Tetra Pak, Fundação AFID Diferença e TOUCH, apresentam oficialmente o projeto social
A Tetra Pak, em conjunto com a Fundação AFID Diferença e a TOUCH, apresentaram ontem oficialmente o projeto “Revolta das Embalagens by Touch”. O evento de apresentação decorreu na Oficina do Projeto, na Amadora, e reuniu familiares, entidades e interessados no sentido de conhecerem de perto o projeto-piloto “Revolta das Embalagens by TOUCH“, uma unidade de negócio eco-social financiada pela Tetra Pak, gerida pela AFID, com a consultoria e acompanhamento da TOUCH, responsável da marca.
cardapio.pt @ 25-11-2015 15:39:46
O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos de design eco-sociais, com especial foco na produção de Alcofas - cestas de compras - através da reutilização de resíduos de embalagens de cartão da Tetra Pak, pelas mãos dos utentes e técnicos da Fundação.
Através da criação de uma Oficina de Trabalho, agora em pleno funcionamento, o objetivo é que a Fundação AFID Diferença crie receita através da produção e comercialização dos produtos, desenvolvendo-se assim um modelo de negócio social sustentável. A TOUCH é o motor que promove esta iniciativa através da efetivação de parcerias entre instituições e empresas.
Com o início do projeto, a fundação AFID Diferença lançou ainda uma campanha de recolha de embalagens usadas junto da comunidade (clientes, familiares e colaboradores), bem como de alguns parceiros. Iniciativa também divulgada internamente pela Tetra Pak junto dos seus colaboradores, recolhendo internamente embalagens usadas, de forma a angariar parte da “matéria-prima” necessária para alimentar o projeto-piloto.
“É um prazer fazer parte deste projeto e poder ter contribuído de forma eficaz para a sua concretização. O objetivo da Revolta das Embalagens by TOUCH é atuar numa vertente ambiental e social, indo completamente ao encontro do posicionamento da Tetra Pak. Quisemos estabelecer uma relação sólida de entreajuda social com benefícios reais não só para os envolvidos no projeto como para a sociedade em geral”, comenta Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.
com o projeto pretende-se, sobretudo, incidir em três aspetos fundamentais como a sensibilização da comunidade para a importância da reutilização e reciclagem das embalagens associada a uma preocupação social, bem com contribuir para a integração socio-ocupacional de jovens e adultos portadores de deficiências.
“Conjugar a vertente ambiental com a social é o melhor de dois mundos. Através desta iniciativa iremos investir na integração socio-ocupacional dos nossos utentes, que contribuirão com o seu talento para a criação de uma marca de eco-design, que ambicionamos seja um sucesso, de forma a tornar-se economicamente sustentável num futuro próximo. É esse o nosso objetivo e é para isso que vamos trabalhar”, acrescenta Lutegarda Justo, Diretora da Fundação AFID Diferença.
Já, Rita Melo e Nuno Mesquita da TOUCH acrescentam: “promover esta iniciativa, e apoiar a gestão e desenvolvimento de negócios com impacto social, através da efetivação de parcerias entre instituições e o tecido empresarial português, de forma a tornar o negócio economicamente sustentável, é o principal foco da nossa atividade. Estamos muito entusiasmados por fazer parte deste projeto, que tem tudo para ser bem-sucedido na sua área de atuação.”
A “Revolta das Embalagens by TOUCH” posiciona-se assim, como um projeto de caráter social e ambiental, com foco na preocupação e integração sócio ocupacional, promovendo a reutilização de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e autossustentável.
As alcofas estarão à venda por um PVP de 18€ e poderão ser encomendadas a partir do website do Projeto - www.revolta-das-embalagens.com.
cardapio.pt @ 25-11-2015 15:39:46
Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design