25/4/2020 a 26/4/2020 TNSJ celebra a liberdade com “guerreiros ambiciosos” de Macbeth

No Teatro Nacional São João, o mês de abril termina da mesma forma como começou: com William Shakespeare. Desta feita, com a tragédia Macbeth, uma produção própria da Casa que, em 2017, marcou a estreia de Nuno Carinhas no universo do poeta e dramaturgo britânico.

cardapio.pt @ 24-4-2020 19:17:47

A peça que, nas palavras do encenador, “é hoje um conto dirigido a crianças inocentes sobre o destino de guerreiros ambiciosos” sobe ao palco do TNSJ, ainda que no formato digital, no fim-de-semana em que se celebra a liberdade. Aquela que é considerada a “mais maligna, enigmática e talvez sublime tragédia” de Shakespeare vai ser transmitida no site, no Vimeo  e nas redes sociais da Casa amanhã, às 22h00, ficando disponível até ao final do dia de domingo, dia 26 de abril.  

Numa desolada charneca, sob um cenário fantasmático e temperamental, três bruxas – mulheres com barba, criaturas indefinidas – anunciam uma profecia. Mas será esta, como interroga Yvette K. Centeno no Manual de Leitura, “a primeira e pérfida semente, a origem do futuro mal?”. Macbeth, bravo na luta, mas cego pela ambição e desejo de poder, movido pelos conselhos perigosos da sua mulher, mata o rei legítimo e rouba o trono. Desencadeia-se, assim, a tragédia de um casal unido por um nome que, consumido por uma tentação desmedida e furiosa de alcançar o poder, fica cativo do próprio tempo. 


Os ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas ganham vida sob as mãos de João Reis e Emília Silvestre que lideram o elenco de atores e que recebem os espetadores para um “infernal redemoinho”. A adaptação digital do espetáculo Macbeth, que conta com encenação, cenografia e figurinos Nuno Carinhas, é da responsabilidade de Pedro Filipe Marques.  

TNSJ participa em projeto que assinala o Dia da Liberdade 

Ainda no próximo fim de semana, e de forma a assinalar o 25 de abril, será emitido o filme Agora que não podemos estar juntos, às 15h30, nas plataformas online do Governo (Portal, Facebook e Twitter). O projeto conta com a participação do TNSJ e surge como resposta ao desafio colocado pelo primeiro-ministro, António Costa, aos Teatros Nacionais e à Companhia Nacional de Bailado para que apresentassem ao público uma obra que celebrasse a efeméride. Realizado pela companhia portuguesa Hotel Europa, o filme, com cerca de uma hora e meia, reúne artistas de diferentes áreas que materializam os testemunhos de pessoas que de formas distintas lutaram contra a ditadura. 

cardapio.pt @ 24-4-2020 19:17:47


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro