez e ainda que relutantemente - num torneio de xadrez em que, quase sem querer, derrota brutal e eficazmente o Kingkiller, aka Nolan Sawyer, o bad boy e campeão mundial da modalidade.
Todos, sem exceção, ficam perplexos por uma novata triunfar sobre o suprassumo do xadrez. A estranheza é ainda maior quando Nolan quer voltar a defrontá-la. Que jogada tem ele na manga? Se fosse inteligente, Mallory partiria e seria simplesmente game over. Mas os prémios são apetecíveis, importantes para o futuro da família, e dentro de si há uma atração por aquele estratega enigmático, uma atração que cresce rapidamente…
À medida que Mallory sobe no ranking e tenta manter a família longe do que a desfez, o jogo passa do tabuleiro para a vida real, onde a concorrência é ainda mais feroz, mais inteligente, mais irritante, mais desejável… e tem um nome com cinco letras.
Xeque-mate? Um fenómeno do TikTok.
Refúgio no Tempo de Gueorgui Gospodinov
Editora: Relógio D'Água
Sinopse: O enigmático Gaustine, que o narrador conheceu num seminário de literatura à beira-mar, inaugura uma clínica para doentes de Alzheimer. De modo deliberado, as diferentes divisões reproduzem as várias décadas do século xx, do mobiliário aos pormenores, o que permite aos pacientes regressarem ao cenário dos seus anos de plenitude. Em breve, um número crescente de cidadãos procura inscrever-se na clínica para escapar ao beco sem saída em que se converteram as suas vidas na actualidade. A ideia espalha-se por toda a União Europeia. E então o passado invade o presente, conferindo à narrativa uma dimensão de premonição e distopia.
Desconcentra, Não Contribui, Não Dispõe Bem de Ana Galvão
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Neste livro não há uma história, mas sim a compilação de trocadilhos que juntei num manuscrito (manuscristo, pois foi na Rádio Renascença) durante várias edições da rubrica Extremamente Desagradável.
A minha colega Inês Lopes Gonçalves diz que não têm piada nenhuma, mas espero sinceramente que o leitor não partilhe da opinião dela e que se divirta tanto a ler este livro como eu me diverti com estas minhas brincadeiras.
Já agora, e por falar em livros, pergunto-lhe: sabe o que diz um alfarrabista farto? Logicamente, diz: Alfarrabasta!
As Causas do Atraso Português Repensar o passado para reinventar o presente de Nuno Palma
Editora: Dom Quixote
Sinopse: «Porque é Portugal hoje um país rico a nível mundial, mas pobre no contexto europeu? Quais são as causas e o contexto histórico do nosso atraso? Como chegámos aqui, e o que pode ser feito para melhorarmos a nossa situação? São estas as perguntas a que procuro responder neste livro.
Quase todas as análises ao estado do país feitas na praça pública pecam por miopia: como desconhecem a profundidade histórica do atraso, fazem erros sistemáticos e anunciam diagnósticos inúteis, quando não prejudiciais. Quem discursa tem também frequentemente um marcado enviesamento político e não declara os seus conflitos de interesse. […] Na verdade, para refletirmos bem sobre presente e os futuros possíveis, temos de começar por compreender o nosso passado. Para que um futuro melhor seja possível, temos de considerar de forma ponderada os fatores que explicam - e os que não explicam - o atraso do país. Este livro tem esse objetivo.»
Eu Sou Porque Eles Foram Um olhar transgeracional sobre a herança invisível dos nossos antepassados de Sara Larcher
Editora: Pergaminho
Sinopse: «Estamos todos interligados e conectados. As feições, as profissões, os talentos, os feitios passam de geração em geração. Os traumas, as dores, os segredos, as exclusões também. Repetimos padrões, por amor e lealdade invisível, muitas vezes, do mesmo modo e nas mesmas datas. E, até serem trazidos à consciência, os mesmos factos repetem-se, uma e outra vez.
Não somos assim tão livres como julgamos. Carregamos histórias que não são nossas. E fazemo-lo sempre por amor. Mesmo que, às vezes, a um preço elevado.
Quando nascemos, não somos um livro em branco. Antes de nós, viveram milhares de antepassados, com as suas histórias e vivências, alegrias e dores.
Nós somos porque eles foram.
São tantos os exemplos. As mesmas profissões, que se repetem de geração em geração, como forma de reparar um trauma. Uma avó que morre a dar à luz, registando no sistema familiar que dar à luz é perigoso, pelo que as gerações seguintes preferem não ter filhos ou têm um medo enorme de engravidar. Acidentes que se repetem na mesma data e com as mesmas características.
