4º Ciclo de Jazz da Amadora 2014

Pelo quarto ano consecutivo, os Recreios da Amadora vão receber, entre os dias 5 e 8 de março de 2014, o Ciclo de Jazz da Amadora, numa parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o JACC – Jazz ao Centro Clube.

cardapio.pt @ 28-2-2014 17:00:36

Evento de inegável sucesso, consolidado através da presença maciça de amantes deste género musical que, em anteriores edições, encheram o Auditório dos Recreios da Amadora para assistirem a espetáculos de jovens promessas ou de intérpretes de reconhecido valor, o 4º Ciclo de Jazz da Amadora tem como objetivo continuar a promover o gosto pelo jazz no nosso município e tornar este género musical uma referência da programação cultural regular da Câmara Municipal da Amadora.

Neste sentido, e visando dar ao evento uma ampla divulgação, solicita-se a melhor divulgação possível ao v/ alcance.



Programa


5 de Março | 21h30

José Peixoto|António Quintino “Volta”

José Peixoto – guitarra | António Quintino – contrabaixo

“Volta”, o mais recente álbum lançado pelo guitarrista José Peixoto e tendo António Quintino como parceiro, apresenta um diálogo invulgar entre estes dois instrumentos de cordas: a guitarra e o contrabaixo. A eles se junta, em alguns temas do cd, o percussionista José Salgueiro, cúmplice antigo de José Peixoto, emprestando vigor e exotismo à originalidade da proposta.

M4 | Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso e limitada à lotação da sala


6 de Março | 21h30

Orquestra Geração |Gera Jazz

“O programa de Jazz do projeto Orquestra Geração teve início em 2010 numa colaboração com o Hot Clube de Portugal e destina-se aos alunos de sopro e contrabaixo das nossas orquestras. Fruto da experiência colhida nestes anos de trabalho, em 2014 optou-se por ter dois estágios com o Hot clube de quatro dias cada. O grupo mais desenvolvido trabalha mensalmente com o professor Eduardo Lála para atingir o objetivo de constituir a nossa Jazzband ou seja a GERABAND, objetivo esse que temos previsto alcançar dentro de três anos, contando com 25 alunos. Desde o ano de 2012/2013, o patrocínio do BNPParibas torna possível a realização dos referidos estágios, durante um período de três anos.”

M4 | Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso e limitada à lotação da sala


7 de Março | 21h30

Fail Better! [Pré-lançamento de CD JACC Records]

João Guimarães – sax alto | Luís Vicente – trompete | Marcelo dos Reis – guitarra |
José Miguel Pereira – contrabaixo | João Pais Filipe – bateria


Quinteto que reúne músicos provenientes das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa cuja música é capaz de percorrer territórios bastante distintos, ora mais próximos do jazz, ora fazendo uso da colagem de fontes aparentemente inconciliáveis, como o post-rock e a livre improvisação com raízes na música contemporânea. Se algum manifesto deste grupo houvesse, poderia ser resumido no desejo de produzir uma linguagem de grupo em tempo real, sem qualquer nota pré-escrita. Daí, a referência a Beckett no nome do grupo – “No matter. Try again. Fail again. Fail better.”.

M4 | 5 €


8 de Março | 21h30


Maria João OGRE

Maria João – Voz | João Farinha – fender rhodes e teclados | André Nascimento – eletrónica

No OGRE, a voz inconfundível da cantora Maria João, junta-se a uma base instrumental eletrónica e digital – o Fender Rhodes e sintetizadores de João Farinha, o computador e teclados de André Nascimento – deixando para trás definições específicas de género musical. Fazem música na verdadeira aceção do termo, portanto, sem barreiras estéticas apriorísticas. No passado profissional e académico de todos os elementos está o jazz, no sangue a música lusófona, na alma uma vontade enorme de cruzar fronteiras, misturar influências e estéticas e, no âmago, um amor incondicional à música.

M4 | 5 € (oferta do CD “Eletrodoméstico”)

A bilheteira dos Recreios da Amadora, funciona de 3ª feira a 6ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e em dias de espetáculo, estará ainda aberta das 20h00 até 5 minutos antes do início do espetáculo. Aos sábados, domingos e feriados, quando houver espetáculos, a bilheteira dos Recreios da Amadora funciona das 14h00 às 19h00 e das 20h00 até 5 minutos antes do início do espetáculo.

cardapio.pt @ 28-2-2014 17:00:36


Clique aqui para ver mais sobre: Música