Plataforma europeia Aerowaves abre candidaturas para seleção de artistas Twenty20

A Aerowaves lança um ‘Open Call’ anual para coreógrafos emergentes que trabalham na Europa e queiram tornar-se um dos artistas Aerowaves Twenty, uma seleção dos criadores de dança mais entusiasmantes na Europa que são promovidos pela Aerowaves ao longo de um ano.

cardapio.pt @ 19-6-2019 10:53:25

"Speechless" ©Sofia Mavragani © Margarita Yoko Nikitak

"Speechless" ©Sofia Mavragani © Margarita Yoko Nikitak

Os coreógrafos residentes na Europa já podem candidatar-se para se tornarem artistas Twenty20, que terão a oportunidade de ver o seu trabalho integrado no programa da edição do próximo ano do festival Spring Forward, a decorrer de 24 a 26 de abril em Rijeka (Croácia), bem como serem programados pelos parceiros da rede Aerowaves, entre os quais o Centro Cultural Vila Flor (CCVF). As candidaturas podem ser realizadas até 12 de setembro de 2019 em www.aerowaves.org/artists/opportunities-for-artists, onde se encontra disponível o formulário de inscrição e toda a informação a respeito desta oportunidade promovida pela Aerowaves.
 
Os parceiros da rede aerowaves escolhem pelo menos 3 dos projetos desta seleção para apresentar nos seus espaços ou festivais. O Spring Forward é o festival de 3 dias da Aerowaves que tem lugar em diferentes cidades europeias a cada ano e onde pelo menos 10 dos projetos Aerowaves Twenty são convidados a atuar, juntamente com outros de anos anteriores. Cerca de 100 programadores de toda a Europa (e não só) marcam presença no Spring Forward, para além do público local. A generalidade destes eventos é transmitida em direto via streaming na internet.
 
Esta plataforma europeia identifica e fomenta a emergência de novos talentos na área da dança e a sua rede – com parceiros em 33 países que partilham recursos e conhecimento – promove oportunidades de apresentação além-fronteiras para coreógrafos promissores mostrarem os seus novos trabalhos a novos públicos. E desta forma reforça ativamente as ligações entre artistas de dança, programadores e públicos entusiastas da dança em toda a Europa. Os parceiros desta rede visualizam e discutem centenas de vídeos de dança com comprometimento e paixão para identificar os próximos artistas Twenty. Um trabalho que se prolonga no encontro anual da rede, que é também uma oportunidade para os parceiros debaterem e formularem os desenvolvimentos futuros da Aerowaves, as próximas edições do Spring Forward e as suas atividades com vista ao desenvolvimento dos públicos desta arte. A Aerowaves contribui ainda para o desenvolvimento da qualidade da escrita e da redação de crítica de dança através do seu programa Springback Academy e da Springback Magazine. Desde 2017, a Aerowaves é apoiada pela União Europeia através de um prémio atribuído por um período de quatro anos às Plataformas da Europa Criativa.
 
No início deste mês, de 5 a 8 de junho, decorreu em Montemor-o-Novo a PT.19 Portuguese Platform for Performing Arts, organizada pelo Espaço do Tempo, o outro membro português pertencente à Aerowaves. Este evento, que contou com a presença de vários membros desta rede, foi lugar de encontro para a dança, o teatro e a performance, uma oportunidade privilegiada para conhecer alguns dos mais recentes e estimulantes trabalhos de criadores portugueses – entre os quais Lento e Largo da dupla Jonas & Lander, estreado em fevereiro último no GUIdance, em Guimarães –, e foi simultaneamente o momento do lançamento da primeira iniciativa BE THERE!, promovida pela Springback Magazine com o intuito de reunir on-line vídeos integrais das performances e entrevistas com artistas, anfitriões e convidados da rede, diretamente da PT.19. Para que todos possam conhecer o que está a acontecer atualmente com a dança em Portugal. Para que todos, onde quer que se encontrem, tenham a possibilidade de marcar presença no evento, ‘estar lá’ e mergulhar na cena da dança portuguesa. Para proporcionar uma sensação de real contacto com a arte, as pessoas e o lugar.
 
Neste encontro no Espaço do Tempo, Sanjoy Roy e Enya Belak Gupta foram os responsáveis pelas reportagens em direto desde o PT.19, em Montemor-o-Novo. As 24 entrevistas realizadas podem ser visualizadas gratuitamente online, assim como os vídeos de 18 performances mediante uma subscrição. Toda a informação sobre a Be There! pode ser encontrada em springbackmagazine.com/be-there. A Springback Magazine disponibiliza ainda conteúdos alusivos a variadas criações apresentadas no âmbito da rede de parceiros da Aerowaves, como artigos e críticas em torno das mesmas e os respetivos vídeos das performances, estes últimos com visualização igualmente sujeita a subscrição.

cardapio.pt @ 19-6-2019 10:53:25