Significa isto que o teu destino é reviver as experiências e legados disfuncionais dos teus antepassados? Claro que não! Podes sempre dar um novo significado à tua história. Mas, para isso, precisas de conhecer a tua herança.
E essa é a proposta que te trago.»
Poetas do Amor, da Revolta e da Náusea de Mário Cesariny
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: «Cesariny escreve com os seus autores, e todas as palavras ganham uma tonalidade teatral de sua invenção.»
Fernando Cabral Martins
Poetas do Amor, da Revolta e da Náusea é uma antologia inédita de textos, desde o século XII até ao século XX, reimaginados pelo génio surrealista de Mário Cesariny. Preparado logo após o 25 de Abril de 1974, este projeto começou por ser um espetáculo de teatro, mais tarde reformulado como uma série de filmes para televisão, desejo nunca concretizado. Aqui, encontramos prosa, poemas ou peças de teatro de «adesão exaltada», «repúdio apaixonado» e «desprendimento violento e suicida» que inspirem a revolução: Camões, Mariana Alcoforado, Bocage, Natália Correia, entre tantos outros, são alguns dos nomes que se veem submetidos ao corte, colagem e remodelação por parte de Cesariny para figurarem num «espectáculo-filme da literatura portuguesa». A edição é de Fernando Cabral Martins, com a colaboração de Luis Manuel Gaspar.
Guerreiros Sagrados Uma história moderna das cruzadas de Jonathan Phillips
Editora: Desassossego
Sinopse: Em novembro de 1095, o Papa Urbano II apelou ao resgate de Jerusalém ao Islão naquela que ficou conhecida como a Primeira Cruzada. Partindo deste acontecimento decisivo, Jonathan Phillips traça o conflito centenário de ideias, crenças e culturas entre duas das maiores fés do mundo, explorando o antagonismo e mostrando as contradições e a diversidade da guerra santa.
O autor aborda igualmente como o termo «Cruzada» sobreviveu na era moderna e como a sua redefinição através da literatura romântica e a evolução dos impérios coloniais durante o século XIX deram uma nova vida e ressonância a este conceito. Um conceito que persistiu da aliança entre Franco e a Igreja na Guerra Civil Espanhola até à «guerra ao terror» de George W. Bush.
Apresentando o passado sob uma nova perspetiva, Guerreiros Sagrados revela os retratos assombrosos de figuras inesquecíveis - como Ricardo Coração de Leão, o sultão Saladino e Melisende, a formidável rainha cruzada de Jerusalém - e esclarece de forma brilhante as origens da guerra atual. Imprescindível para qualquer pessoa interessada na Europa medieval e para quem procura compreender os conflitos religiosos.
Os Mares do Sul de Hernan Migoya e Bartolomé Seguí
Editora: Levoir
Sinopse: A novela desenrola-se em Barcelona no ano de 1979, nas vésperas das eleições municipais. Pepe Carvalho, o carismático detective, é chamado para investigar o misterioso desaparecimento de Carlos Stuart Pedrell, um importante homem de negócios, que aparece morto à facada num descampado nos arredores da cidade. Stuart Pedrell era um apaixonado pelo pintor pós-impressionista Gaugin e sonhava um dia viajar para a Polinésia. Passado um ano sobre o seu desaparecimento em que todos pensavam estaria a realizar a sua viagem aos mares do Sul, é encontrado morto.
Carvalho vai investigar o que fez durante esse ano e assim vai desenrolando um imbróglio. Começa a conhecer a peculiar personalidade da vítima, as suas preferências intelectuais e também a sua obsessão por seguir os passos de Gaugin. Manuel Vázquez Montalbán não conta só a história de um crime, dá a conhecer ao leitor a sociedade barcelonense recém-saída do regime franquista, numa Espanha com uma democracia ainda periclitante.
Num boom industrial que atraiu muitos imigrantes internos que, devido ao seu elevado número, levou à criação de bairros-dormitório nos arredores das grandes cidades, especialmente Barcelona, e com isso ao enriquecimento de construtores e empresários, muitos deles politicamente ligados ao franquismo e outros senhores do seu próprio idealismo, por vezes entendido de uma forma algo particular.
Alguém Falou sobre Nós de Irene Vallejo
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: A sociedade contemporânea vive imersa no imediatismo. Prioriza, sobretudo, o novo e o superficial e não tem tempo para ponderar ou olhar para trás. Felizmente, livros como este convidam-nos a fazer uma pausa para dar espaço às ideias.
