23/1/2021 a 30/1/2021 Olga Roriz apresenta Autópsia no palco online do São João

Volvido um quarto de século, o ciclo do Teatro Nacional São João (TNSJ) dedicado à dança continua a celebrar esta arte, assim como os seus criadores. Este ano, Dancem!21 apresenta-se num formato diferente do habitual, através de transmissões online. Entre amanhã e sábado, 30 de janeiro, vai ser possível assistir a Autópsia, a mais recente criação de Olga Roriz e também o primeiro de dois espetáculos do ciclo que vão estar disponíveis on demand na plataforma BOL. 

cardapio.pt @ 22-1-2021 18:27:00

"Autópsia" © Paulo Pimenta

"Autópsia" © Paulo Pimenta

“Lugares de memória e de mutação” é esta a proposta da coreógrafa. Através da dança, o espectador é convidado refletir sobre a visão de si mesmo e do que o rodeia. Um despertar coletivo para a dor causada pela mão humana através de uma viagem até lugares abandonados ou de memória, abertos a outros acontecimentos, como Chernobyl ou Antártida. Para Olga Roriz “Tudo está aí à nossa frente, mas, no entanto, há histórias que não estão escritas em lado nenhum. Coisas de nada… Singularidades frustradas.”

Em Autópsia, Olga Roriz é não só responsável pela direção do espetáculo, como também pela seleção musical, cenografia e figurinos, conceção de vídeo e direção de cena. O espetáculo pode ser visto entre as 21h00 de amanhã e as 24h00 de 30 de janeiro. Os bilhetes de acesso à sala virtual do São João têm o custo de 2 euros e permitem uma visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição. Sons Mentirosos Misteriosos, espetáculo que integra o ciclo Dancem!21, também irá ser transmitido online em datas ainda a anunciar.

Leituras dramatizadas para crianças e jovens

Apresentado aquando do anúncio da programação da temporada 2020/2021 do Teatro São João, o programa online de Leituras do Centro Educativo acolhe agora a sua primeira sessão. Os atores do elenco “quase” residente da Casa vão dar voz às personagens da obra “maior” do teatro romântico português, Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, já na próxima terça-feira, 26 de janeiro, às 13h30. Conduzida pelo olhar renovado da professora e autora Maria João Brilhante, a sessão é aberta ao público em geral, destinando-se sobretudo aos alunos que frequentam o 11º ano de escolaridade. Até final do Centenário do São João vai ser ainda possível ficar a conhecer o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente (no dia 23 de fevereiro) e A Cruzadas das Crianças, de Afonso Cruz (no dia 16 de março).

cardapio.pt @ 22-1-2021 18:27:00


Clique aqui para ver mais sobre: Dança