9/4/2025 a 17/4/2025 Avanti, popolo!: eis a 18ª edição da Festa do Cinema Italiano

De 9 a 17 de Abril na cidade de lisboa e depois em outras 20 cidades

Festa do Cinema Italiano regressa em 2025 para a sua 18ª edição. O arranque da programação acontece em Lisboa, entre 9 e 17 de abril, no Cinema São Jorge, na UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no Cineteatro Turim e no Cinema Fernando Lopes.  

cardapio.pt @ 9-4-2025 15:03:49

O festival prolonga-se pelos meses seguintes, com eventos e exibição de filmes em mais de 20 cidades. A Festa celebra o melhor da cinematografia italiana, promovendo o diálogo cultural e conquistando um público cada vez maior.

Destaques:


A GRANDE AMBIÇÃO, 9 ABRIL 21H30 | S. Jorge - Sala Manuel Oliveira

A Grande Ambição narra a história de um homem e de um povo para quem vida e política, privado e coletivo, eram inseparáveis. 

Quando um caminho parece impossível, devemos desistir? Enrico Berlinguer, líder do Partido Comunista Italiano (PCI), o maior partido comunista do Ocidente nos anos 70, não o fez. Movido pela ambição de construir o socialismo na democracia, desafiou os dogmas da Guerra Fria e de um mundo dividido. Durante cinco anos, o PCI tentou chegar ao governo, dialogando com o maior partido do país, a Democrazia Cristiana, quase mudando a história.  

Com a presença do realizador Andrea Segre


O LEOPARDO, 13 DE ABRIL, 15H, S. Jorge - Sala Manuel Oliveira

Luchino Visconti entrega-nos uma obra-prima que combina uma profunda análise social com uma estética deslumbrante. Ambientado na Sicília do século XIX, o filme explora o declínio da aristocracia e o surgimento da burguesia, com as interpretações icónicas de Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale. Baseado no romance homónimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, o filme é um dos grandes clássicos da história do cinema e oferece uma reflexão intemporal sobre as transformações sociais e o destino das diferentes classes.


VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO, 15 ABRIL, 17H, S. Jorge - SALA 3

Um velho cineasta percorre o norte de Portugal na companhia de três dos seus atores, aproveitando uma pausa na rodagem de um filme. Um dos atores, um francês de origem portuguesa, tenta encontrar e reconhecer as suas origens, enquanto o velho cineasta vai evocando episódios do seu passado. Em Viagem ao Princípio do Mundo, o mais autobiográfico dos seus filmes, Oliveira faz de Marcello Mastroianni, a quem dedica o filme, o seu “alter ego”. O filme é conduzido por Manoel de Oliveira em mais do que um sentido: atrás das câmaras, através da personagem de Mastroianni e fisicamente, no papel do motorista.


DIVA FUTURA SESSÃO DE ENCERRAMENTO, 17 ABRIL, 21H30, S. Jorge - Sala Manuel Oliveira

cardapio.pt @ 9-4-2025 15:03:49


Clique aqui para ver mais sobre: Cinema e TV