Como indica o título desta compilação de colunas de Irene Vallejo publicadas no Heraldo de Aragón, alguém falou sobre nós há dezenas, centenas de anos, milénios. A autora ensina-nos que ainda é possível encontrar apoio nesse rico sedimento de história, pensamento e cultura, acumulado ao longo de séculos.
A prosa límpida, a curiosidade inquieta e a paixão fervorosa com que a autora olha para a sabedoria clássica são um lembrete bem-vindo de que a Antiguidade ainda está viva em nós hoje, e que a história não é um processo linear, mas um diálogo intemporal em constante desenvolvimento.
Olhando para o passado, Irene Vallejo projeta um novo olhar sobre este mundo cada vez mais incerto, confuso e labiríntico, e fá-lo com uma voz precisa e lírica, que tem a rara qualidade de falar diretamente à experiência pessoal e ao íntimo de cada leitor.
Sem Dúvidas a Português Da consultora do Ciberdúvidas de Lúcia Vaz Pedro
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Quer seja um iniciante a tentar resolver dúvidas comuns ou um especialista à procura de desafios, este livro é para si.
Sem Dúvidas a Português, da professora Lúcia Vaz Pedro, autora, formadora e consultora do Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa, é o livro de que precisa para esclarecer todas as suas dúvidas, da oralidade à escrita. Entre centenas de ensinamentos e exemplos claros, aprenda:
— a colocar a vírgula e todos os outros sinais de pontuação;
— a usar corretamente maiúsculas e minúsculas;
— quando uma palavra deve ou não ser hifenizada;
— as especificidades das formas verbais e as respetivas regências;
— as regras de concordância entre os elementos de uma frase;
— a escrever e a pronunciar dezenas de palavras que motivam erros.
Um manual para escrever e falar bem, capaz de lhe evitar embaraços e de lhe elevar o Português.
Mao. A História Desconhecida de Jung Chang e John Halliday
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Esta é uma visão totalmente nova de Mao, tanto no conteúdo e na qualidade das revelações, como na abordagem. Isso tem vindo a surpreender os historiadores e os leitores em geral.
Esta é a grande biografia de Mao Tsé-Tung, o livro que resultou de mais de uma década de pesquisa e de inúmeras entrevistas com muitos dos que privaram com Mao. Cheio de revelações surpreendentes (como o facto de ter saudado a invasão japonesa da China), esta biografia arrasa com os mitos (o da Longa Marcha, por exemplo, ou o de uma conduta norteada «por ideais e ideologias»), mostrando a forma como ascendeu ao poder e liderou a China num regime de coação, intriga e chantagem que se saldou no extermínio de mais de 70 milhões de chineses em tempos de paz. Por um lado, explora a complexa e cruel personalidade de Mao na sua atuação pública e política; por outro, revela as histórias desconhecidas (e verdadeiramente cruéis) da sua vida privada e íntima - com os filhos, as mulheres e as amantes.
Banido na China, onde é completamente proibido, é um documento fascinante que não deixará nenhum leitor indiferente. Uma reedição fundamental.
Livro de Cozinha Oficial Harry Potter Mais receitas da cozinha de Hogwarts de Joanna Farrow; Tradução: Maria Ferro
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Vamos criar mais receitas deliciosas inspiradas no mundo dos feiticeiros?
Percorre o universo de Harry Potter na companhia deste livro com mais de 40 receitas - doces e salgadas - incluindo lanches, sobremesas, bebidas e refeições dignas de um banquete de Hogwarts!
Prepara os crepes salgados inspirados no correio das corujas, o Guisado Enorme e Substancial de Hagrid, os Quadrados Louros de Draco Malfoy, as Espetadas ao Estilo da Espada de Sir Cadogan, uma Delícia de Ranho de Troll e muito mais!
Tens sempre informações nutricionais e alimentares, juntamente com opções isentas de glúten, vegetarianas e veganas. Por isso, não duvides: este é o livro perfeito para ti, que és fã de Harry Potter!
A Jornada The Journey de Rui Ochôa
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Prefácio do cardeal D. Américo Aguiar. Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, Rui Ochoa acompanhou o Presidente da República em todos os eventos da Jornada e da visita do Papa Francisco a Portugal. Este livro é o seu olhar fotográfico desses dias: dos eventos, dos peregrinos, do Papa, dos encontros, da energia e da união que se viveu nestes dias de Agosto de 2023. Com prefácio do cardeal D. Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada da Juventude 2023, e um texto do Presidente da República.
Em edição bilingue (português/inglês).
Texto do Presidente da República.
cardapio.pt @ 14-11-2023 12:38:20
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros