27/3/2026 a 18/4/2026 Estreia de Filodemo de Luís de Camões. Encenação Pedro Penim

No âmbito das comemorações dos 500 anos de Luís de Camões

Filodemo é uma das raras incursões de Luís de Camões no teatro. Escrita provavelmente na juventude do autor, é uma comédia pastoril situada num mundo rural idealizado, habitado por pastores e ninfas que vivem amores ingénuos, feitos de enganos e revelações.  O seu universo é tudo menos atual, um retrato distante, quase anacrónico, das convenções e dos modos de amar de outro tempo. Mas é precisamente nessa distância que se abre um espaço fértil para a invenção: olhar de novo para o que nos é estranho para compreender o que em nós permanece igual. 

cardapio.pt @ 5-3-2026 15:32:49

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Pedro Penim parte dessa dissonância temporal para propor uma encenação que confronta a inocência do texto com as urgências do presente. Num tempo em que certos discursos procuram cristalizar o passado e transformá-lo em instrumento de exclusão, o diálogo com os clássicos torna-se um gesto de resistência. 

Reencenar Filodemo é, assim, mais do que celebrar o génio de Camões: é afirmar que o teatro continua a ser um lugar de disputa simbólica, de reapropriação e de liberdade. Entre a poesia e o jogo cénico, Filodemo celebra o reencontro entre a palavra de Camões e o palco contemporâneo, um diálogo entre a distância e a presença, entre o passado que nos funda e o presente que o reinscreve.

Filodemo de Luís de Camões, com encenação de Pedro Penim

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (Lisboa)

M/12, 27 de Março a 18 de Abril QUA – QUI, 20H ∙ SEX, 21H ∙ SÁB, 19H ∙ DOM, 16H

Sessão com Língua Gestual Portuguesa no dia 12 de abril

24 ABR 21H Auditório Municipal Beatriz Costa (Mafra)

15 MAI 21H30 Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré / 23 Milhas

5 JUN 21H30 Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery (Matosinhos)

encenação Pedro Penim interpretação Ana Coimbra, Ana Tang, Bernardo de Lacerda, Guilherme Arabolaza, João Grosso, José Neves, June João, Mariana Magalhães, Stela, Vítor Silva Costa figurinos Aldina Jesus desenho de luz Daniel Varela desenho de som Margarida Pinto sonoplastia João Neves, Rui Dâmaso vídeo André Dinis Carrilho assistência de encenação Joana Brito Silva produção Teatro Nacional D. Maria II

cardapio.pt @ 5-3-2026 15:32:49


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp