Novidades Livros (26 de Junho a 2 de Julho de 2025)
cardapio.pt @ 24-6-2025 08:55:00
D. João VI e a Desgraçada Família Da fuga para o Brasil à guerra civil entre dois irmãos de José António Saraiva
Editora: Gradiva
Sinopse: Quando se dá a invasão de Junot em 1807, quem ocupa o poder é um homem medroso, indeciso e destituído de vontade.
A família real acaba por fugir para o Brasil, mas a perspectiva de atravessar o Atlântico deixa o regente D. João aterrorizado. Uma vez instalado no Brasil, indiferente ao calor e aos insectos, não tem qualquer vontade de regressar a Lisboa. Por cá é o salve-se quem puder. Na luta irão cometer-se terríveis atrocidades. Nem a expulsão definitiva dos franceses, nem o regresso a contragosto do Rei ditam o fim da instabilidade.
Com a morte de D. João VI - ao que tudo indica envenenado pela própria mulher -, os filhos disputarão entre si um país arruinado, num conflito que ecoa a relação tumultuosa dos pais, de quem se dizia terem pouco mais em comum do que o hábito de não se lavarem.
Por isso, neste livro que terminou poucos dias antes da sua morte, José António Saraiva lhes chamou a desgraçada família e o período mais triste da História de Portugal.
Educação da tristeza de valter hugo mãe
Editora: Porto Editora
Sinopse: Inclui desenhos de Valter Hugo Mãe
«O tamanho da vida está todo dentro do amor.
Se amarmos, somos extensos, infinitos.
Se não amarmos, recolhemos como bocadinhos de poeira sem sentido, sem valor.»
As pessoas que perdemos somam. Somam à ausência mas são nosso património mais delicado, um reduto de fortuna e saudade que detemos mais dedicadamente do que ouro.
Nestes textos, Valter Hugo Mãe revela parte do seu ouro mais caro. Um muito íntimo retrato da tristeza que não se quer vencedora. Muito ao contrário. Uma tristeza educada não desaparece, ela torna-se respeitosa com a necessidade de sobreviver, de continuar a lembrar, de continuar a amar.
Romance de Verão Problemático de Ali Hazelwood
Editora: Desrotina
Sinopse: Razão e desejo entram em conflito neste romance de verão escrito pela autora bestseller de A Hipótese do Amor.
Maya Killgore tem vinte e três anos e ainda está a tentar descobrir o que fazer com a vida.
Conor Harkness tem trinta e oito anos, e Maya não consegue parar de pensar nele.
É um cliché tão evidente que o coração de Maya quase explode: um homem mais velho, e uma mulher mais nova; um homem rico que trabalha em biotecnologia, e uma estudante que luta para sobreviver; o melhor amigo do irmão, e a rapariga em quem ele nem sequer reparou.
Qualquer relação entre eles seria conflituosa por muitas razões, por isso Maya deveria esquecer o assunto.
Afinal, Conor deixou bem claro que não a quer na sua vida.
No entanto, nem tudo é o que parece…
Quando o irmão de Maya, Eli, decide celebrar o seu casamento em Taormina, ela e Conor veem-se forçados a passar uma semana juntos numa romântica villa siciliana.
Ali, na bela costa do mar Jónico, entre ruínas, comida deliciosa e grutas naturais, Maya percebe que Conor pode estar a esconder-lhe algo.
À medida que o dia do casamento se aproxima e catástrofes acontecem, ela decide que tudo o que precisa é de viver um romance de verão, mesmo que este seja… problemático.
Pensamentos Malignos de Nora Roberts
Editora: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Thea Fox tem a vida que sempre desejou. Tornou-se uma famosa criadora de videojogos, uma profissão que lhe permite mudar-se para Redbud Hollow, a sua terra de infância.
Fica então a viver num acolhedor chalé, perto da sua adorada avó e da casa onde cresceu. E quando descobre que o seu vizinho é a sua paixão da adolescência, parece que a vida não lhe podia correr melhor.
Mas nem tudo foi um mar de rosas. Thea carrega o fardo de um dom especial, que partilha com a sua avó.
Ambas conseguem perscrutar as mentes e as almas das pessoas. Por vezes, conseguem até ver o futuro.
A avó chama-lhe um dom, mas desde que Thea viu num sonho os seus pais serem assassinados, parece-lhe mais uma maldição.
Graças à sua visão, a polícia apanhou o homem que os matou e colocou-o atrás das grades.
No entanto, por mais longe que o assassino se encontre, Thea consegue escutar os seus pensamentos doentios e testemunhar as suas ações perversas.
Ele sabe disso porque também consegue perscrutar a mente dela ¿ e a derradeira vingança tornou-se a missão da sua vida.
Impostor de LJ Ross
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Há um assassino em cada um de nós.
O Dr. Alexander Gregory, um brilhante mas atormentado psicólogo forense, pensava ter deixado para trás o mundo dos traumas e dos crimes com que tinha de lidar. Passa agora os dias no hospital de Southmoor, onde cuida de doentes e os ajuda a regressar a uma vida o mais normal possível.
Porém, nas belas encostas de uma pitoresca localidade irlandesa, um assassino está à solta. A comunidade, unida, vive amedrontada, e a polícia está a ficar sem tempo, temendo que o assassino já tenha escolhido a próxima vítima. Mas como encontrar um assassino que se esconde tão habilmente? E por onde começar quando não parece, sequer, haver motivo para o crime? Poderá Alexander Gregory, chamado mais uma vez a pôr as suas habilidades à prova, resolver este mistério?
Conheça os Tugas de Christopher L. Jones
Editora: Clube do Autor
Sinopse: «Ao chegar com centenas de milhares de outros — a que nos referimos como expatriados —, apercebi-me de que, se tivesse pensado em Portugal uma década antes, teria considerado este país (…) como um país da América Latina. Nunca adivinharia que era uma nação cuja história remonta há mil anos, e um povo ainda mais antigo. Mas, após três anos a viajar por todos os cantos, costas, ilhas, vulcões, vinhedos, aldeias e cidades deste país, compreendi a essência da sua grandeza, do orgulho. a razão pela qual Portugal marcou o mundo, e, por sua vez, o mundo cunhou este cantinho de país. Era imperativo descobrir a razão pela qual a minha renda disparou, e o que atraía pessoas de todas as partes do mundo a refazerem as suas vidas aqui.»
Esta é uma longa viagem por uma nação beijada pelo sol, com cicatrizes de batalhas, barcos atracados e vinho a rodos, vista pelos olhos de um viajante que quer compreender o seu coração e a sua alma. Para descobrir a glória, a tragédia, as armadilhas e os triunfos que estão gravados, por vezes secretamente, na terra, nos seus edifícios e nas suas gentes.
O Pan-Africanismo e o Colonialismo Português de Bruno Carriço Reis e Jorge Fonseca de Almeida
Editora: Livros Horizonte
Sinopse: O pan-africanismo é um fenómeno histórico, filosófico, intelectual e político, nascido em 1900 mas de raízes fundas, que inspirou o pensamento e a ação das lutas anticoloniais e antirracistas do passado e da atualidade. Idealizado no rescaldo do I Seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje na Universidade Autónoma de Lisboa, este livro pretende dar uma visão caleidoscópica e multidisciplinar sobre o movimento, convocando para o efeito todas as ciências sociais, da Sociologia à Economia, da Ciência Política à História, da Antropologia às Ciências da Comunicação.
Da cobertura dos Congressos Pan-Africanos à recolha de testemunhos contemporâneos, passando pela memória de Mário Domingues, pela reflexão sobre arquivos coloniais, memórias e heranças, o papel de Amílcar Cabral, as influências externas sobre as ideias pan-africanas e o contributo do Movimento Negro da I República, esta obra plural é um contributo para o entendimento de que o pan-africanismo continua hoje a influenciar o devir africano, no continente e na diáspora, e a construção da Unidade Africana.
Um País Sem Amor de Yaroslav Trofimov
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Yaroslav Trofimov, nascido na Ucrânia e correspondente de guerra do Wall Street Journal, passou todo o ano de 2022 na linha da frente da invasão russa.
A reportagem que daí nasceu, finalista do Prémio Pulitzer, e a memória da sua avó inspiraram este poderoso romance, ancorado na Ucrânia do século XX.
Debora Rosenbaum, uma jovem ambiciosa e apaixonada por literatura, chega a Kharkiv, a capital da nova República Soviética Ucraniana, determinada a construir o seu próprio futuro - o passado, com as suas formas obsoletas e proibitivas, ficou para trás.
Mas os ideais da era soviética rapidamente se revelam ilusórios: a fome varre os campos e o menor desvio da ideologia ditada por Moscovo é punido.
Quando a Segunda Guerra Mundial lança os exércitos sobre a Ucrânia, os campos dourados de trigo tingem-se de sangue.
Debora é forçada a abandonar tudo e a enfrentar escolhas impossíveis num país dilacerado por dois regimes totalitários, que se transforma no lugar mais mortífero do mundo.
My Body, My Life No debate sobre o aborto de Teresa de Melo Ribeiro, Isilda Pegado e José Ribeiro e Castro
Editora: Sopa de Letras
Sinopse: «… vários acontecimentos motivaram, ao longo do ano de 2024, um intenso debate na sociedade portuguesa sobre o tema do aborto, originando a publicação de inúmeros artigos de opinião, muitos deles críticos da promoção e da facilitação do aborto e defensores da vida humana intra-uterina.
Atendendo à importância vital do tema e à sua permanente actualidade, decidimos reunir e republicar neste livro, ad perpetuam rei memoriam, 27 desses textos, em homenagem ao facto de terem decorrido 27 anos desde que foi realizado em Portugal o primeiro referendo sobre o aborto. (…).»
In Nota dos Coordenadores «Entendo que esta obra pretende ser um contributo positivo e construtivo para ajudar a fixar este importante debate num plano de pluralismo e de exigência intelectual, que não pode ficar arrogantemente impermeável às correntes de opinião que aqui se expressam. Aliás, pareceu-me muito significativo que os seus autores me tenham dirigido o convite para prefaciar a edição conhecendo claramente a nossa não coincidência de opinião sobre o assunto.
… tenho respeito pelas suas convicções e admiro a defesa de valores que protagonizam com o espírito de uma cidadania empenhada. em matérias desta sensibilidade, é sinónimo de maturidade, parece-me, que o debate se realize com abertura às diferenças de opinião e que os diferentes argumentos sejam levados em conta sem o reducionista e empobrecedor preconceito intelectual ou moral que algum ativismo político infelizmente denota.
(…).
Hoje, para quem, como é o meu caso, se insere numa perspetiva de defender uma visão restritiva da despenalização do aborto, não parece existirem dados que recomendem, por razões económicas, sociais ou sanitárias, qualquer relaxamento das condições legais para a realização do aborto. (…).
(…).
Termino renovando o meu agradecimento pela oportunidade de ficar associado a esta iniciativa. a reflexão e opinião que os seus autores nos oferecem não pode deixar de nos fazer pensar a todos, e a pensar melhor e com mais humildade.
(…).»
In Prefácio de Pedro Passos Coelho
Porque Falham os Negócios - e como Salvá-los Estratégias para o sucesso de Anna Faelten, Michel Driessen e Scott Moeller
Editora: Clube do Autor
Sinopse: As operações de M&A (mergers and acquisitions) são fundamentais para o crescimento económico. A tendência a longo prazo é de mais fusões e aquisições. Isto acontece quer as empresas sejam grandes ou pequenas, do setor das altas tecnologias ou de indústrias tradicionais.
Com base na sua larga experiência na área, os autores abordam os principais passos de um acordo de negócios bem-sucedido, desde a estratégia inicial até à integração, passando pela avaliação das empresas.
É possível evitar muitos fracassos se os executivos controlarem as três áreas mais sensíveis de uma negociação: o planeamento, a comunicação e a gestão de pessoas.
Tantos Peixes em Todo o Lado de Katie Haworth
Editora: Nuvem de Letras
Sinopse: Encontramos os mais variados peixes nos oceanos, nos rios, nos lagos, nas lagoas ou em qualquer lugar com água suficiente. Podem ser grandes ou pequenos, espinhosos ou lisos, esguios ou gordos, com cores vivas ou da mesma cor da areia. Anda daí conhecê-los melhor!
A ilustradora de sucesso Britta Teckentrup dá vida a estas criaturas fantásticas com cores vivas de deslumbrantes.
Como Viver (ou não) em 777 Frases de Fernando Pessoa de Fernando Pessoa e Richard Zenith
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Este é um livro de autoajuda de um dos maiores autores de Língua Portuguesa de todos os tempos.
Disposto em 7 secções temáticas, precedidas por 7 frases preparatórias e sucedidas por uma conclusão em 7 frases, é este um extraordinário conjunto de reflexões e conselhos úteis para lidarmos com o misterioso e nem sempre cómodo facto de existirmos.
A Vida Vivida / A Vida Eterna / A Vida da Imaginação / A Vida Afectiva / A Vida Pensada / A Vida do Eu Inúmero / A Vida não Vivida. Todos os grandes temas tratados em pequenos trechos de uma imensa genialidade. Para ler de rajada, ou como um oráculo - ou como um Livro de Horas.
Escolha, organização e notas de um dos mais notáveis pessoanos do nosso tempo, galardoado em 2012 com o Prémio Pessoa.
As Últimas Férias de Louise Candlish
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Um thriller psicológico tenso, inteligente e tortuoso que o vai agarrar até ao último instante
As férias com vista para as águas turquesa de Pine Ridge são insuperáveis. O casal trabalhou arduamente para comprar a casa - por que não a aproveitar? Este verão, terão a companhia dos amigos que compraram uma propriedade na mesma comunidade costeira. Juntos, planeiam dias preguiçosos na praia e fins de tarde a beber rosé na varanda voltada para o mar.
Mas há problemas no paraíso. Um grupo de moradores não poupará esforços para que os proprietários de segundas habitações paguem pela sua arrogância. Uma onda crescente de pequenos atos criminosos transforma-se em algo mais ameaçador. Até ao final do verão, famílias e amizades serão dilaceradas e a localidade será conhecida por mais do que as suas praias. Será conhecida por homicídio.
Um thriller envolvente e repleto de reviravoltas sobre tensões sociais, ambição e ressentimento.
Queria Ter Alguém à Minha Espera Num Sítio Qualquer de Anna Gavalda
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: «Chorava porque hoje o seu coração voltara a bater, quando não acreditava que tal ainda fosse possível. Chora por tantas razões que nem quer pensar. É toda a sua vida que lhe volta à ideia. Então, para se proteger um pouco, diz que chora pelo prazer de chorar, e nada mais.»
Já todos desejámos, em silêncio, que alguém estivesse à nossa espera num sítio qualquer. Mesmo sabendo que, provavelmente, isso não acontecerá.
Neste livro, Anna Gavalda dá vida a personagens comuns, confrontadas com momentos que revelam as suas fragilidades, esperanças e contradições.
Pequenas tragédias quotidianas, encontros fugazes, gestos silenciosos que escondem emoções universais.
Amores desajeitados, encontros improváveis, solidões compartilhadas... pequenas histórias que nos tocam porque falam de nós, e demonstram que, nas rotinas mais banais, se escondem alguns dos grandes momentos da vida.
Com uma escrita imensamente delicada, repleta de humor subtil e uma melancolia serena, Anna Gavalda apresenta-nos personagens tão reais que podíamos cruzar-nos com elas enquanto bebemos um café na pastelaria da esquina ou enquanto atravessamos a cidade sentados num banco do metro.
Redeeming 6 de Chloe Walsh
Editora: Singular
Sinopse: A emoção vai estar ao rubro!
Enquanto o mundo se desmorona à sua volta, a vida de Joey Lynch está mais turbulenta do que nunca. Desesperado por ser digno da única pessoa em quem confiou, Joey esforça-se por se afastar de um ambiente que ameaça destruí-lo. Mas com tanta coisa contra ele, conseguirá manter-se à tona?
Sem qualquer intenção de abandonar o rapaz que ama, Aoife Molloy luta para o salvar da autodestruição. Afogada num mundo que não compreende, sem qualquer orientação a não ser os ditames do seu coração, Aoife recusa-se a virar as costas a Joey, mesmo quando parece estar tudo perdido.
Apesar do sofrimento e dos receios, Aoife e Joey nunca deixaram de se apoiar, mas será que desta vez vai ser diferente?
Mergulha no quarto livro da série «Boys of Tommen», o mais explosivo de todos! Em Redeeming 6, paixão, dor e esperança entrelaçam-se numa história que não irás esquecer.
Dançar sob o III Reich Os bailarinos modernos e o nazismo de Laure Guilbert
Editora: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, julho de 2025
Sinopse: «Entre 1920 e 1930, a dança moderna atingiu na Alemanha o seu apogeu, graças a uma geração de artistas empenhados num processo de reformas da cena e da vida. Aproveitando as roturas determinadas pela crise civilizacional, os seus mentores Rudolf von Laban e Mary Wigman lançaram uma conceção radicalmente nova do movimento, que teve inúmeras consequências. Desta aventura inaugural ficou a memória de uma herança de que se alimentou a dança contemporânea. Esta história pertence igualmente a outra realidade: a da cultura heteróclita do nazismo, também edificada com a participação do meio coreográfico. Como foi possível que esta vanguarda, recheada de valores emancipadores, se tenha deixado enredar nas engrenagens do Estado hitleriano e contribuído para a edificação da nova dança alemã? É necessário interrogarmo-nos sobre a natureza dos laços que se estabeleceram entre a utopia da renovação e a ideologia do homem novo do nazismo, entre as expectativas de reconhecimento social de um movimento artístico e a vontade esclarecer um aspeto até aqui menos conhecido da história cultural de entre as duas guerras.»
Condenação A História de um Gangster Açoriano na América de Pedro Almeida Maia
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Dois italianos condenados à morte.
Um dos crimes mais estudados nos Estados Unidos.
Terá sido um açoriano o verdadeiro responsável?
Na década de 1920, os Estados Unidos da América implementam a Lei Seca.
Na sombra de Al Capone, proliferam gangues que dominam o tráfico de bebidas destiladas e que procuram sangue novo para recrutar.
Saído de uma comunidade açoriana do Massachusetts que produz aguardente em alambiques ilegais, o jovem Salvador Silver vai aprender as rígidas leis da delinquência com o trapaceiro Arthur Trato e vai envolver-se com os Morelli, uma família mafiosa.
Mais tarde, cometerá delitos graves que o colocam ao lado dos anarquistas Sacco e Vanzetti, que seriam celebremente julgados e condenados à cadeira elétrica.
Porém, terá sido Salvador Silver o verdadeiro responsável pelos crimes que levaram ao fim da vida daqueles dois italianos?
Nesta história baseada em factos documentados pela imprensa americana da época, o autor Pedro Almeida Maia traz à luz o percurso de um português imponderado, que foi, por um século, abafado pelo mediatismo de um dos casos mais estudados dos tribunais estadunidenses.
As Influencers N.º 1 A Festa das 10K de Anouk Filippini
Editora: Edições Gailivro
Sinopse: Nas redes sociais, costumamos ver miúdas que parecem ter sempre uma vida perfeita… no entanto, no nosso dia a dia, por vezes, sentimo-nos feias, ou mal vestidas, ou mesmo idiotas… Mas nós somos miúdas mesmo muito fixes!
Somos amigas desde o primeiro ciclo e decidimos criar um canal para te falar da nossa amizade e das nossas paixões: a Louise gosta de música, a Sacha de skate, a Suka de ciências e a Charlie de lifestyle!
Uma coisa é certa, não estávamos à espera de tanto sucesso… Por isso, para celebrar as nossas 10 mil visualizações, vamos organizar uma festa em direto! Só nos resta esperar que tudo corra bem…
As Nove Magníficas de Helena Sacadura Cabral
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Nove séculos da história de Portugal contados através da vida de nove notáveis mulheres
Nesta obra, Helena Sacadura Cabral destaca a importância do poder feminino na nossa História, da fundação da nacionalidade ao fim da Monarquia. Helena Sacadura Cabral relata a vida de nove mulheres que considera terem sido determinantes para a nossa História: D. Teresa, Santa Isabel, D. Leonor Teles, D. Filipa de Lencastre, D. Catarina da Áustria, D. Luisa de Gusmão, D. Carlota Joaquina, D. Maria II e D. Amélia.
Estas mulheres tiveram um papel ativo no destino do país, mas nem sempre os relatos deram voz aos seus feitos. Através de uma escrita livre e pessoal, Helena Sacadura Cabral faz a sua leitura da História no feminino. Nesta obra é apresentada uma visão romanceada dos dias destas mulheres, baseada em factos históricos, mas por vezes divergindo da leitura oficial dos acontecimentos relacionados com a nossa existência como país.
Da fundação de Portugal até meados do século XX, o leitor é convidado a embarcar numa viagem pelo tempo, revivendo alguns dos principais momentos da nossa História.
Jardim de Inverno de Kristin Hannah
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Jardim de Inverno é um romance de uma beleza rara, que navega na paisagem complexa, mas sempre envolta pelo amor mais puro, dos corações de uma mãe e das suas filhas.
Meredith e Nina são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou na terra para gerir os pomares da família e criar os filhos; a outra viajou pelo mundo e tornou-se uma fotojornalista de renome mundial.
Quando Evan, o pai amado de ambas, adoece, Meredith e Nina reencontram-se junto à sua cabeceira sob o olhar duro da mãe, Anya, uma mulher de temperamento frio e autoritário.
Da infância, recordam as duas o conto de fadas eslavo que a mãe lhes recitava em voz baixa à noite, sempre às escuras.
No leito de morte, o pai pedirá uma promessa às três mulheres da sua vida: o conto de fadas será contado uma última vez, mas agora até ao fim.
Só assim as filhas poderão ficar a conhecer o passado trágico da mãe.
Será então através da voz vacilante e insegura de Anya que terá início uma viagem inesperada à verdade sobre a sua vida - e o conto de fadas revelar-se-á afinal uma grande história de amor, sofrimento e renascimento que abrange mais de sessenta anos, entre a devastação da Segunda Guerra Mundial e a esperança dos dias de hoje.
Por vezes, podemos ler as páginas do nosso futuro no passado da nossa família.
Neste livro, esse será o segredo que as duas irmãs terão de enfrentar, e que mudará para sempre a imagem da sua mãe e de quem elas próprias pensavam ser.
Numa escrita inigualável, Kristin Hannah, como em toda a sua obra, volta a colocar aqui o foco no que representa ser uma mulher em tempos de grandes desafios.
Todos Precisamos de Cura de Ariana Ortet Vigelandzoon
Editora: Editorial Novembro
Sinopse: «Vivemos num mundo acelerado. Todos os dias, somos bombardeados por pressões externas e internas, desafios e exigências que nos afastam do nosso verdadeiro ser. Corremos atrás de objectivos, metas e realizações, sem perceber que, no meio dessa correria, vamos desconectando-nos de nós mesmos. Mas, e se eu lhe dissesse que a vida não precisa de ser uma luta constante? E se, em vez de apenas sobreviver, pudesse viver plenamente, com paz, alegria e propósito?
Foi essa pergunta que me guiou ao longo da minha jornada. Como terapeuta holística e coach de desenvolvimento pessoal, tive o privilégio de acompanhar centenas de pessoas nos seus processos de transformação. E uma verdade tornou-se inegável para mim: todos, em algum momento, precisam de cura. A dor emocional não distingue género, idade, cultura ou posição social. Da mesma forma, a busca por significado, equilíbrio e paz interior é uma necessidade universal.
