26/10/2017 a 26/10/2017 Ciclo Distância Crítica está de volta ao CCB

O ciclo da Distância Crítica regressa ao Centro Cultural de Belém na próxima quinta-feira, 26 de outubro, sob o tema "Architecture, Hackitecture, Faketecture, Leakitecture".

cardapio.pt @ 23-10-2017 16:53:25

Esta conferência a quatro vozes pretende colocar em diálogo as áreas da construção, curadoria, edição e investigação pela voz de quatro autores emergentes escolhidos através da Future Architecture Platform, da qual a Trienal de Arquitectura de Lisboa faz parte. Um momento de aproximação para criar novos entendimentos sobre a prática da Arquitectura nos dias de hoje.

A conversa será mediada pela reconhecida crítica, curadora e ensaísta de arquitectura Ethel Baraona Pohl tendo como leitmotiv "Architecture, Hackitecture, Faketecture, Leakitecture".

Numa era em que abundam os dados - bots do Twitter, factos alternativos, blockchains, inteligência artificial, fake news, hacking de ADN, leaks falsos - é inegável que este fluxo de informação afecta a forma como as cidades evoluem, afectando o seu contexto social, o sistema político, a forma como as pessoas se movem e, claro, como vivem. Neste contexto, a Arquitectura torna-se uma disciplina mediada, onde as ferramentas e interfaces de comunicação podem ser instrumentos poderosos que provocam uma viragem significativa na forma como teoria e prática estão interligadas.

Trabalhando em diferentes campos, Lucia Tahan, Fakt Office, Bika Rebek e Léopold Lambert irão apresentar os seus mais recentes projectos revelando de que forma estão a construir novas narrativas necessárias na limitada agenda do presente com a intenção de as usar para provocar futuros, tanto possíveis como distinctos.

A conferência terá lugar no dia 26 de Outubro, pelas 19h00, no Pequeno Auditório do CCB e é uma co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB - Garagem Sul.

Depois da conferência, pelas 21h00, segue-se o lançamento internacional do Vol. IV de Archifutures editado por &beyond e publicado por dpr-barcelona. A apresentação será feita no espaço Espelho de Água por Fiona Shipwright, Diana Portela e Ethel Baraona Pohl à qual se seguirá um cocktail dinatoire.


Informações

Data: 26 de outubro de 2017

Local: Centro Cultural de Belém (Pequeno Auditório)

Horário: 19h00

Preço: 5 Euros


cardapio.pt @ 23-10-2017 16:53:25


Clique aqui para ver mais sobre: Arquitectura e Design