Revelados os vencedores dos Prémios Millennium bcp e Viarco na Drawing Room Lisboa

Já são conhecidoss os vencedores dos três Prémios Fundação Millennium bcp, no âmbito da parceria com a Drawing Room Lisboa, feira de arte contemporânea dedicada ao desenho, que se realiza na Sociedade Nacional das Belas Artes em Lisboa até ao dia 31 de outubro.

cardapio.pt @ 29-10-2021 09:56:00

Isabel Madureira Andrade (Portugal, 1991), representada pela Fonseca Macedo - Arte Contemporânea recebeu o Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, dotado de 1.500 euros e destinado a um autor com menos de 35 anos, sendo que a obra presente na feira da artista passa a fazer parte do acervo do Millennium bcp. A artista Isabel Madureira de Andrade foi uma das seis finalistas do Prémio EDP Novos Artistas em 2019 e foi distinguida com uma Menção Honrosa pelo Júri Internacional deste Prémio. Já expôs em várias instituições e recentemente o seu trabalho esteve exposto no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa.

O Prémio Projeto Artístico Destacado, com um valor de 1.500 euros, foi entregue ao artista Paulo Brighenti (Portugal, 1968) representado na feira por três galerias: Belo-Galsterer, na Galeria Pedro Oliveira e Rafael Ortiz. Para a atribuição deste prémio foram considerados os critérios de relevância artística da obra apresentada na feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico. Paulo Brighenti tem uma extensa carreira, expondo nacional e internacionalmente desde os anos 90' em museus, galerias e centros expositivos. A sua obra faz parte de importantes colecções institucionais e privadas.

Por fim, o Prémio Projecto Curatorial Galeria, no valor de 1.000 euros, atribuído à proposta de presença curada de uma galeria participante na Drawing Room Lisboa 2021, tendo em apreciação a criatividade e o risco colocados na concepção do stand, foi entregue à Kubikgallery, galeria portuguesa sediada na cidade do Porto.

Nas palavras do Presidente da Fundação Millennium bcp, Embaixador António Monteiro, “A Fundação Millennium bcp apoia a Drawing Room desde o seu primeiro momento. Esta Feira é uma iniciativa pioneira, no reconhecimento e valorização do desenho, que já conquistou um lugar no panorama artístico nacional, com um número crescente de admiradores desta forma de arte. Nesta edição de 2021 a Fundação Millennium bcp mantem a sua aposta na projeção do talento e criatividade, premiando os artistas presentes na feira, que dão forma às obras vencedoras”.

Já o Prémio Novo Talento Desenho – Viarco, destinado a um artista presente na Drawing Room Lisboa em início de carreira foi entregue a Guillermo de Foucault (Espanha, 1971). O artista terá a oportunidade de realizar uma residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa, complementada com estadia na Oliva Creative Factory. 

A 4ª edição da Drawing Room Lisboa conta com a presença de  nacionais e internacionais, representando mais de 26 galerias90 artistas

cardapio.pt @ 29-10-2021 09:56:00

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Pintura e Escultura