Este livro nasce directamente dessa experiência.
(…)»
In Prefácio
Querido Pai Uma conversa entre ausentes - Cartas da guerra, 1961-1975 de Ana Vargas e Joana Pontes
Editora: Tinta da China
Sinopse: A história que aqui se conta é a da relação dos militares mobilizados para a guerra colonial portuguesa com os filhos menores que deixaram na Metrópole ou que vieram a nascer na sua ausência, vivida através da correspondência.
Em aerogramas escritos e desenhados, o militar vai desempenhando o seu papel de pai. Os filhos, por seu lado, consoante a idade, vão respondendo da maneira que conseguem, por vezes com a ajuda das mães, dos irmãos ou de outros familiares.
Esta troca de correspondência vai revelando as inquietações de ambos os lados e oferece-nos uma reflexão muito particular sobre a ideia de família numa sociedade em mudança, a par dos valores e dos contextos sociais que marcaram uma época fundadora na história do país.
«As cartas entre pais e filhos, normalmente ainda crianças, levam e trazem emoções especiais e sentimentos íntimos que devemos olhar com delicadeza e compreensão. Fazer História obriga-nos a considerar também estes casos singulares das relações com as crianças, o que nem sempre é um caminho fácil.»
Aniceto Afonso, Prefácio
História Mundial dos Ricos As verdadeiras histórias das mentes milionárias que mudaram o mundo de Fabrice D'Almeida
Editora: Cultura Editora
Sinopse: Esta obra, da autoria do professor francês Fabrice d’Almeida, investiga as origens das grandes dinastias financeiras à escala mundial, de Rockefeller a Jobs, de Vanderbilt a Bezos, de Krupp a Musk, da rainha Vitória a Kylie Jenner, sempre aprofundando e partilhando o lugar que asseguraram na história, percebendo-lhes os comportamentos políticos, as influências sociais e a atuação sistémica nas economias nacionais e globais.
São estes os homens e mulheres da elite global que voa em jatos privados, coleciona automóveis de luxo, organiza festas sumptuosas, investe em todos os mercados e domina todas as redes.
Os ricos, os muito ricos, são o verdadeiro poder, às vezes exercendo-o de forma visível; noutras, não.
Conhecemo-los sem os conhecer, e alimentamos por eles um perigoso fascínio que, por vezes, pode chegar ao ódio.
Como Pensar Melhor Encontrar um sentido num mundo sem sentido de Saul Perlmutter, John Campbell e Robert MacCoun
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Encontrar um Sentido, Num Mundo Sem Sentido
A saturação mediática, o excesso de informação, as fake news e a proliferação de especialistas (e pseudoespecialistas) transformaram o mundo num labirinto. Em quem é que podemos confiar quando procuramos respostas? Será que os preços das casas vão mesmo baixar? A cirurgia será a melhor opção? Valerá a pena inscrever os filhos numa universidade privada? As alterações climáticas serão realmente provocadas pelo ser humano? O petróleo vai acabar? Quando não temos os dados todos sobre determinado problema (e nunca teremos), como podemos tomar decisões?
Cientes de que questões como estas afetavam os seus alunos, Saul Perlmutter (Prémio Nobel da Física), John Campbell (professor de Filosofia da Universidade da Califórnia, Berkeley) e Robert MacCoun (professor de Direito da Universidade de Stanford) decidiram criar um curso com um objetivo claro: ensinar a pensar.
O curso, que lecionam há mais de uma década em Berkeley, foi um enorme sucesso - e começou a ser replicado em várias outras universidades. Na essência, o que os autores fizeram foi aplicar o método científico às questões do dia a dia. Ou seja, ensinam a destrinçar os factos da ficção, a navegar num mar de possibilidades e a trabalhar pelo bem comum.
E oferecem ainda dois superpoderes: a aplicação prática do pensamento probabilístico e a segurança de saber o que fazer em qualquer situação. Como Pensar Melhor é isso: tal como não é preciso ser-se mecânico para conduzir um carro, não é preciso ser-se cientista para compreender ou utilizar o que a ciência tem para oferecer: a nossa vida claramente mapeada.
