Companhia Cegada celebra Dia Mundial do Teatro com conteúdos e espetáculos online

Procurando contribuir para a melhoria do tempo passado em isolamento resultante do estado de emergência decretado para a corrente quinzena no contexto pandémico da Covid-19, período no qual se celebraria publicamente os 34 anos de actividade continuada da companhia Cegada e o Dia Mundial do Teatro (a 27 de Março), as referidas efemérides serão celebradas pela partilha de conteúdos digitais, disponibilizados de forma totalmente acessível nas redes sociais e plataformas disponibilizadas na internet.

cardapio.pt @ 23-3-2020 18:25:00

Eurico Lopes e Susana Sá em Casal Aberto de Dario Fo e Franca Rame - foto de Luana Santos

Eurico Lopes e Susana Sá em Casal Aberto de Dario Fo e Franca Rame - foto de Luana Santos

Nos conteúdos que estão a ser preparados para serem disponibilizados encontram-se as peças Casal Aberto de Dario Fo e Franca Rame e Fronteira Fechada de Alves Redol, a par com espetáculos destinados à infância com textos como: O Gigante Egoísta ou O Príncipe Feliz a partir de Oscar Wilde, ou ainda Dom Quixote de La Mancha a partir de Miguel de Cervantes.


Está também a ser trabalhado um vídeo de uma leitura partilhada da mensagem do Dia Mundial do Teatro, promovida mundialmente pelo Instituto Internacional de Teatro da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que este ano é assinada pelo Paquistanês Shahis Nadeem, autor, encenador e director da companhia Ajoka. Esta mensagem será lida por actores e pessoas ligadas ao Teatro como: Marques d'Arede, João Cabral, Susana Sá, Ana Paula Rocha, Elisabete Piecho, Luís Madureira entre muitos outros.


Marques d'Arede e João Cabral em Fronteira Fechada de Alves Redol - foto de Luana Santos

Marques d'Arede e João Cabral em Fronteira Fechada de Alves Redol - foto de Luana Santos

A companhia Cegada, residente no TEIV- Teatro-Estúdio Ildefonso Valério um equipamento cultural público do Município de Vila Franca de Xira, fechou o ano de 2019 com um total de 84 sessões artísticas realizadas para mais de nove mil espectadores/utentes (9.305). Apesar dos números revelarem uma das companhia de teatro de arte mais activas e com mais público em todo país, encontra-se agora excluída dos apoios da Direcção-Geral das Artes, a funcionar em gestão corrente, e ainda a aguardar uma palavra, quanto à possibilidade de um apoio extraordinário do Governo de Portugal, que ficou de acontecer em sequência das reuniões presenciais realizadas entre a Sra. Ministra da Cultura e o Sr. Alberto Mesquita - Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (a 9 de Dezembro) - e a própria companhia Cegada (a 14 de Janeiro).

Acompanhe todas as novidades em https://www.facebook.com/cegadateatro

cardapio.pt @ 23-3-2020 18:25:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro