1/6/2021 a 5/6/2021 VOARTE apresenta "Dias de Dança, Cinema e Comunidade" no Teatro do Bairro

O Teatro do Bairro, em Lisboa, recebe de 1 a 5 de junho a programação da VOARTE, com dias dedicados à dança, cinema e comunidade. O objetivo é dar a conhecer o trabalho que a estrutura tem vindo a desenvolver ao longo de 23 anos de projectos artísticos multidisciplinares, inclusivos e inovadores, e contará com a exibição de filmes, conversas, ações de formação e a estreia do novo espetáculo de dança da CiM – Companhia de Dança.

cardapio.pt @ 31-5-2021 14:53:50

A programação começa no dia 1 de junho (terça-feira) com uma sessão de animação destinada ao público infanto-juvenil, para celebrar, com os mais pequenos, o dia Mundial da Criança.

Esta será uma sessão fechada ao público geral e articulada diretamente com as escolas, desenvolvida no sentido de suscitar a imaginação e desenvolver a reflexão crítica entre os mais jovens. Um apanhado do melhor que tem chegado à Competição Internacional de Animação da secção Little Shadow, em combinação com produções inéditas entre nós.

São oito filmes - desde poemas visuais, com o corpo e a abstração em constante movimento, a apontamentos narrativos de crescente complexidade - assentes em temáticas atuais (da inclusão, à sustentabilidade ambiental), cuja exibição pretende promover o cinema de animação enquanto ferramenta ativa no desenvolvimento de mentes e identidades socialmente conscientes.


Na tarde do dia 2 de junho (quarta-feira) decorrerá uma ação de formação para professores, sobre práticas artísticas e inclusivas em contexto escola, que terá como ponto de partida o Documentário Geração SOMA.

Todas as memórias têm um contexto, um tempo e um espaço. Através do processo criativo do projeto Geração SOMA, iremos explorar um olhar para trás, um mundo onde se multiplicam momentos e uma caixa de memórias onde se somam experiências vividas que resultaram numa aventura inesquecível.

Um projeto inclusivo e social que trabalhou com crianças entre os 5 e os 16 anos de escolas do Ensino Básico de Lisboa, integrando também crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais) e os respetivos educadores (professores e pais), através da criação e prática artística. Ao fim do dia, pelas 19h30, será novamente exibido o documentário Geração SOMA, para famílias e público geral.

O dia 3 de junho (quinta-feira) será dedicado ao universo cinematográfico de Pedro Sena Nunes, passando pelo formato documentário, pelas 15h - com os filmes A Morte do Cinema e Qualquer Coisa de Belo, que partem da premissa do papel do cinema enquanto potenciador/criador de memórias - e pela sua valência mais cine-coregráfica, às 19h30 – com os filmes Poti Pati, Four Void, Hope e Pequena Desordem Silenciosa, de natureza experimental, povoados pela poesia nas suas mais variadas formas - vocal e imagética, cénica e coreográfica. 


Na sexta-feira, 4 de junho, o dia será dedicado aos Festivais produzidos pela VOARTE, o INART – Community Arts Festival e o InShadow – Lisbon Screendance Festival.

A tarde inicia-se às 15h, com os documentários Ícaro e 2 and 2 Are Four de Pedro Sena Nunes, numa alusão ao INART, um festival dedicado à promoção de projectos artísticos baseados na diversidade das comunidades, numa arte plural e participativa. Uma sessão fechada ao público geral e direcionada a estudantes de dança.

Pelas 19h30, numa exibição dedicada ao Festival InShadow, serão projetados nove vídeo-dança, selecionados de entre aqueles que mais se destacam ao longo de uma década de programação, e que testam os limites da relação cine-coreográfica entre a câmara e corpo nas suas mais variadas formas.

A programação termina no dia 5 de junho (sábado) com a estreia do novo espetáculo produzido pela CiM, Geografia Humana, às 19h30“Estudamos as superfícies, um possível território, uma paisagem, um lugar. Observamos a distribuição das coisas, dos movimentos, de fenómenos e ajustamos. Medimos o espaço, criamos memória do corpo que o habita e criamos relações com o meio ambiente. São detalhes em transformação com uma ordem inacabada onde podemos escutar o delicado de um espaço e tempo aberto.”

Caso queira conhecer melhor os projetos da VOARTE e experienciar uma semana enriquecedora a nível cultural e pessoal visite o Teatro do Bairro, de 1 a 5 de junho.

Os bilhetes de cortesia, com preços que variam entre 2€ e 5€, estão à venda em teatrodobairro.bol.pt ou diretamente na entrada da sala.

cardapio.pt @ 31-5-2021 14:53:50


Clique aqui para ver mais sobre: Dança