Conclave A Igreja depois de Francisco de Eric Frattini
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Em 2013, a possibilidade de um Papa «revolucionário» ser eleito não era levada muito a sério pela maioria dos observadores do Vaticano.
Parecia improvável que os membros de um Colégio Cardinalício nomeados pelos conservadores João Paulo II e Bento XVI elevassem um verdadeiro liberal à Cátedra de Pedro.
Porém, foi mesmo isso o que aconteceu, com a nomeação do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como 266.º Sumo Pontífice da Igreja Católica.
Seria difícil escolher uma única frase ou gesto que definisse o Papa Francisco.
Falava numa linguagem simples e não se preocupava com o politicamente correcto, apesar de as suas três grandes decisões à porta fechada; a reforma da Cúria, a limpeza das finanças do Vaticano e o combate implacável à pederastia , lhe terem valido a inimizade de setores importantes do Vaticano.
Este novo trabalho de investigação de Eric Frattini mostra-nos a guerra aberta, impiedosa e até sangrenta que tem decorrido nos palácios do Vaticano - opondo os «extrovertidos», apoiantes de Francisco, aos «introvertidos» -, relata em detalhe os bastidores do Conclave que elegeu o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost e lança pistas sobre o que poderá ser o papado de Leão XIV.
A Tua Melhor Companhia És Tu de Borja Vilaseca
Editora: Pergaminho
Sinopse: A solidão é uma das emoções mais intensas e dolorosas que podemos sentir. Prova disso é que fazemos tudo ao nosso alcance para a evitar.
Na verdade, a maior parte das pessoas adultas sofre de sociodependência - são viciadas na nicotina social, ou seja, sentem a irracional necessidade de estar permanentemente em contacto com outras pessoas.
Apesar de ser a dependência mais comum da nossa sociedade, é também a menos falada, e até é encorajada.
Quem tem a coragem de estar a sós, emocionalmente despido, enfrentando as dores que poderão habitar as profundezas de si mesmo?
Este livro é uma viagem terapêutica, e está pensado como um processo de desintoxicação social para fazer frente ao nosso maior medo: a ferida do abandono.
Entre outras aprendizagens, propõe que deixemos de usar as outras pessoas como forma de preencher o nosso vazio existencial e suprir a nossa falta de amor próprio.
E sobretudo que nos reconciliemos com a nossa criança interior.
Só assim podemos converter-nos naquilo que estamos destinados a ser: melhores amigos de nós mesmos.
O Judeu de Santa Engrácia de Tiago Salazar
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Corre o ano da graça de 1630 - estando Portugal sob a dominação espanhola - quando é apresentada queixa da profanação nocturna da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, envolvendo, entre outras coisas, o escandaloso roubo de hóstias. Do alegado crime herético é imediatamente acusado, embora sem quaisquer provas, Simão Pires Sólis - um cristão-novo de trinta e cinco anos conhecido pelo seu êxito com as mulheres, visto a rondar o templo na noite anterior, montado num cavalo de patas entrapadas para evitar o ruído.
Condenado à morte na fogueira, Simão ter-se-á proclamado inocente de um roubo que, afinal, talvez nem tenha sido cometido; e, no instante da execução da sentença, lança uma maldição sobre a igreja inacabada, dizendo a sua inocência tão certa quanto as obras de Santa Engrácia nunca chegarem a conhecer o fim (praga que, como sabemos, teve um efeito deveras duradouro).
O homem de leis Antero Figueira, testemunha daquele martírio injusto, decide, logo após a execução, investigar por sua conta e risco os motivos obscuros das andanças do judeu a horas tardias e as razões que o levaram à condenação, expondo num relato escrito as contradições do caso e as consequentes impunidades da Justiça.
Da leitura deste caderno, escrito com linguagem da época por um autor sempre versátil como Tiago Salazar, muitas das surpresas prometem deixar-nos realmente boquiabertos.
cardapio.pt @ 24-6-2025 08:55:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros